Como a procrastinação e o excesso de informação podem interferir com a sua produtividade.
Iniciamos o nosso dia tentando dar conta do que não fizemos no dia anterior, às vezes sinto que o dia está “contaminado com o dia anterior”; é a leitura que não coloquei em dia, as aulas que ainda não finalizei (essa é para você, Laíze Damasceno) pareço estar presa em um loop infinito.
Conheço a causa disso, todos nós conhecemos causa disso.
Diariamente, constantemente estamos sobrecarregados de informação e não estamos dando conta de absorvê-las ou de discernimos o que é de fato relevante e enriquecedor do que é apenas mais uma entre outras milhares de informações que não nos trarão nenhum tipo de crescimento. Estamos sempre plugados em nossos computadores, tablets, celulares com abas e mais abas abertas, estamos perdendo o nosso foco, é muita informação!
Não realizamos nossas atividades diárias e preenchemos os “espaços em branco” do nosso tempo com “comportamentos programados”.
Inconscientemente (ou conscientemente) – em modo automático – nosso cérebro talvez esteja programado para pegar uma espécie de “rota alternativa” fazendo com que a gente se ocupe de pequenas atividades, pequenas leituras, pequenos afazeres que não nos levam a lugar algum, pelo contrário, só geram a sensação de sobrecarga informativa. Muitas vezes na busca incessante por informação, negligenciamos nosso trabalho ou um projeto que estamos desenvolvendo.
Estamos deixando nossa produtividade cair.
Será que estamos confundindo excesso de informação com procrastinação? Será que é a mesma coisa?
Procrastinação
A procrastinação muitas vezes pode ser entendida como uma negligência. Quando, no trabalho ou em um projeto, decidimos dar atenção à outra atividade qualquer ou quando deixamos de lado o que verdadeiramente importa, o que realmente tem importância, estamos sendo negligentes com nosso trabalho, passamos a ser improdutivos. Neste caso, há uma “escolha” do que deve ser feito ou uma preferência pelo o que deve ser feito e como consequência estamos menosprezando nosso trabalho ou projeto.
Excesso de Informação
Estamos todos ligados a celulares e computadores. As informações chegam por todos os lados. Em casa, a televisão é fonte de notícias e mais notícias, um ruído constante, maçante e já não estamos mais dando conta de absorver toda essa carga informativa. Queremos saber de tudo o tempo todo e a impressão que tenho é que se acompanharmos todas essas informações nosso cérebro entrará em curto. Sinto uma angústia mental, uma dor de cabeça virtual, é estressante, cansativo e, acima de tudo, uma ilusão. Com essa avalanche informativa acabamos, muitas vezes, por perder nosso foco e nossa objetividade e é nessa hora em que as “abas” inimigas se proliferam como Gremlins. Não sabemos mais para onde olhar, não sabemos mais o que absorver e o que começamos a fazer se perde no meio do caminho. O excesso de informação nos tira a objetividade, parece que nossa escolha do que fazer está perdida em alguma página, em alguma aba. Buscamos incessantemente por respostas, por mais aprendizado e quando tentamos ficamos com sentimento de insegurança quando achamos que o que sabemos já não é mais suficiente ou está desatualizado.
O que difere a procrastinação do excesso de informação é o poder da escolha.
Quando procrastinamos estamos escolhendo fazer qualquer outra atividade no lugar daquilo que realmente deveríamos estar colocando nossa energia, nosso esforço, nosso entusiasmo. Deixamos a preguiça, a falta de interesse, ou qualquer outro motivo tomar as rédeas da situação e fazer a escolha de algo “mais interessante” e menos relevante. Já o excesso de informação é uma tentativa frustada de absorver a maior quantidade possível de informações, é uma tentativa ilusória já que não damos conta de processar toda essa bomba de conhecimento gerando assim ansiedade, stress e insegurança.
Tanto a Procrastinação quanto o excesso de informação são fatores que prejudicam nossa produtividade.
Há algumas semanas atrás escrevi um artigo com algumas dicas de como se manter produtivo durante o desemprego. Confira aqui: Mantendo a produtividade durante o desemprego
A produtividade é quando conseguimos alinhar objetividade – o que não conseguimos ter quando estamos no mar turbulento do excesso de informação – com ações eficazes. É quando estabelecemos um objetivo e damos passos contínuos em direção ao alcance do mesmo.
Você se identifica com alguma dessas duas questões?
Você sofre com algum desses dois casos? Ou sofre com os dois? Conte aqui!