Como Projetamos os Pensamentos, desejos   e Sentimentos.  Visão Psicanalítica aplicada no dia a dia!
google.

Como Projetamos os Pensamentos, desejos e Sentimentos. Visão Psicanalítica aplicada no dia a dia!

“A projeção é um processo inconsciente automático, através do qual um conteúdo inconsciente para o sujeito é transferido para um objeto, fazendo com que este conteúdo pareça pertencer ao objeto ".

                                                           Carl Jung (1954).

A mente humana vem sendo    estudada desde que o homem começou a expressar seus pensamentos e sentimentos. Várias formas de expressão tais como: escrita, gravuras em pedras, desenhos rupestres e etc. Todas essas formas eternizam um mundo inquieto e conflituoso.

O inconsciente na sua sabedoria gerencie mecanismos de defesas para suportar medos, inseguranças, conflitos e até doenças mentais. Muitas vezes escolhemos as nossas próprias doenças físicas e psicológicas. A medicina psicossomática tem demonstrado de forma cientifica o poder do psiquismo no organismo. A psicogênese é  a  origem estudo de inúmeras doenças psicossomáticas. O poder dos pensamentos e sentimentos são combustíveis multiplicadores de alterações nos organismos e mentes. 

Analisaremos o mecanismo de defesa mais usado no dia a dia, nos relacionamentos das pessoas, no universo humano. Denomina-se de projeção psicológica, a mente se vale de vários mecanismos de defesas para suportar as tensões, frustrações,  conflitos, angústia e medos.



1.   Mas, o que é  a Projeção Psicológica ?

a projeção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa "projeta" seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. Para alguns psicanalistas e psicólogos trata-se de um processo muito comum que todas as pessoas utilizam em certa medida.

Peter Gay define projeção como "a operação de expulsar os sentimentos ou desejos individuais considerados totalmente inaceitáveis, ou muito vergonhosos, obscenos e perigosos, atribuindo-lhes a outra pessoa." A projeção seria um meio de descarregar algo dentro de si, que lhe ofende, um "objeto" que lhe incomoda nos pensamentos, sentimentos ou desejos. Há uma   própria busca  inconsciente para equilibrar as forças intrapsíquicas.

2. Casos de Projeção no   Relacionamento.

1.   Para entender o processo, podemos considerar uma pessoa que tem pensamentos de infidelidade durante um relacionamento. Em vez de lidar com tais pensamentos indesejáveis de forma consciente, o indivíduo projeta subconscientemente esses sentimentos no parceiro, e começa a acreditar que o outro é que tem pensamentos de infidelidade ou, até mesmo, que ele/ela tem outros "casos". Nesse sentido, a projeção psicológica está relacionada com a recusa, que é o único mecanismo de defesa mais primitivo que a própria projeção. Como todos os mecanismos de defesa, a projeção psicológica fornece uma função para que a pessoa possa proteger sua mente consciente de um sentimento que, de outra forma, seria repugnante.

2.   Pense naquela época em que você estava profundamente apaixonado/a  com alguém. De alguma maneira, e quase inconscientemente, atribui-se a esta pessoa traços e virtudes que não correspondem totalmente à realidade. Você elogiava sua bondade, sua preocupação, seus acertos e grandes atributos por este halo de perfeição que você mesmo projetava sobre ele/ela. Era apenas à sua própria projeção.



3. Como Romper com as Projeções Psicológicas?

Mas, então, como romper estas projeções?

1.   Nos dando conta de que o que projetamos nos demais é, na realidade, um mecanismo de defesa. Um colete salva-vidas ao qual nos prendemos para não admitir algo determinado.

2.   É preciso compreender que projetar a culpa e a raiva em quem está ao nosso redor não vai fazer mais que gerar mais emoções negativas. Caímos num círculo vicioso onde essa falsa “sensação de poder” nos trará, a longo prazo, uma dura queda.

3.   Se é você quem sofre essa projeção por parte de outra pessoa, faça com que ela veja claramente como você se sente. Explique que este comportamento não poderá ser mantido durante muito tempo. Que você se sente mal, humilhado/a e manipulado/a.

4.   Entenda também que, no momento em que a pessoa assumir que sua projeção psicológica esconde, na realidade, uma carência pessoal, fará com que perca sua “sensação de controle”. Sofrerão uma espécie de queda pessoal, na qual precisarão de ajuda e apoio para se “reconstruírem”. Para enfrentar tais problemas, tais carências.

