Conheça o pior Inimigo da Auto estima : a rejeição !
google.

Conheça o pior Inimigo da Auto estima : a rejeição !

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O ser humano é sobretudo, um ser social, necessita da interação mútua, do escutar, ouvir , da participação na família , nos encontros sociais, pertencer um grupo, do ombro amigo, do apoio decerto em situações diversas. No conflito que surge, muitas vezes, o seu mundo desdobra em facetas que demonstram o seu lado obscuro que magoa o outro. Dentro da teoria da evolução humana, somos a espécie que mais rejeita o seu semelhante, por inúmeros motivos, que muitas vezes, são debeis e insignificantes. Quem não fora rejeitado ou amado na vida, principalmente no período da infância, adolescência, adulto e até a velhice. As fases ou períodos da vida, são tijolos que edificam sua historia, com páginas recheadas de acontecimentos alegres e tristes.

O ser humano em geral , sente uma profunda necessidade de ser amado e aceito... Quando isso não acontece, existe um sofrimento, um sentimento de inadequação, um constrangimento confuso, uma fraqueza intrínseca, turbilhões de perguntas a si mesmo, uma insegurança quase que infantil, um sentimento frágil, pensamentos frenéticos e o medo passa instalar -se instantaneamente... Muitas vezes a rejeição serve de ponto de partida, para atingir a perfeição (resiliência) , mas a ferida aparece, e cicatriza-se quando há superação da pessoa.

Quando a pessoa não supera a rejeição,a dor pode-se transformar em ódio ou rancor. Muitos ambientes hostis, são fábricas de pessoas rancorosas, doentes , depressivas e infelizes. O lado negro da rejeição pode produzir isolamento social, solidão e baixa autoestima, depressão e agressividade. São respostas muitas vezes inconscientes da pessoa ao meio.

1. Efeitos Negativos da Rejeição .
  • isolamento social,
  • solidão,
  • Baixa autoestima,
  • Depressão,
  • Agressividade,
  • Insegurança ,
  • Desconfiança.
  • Tristeza,
  • Apatia ,

Segundo a psicanalista karen Bierman, da universidade Estadual da Pensilvânia , crianças rejeitadas geralmente apresentam baixa autoestima, e podem desenvolver depressão. Algumas podem apresentar comportamentos violentos no lugar de tristeza e apatia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
2. Tipos de Rejeição da Pessoa.
  • Rejeição Ativa.

Há assédio moral, provocação, piadas de mau gosto, desdém e etc.

  • Rejeição Passiva.

A pessoa passa a ser ignorada no seu "ambiente ", é tratada pela lei do silêncio, independentemente do tipo, ela geralmente provoca sentimentos dolorosos na pessoa.

3. A DOR DA REJEIÇÃO.

GUY WINCH , doutor em psicologia pela Universidade de Nova York e com pós-doutorado em terapia familiar e de casais, destaca que rejeição dói e geralmente causa danos ao nosso bem-estar psicológico, ou seja , vai além da mera dor emocional. Ele explica que alguns estudos baseados em imagens-ressonância magnética- (fMRI) mostram que algumas áreas do cérebro são ativadas quando experimentamos a rejeição da mesma forma como sentimos alguma dor fisica. Isso explica o fato de a rejeição doer neurologicamente no cérebro.

O Psicólogo evolucionista GUY WINCH, explica que o cérebro desenvolveu um sistema de alerta precoce , para nos alertar sobre qualquer risco de ostracismo. Dessa forma, permanecer com esse "sinal de alerta ", a pessoa era propensa a corrigir seu comportamento e, desse modo permanecer na tribo e se manter vivo. Assim, pode-se considerar que a tendência das pessoas a sentirem a rejeição como uma dor, pode ter se desenvolvido como um mecanismo de defesa da espécie.

Segundo Guy Winch, inúmeros estudos realizados pelos psicólogos sociais, a principal causa da violência na adolescência é a rejeição, e não as drogas, a pobreza ou fazer parte de gangues . Pesquisas revelam que mesmo rejeições leves são capazes de levar pessoas a jogar sua agressividade nos outros. O QI ( quociente intelectual ) pode ser afetado temporariamente se a pessoa, sofrer rejeição, testes tem demonstrados isso, após resultados, sua pontuação era baixa, porque não conseguimos pensar de forma clara e objetiva.

Boa leitura e conheça de forma didática a rejeição como processo de dor e sofrimento.

Douglas Dantas  Muniz -Psicólogo Clinico em evento social !


Douglas Dantas Muniz
Psicólogo Clinico CRP 1466 13