Mas, no geral, não é nada fácil aceitar que todos projetamos em alguma ocasião. Às vezes, fazemos isso sem nos darmos conta, pensamos que o defeito está lá fora e não em nós mesmos. Pensar que a pessoa que amamos é pouco mais do que uma criatura perfeita, por exemplo

Todos nós temos defeitos, todos nós temos carências. O ideal seria agir sempre com humildade e objetividade… Porque, no fim das contas, todos somos belíssimos seres imperfeitos que tentamos sobreviver em um mundo complexo. Você concorda?





4.   Segundo a Psicanálise, qual a origem da Projeção?

O nó da questão está na internalização e externalização da psiquê humana. Os trabalhos de Melanie Klein, Wilfred Bion deram contribuições importantes nas explicações. Embora muitos possam discordar de tais  formulações concretas de processos psicológicos. Por outro lado, a psicologia  do ego grandemente influenciada pelos trabalhos pós-guerra de Heinz Hartman, Ernst Kris, Rudolph Loewenstein, Edith Jacobson e outros. Com bases nesses trabalhos há uma distinção entre ego como "estrutura “ ou ”aparelho ", por um lado, e a " reapresentação do self" isto é a representação mental de sí próprio, por outro lado. Algo dentro do psiquismo não gosta, não aceita, mexe de forma inconsciente e a única descarga  é a projeção.

1.   Citação de Freud sobre a Projeção:

Falou do sonho como sendo ”uma projeção: a eternização de um processo interno (pág. 223) e, em Totem e Tabu (1912-1913), referiu-se à projeção  como: 

.... " Um mecanismo primitivo, ao qual nossas percepções sensórias estão sujeitas, e que, portanto, normalmente desempenha papel muito grande na determinação da forma assumida por nosso mundo externo. Percepções internas de processos emocionais e de pensamentos podem ser projetadas para fora da mesma maneira que as percepções sensórias; são assim empregadas para construir o mundo exterior devido á projeção para fora das percepções internas, os homens primitivos chegaram a um retrato do mundo externo que nós, com nossa percepção consciente intensificada, temos agora de traduzir de volta para a psicologia (pág. 64)." 

2. Citação de Melanie Klein.

Segundo sua teoria desde da tenra idade, há projeção na criança, os primeiros pensamentos de Klein a respeito da projeção encontram seu ponto de origem no "Para Além do Princípio do Prazer "(1920), de Freud. Seguindo este, Klein postulou o funcionamento do instinto de morte desde os primórdios da vida, ao mesmo tempo oposto a libido (instinto de vida) e por esta  confinado. A fim de escapar á aniquilação por parte de sua própria destrutividade interior, a libido narcísica (ou dirigida para o self) do organismo força o instinto destrutivo para fora e o dirige contra objetos. Justamente com isto, mobilizam-se defesas intrapsíquicas contra resíduos do instinto de morte que não puderam ser esterilizados. O resultado é uma tensão excessiva no ego infantil, sentida como ansiedade relacionada especificamente ao instinto de morte e resultando em uma divisão em níveis instintuais, colocando uma das partes contra a outra. Estas primeiras defesas constituem as fundações do superego infantil.


5. Principais Doenças mentais ou Transtornos de  Personalidades   que Contém a Projeção.
  • Esquizofrenia,
  • Transtorno de Ansiedade Bipolar,
  • Transtorno de Personalidade Bordeline- TPB.
  • Transtorno Obsessivo Compulsivos -Toc.
  • e outros.

Boa leitura  e conheça o mecanismo de defesa mais desenvolvidos nas pessoas que é a projeção. 


DOUGLAS DANTAS MUNIZ
PSICÓLOGO CLÍNICO.
contato : fokusneuro@bol.com.br

Freud e os seus fiéis seguidores nos trazendo uma leitura atualizada e moderna de uma área do conhecimento sempre tão palpitante. A psicanálise.

Muito interessante, valeu a leitura.

DOUGLAS DANTAS MUNIZ

CONSULTOR DE TREINAMENTOS NA FOCUS CONSULTORIA,TREINAMENTO E SERVIÇOS

7 a

obrigado pelo feedback !

Oto Resende (Retired)

Gestor de Ativos e Manutenção | Engenheiro Mecânico | Lean Six Sigma | Black Belt | Mineração | Retired

7 a

Excelente! Parabéns!

Catarina Pierangeli

Jornalista | Escritora | Autora Best-Seller | Ghost Writer | Mentoria “Método Digital Branding” - Marca Pessoal - há mais de 10 anos.

7 a

Texto profundo que nos leva à reflexão e auto conhecimento. Muito bom, DOUGLAS DANTAS MUNIZ. Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de DOUGLAS DANTAS MUNIZ

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos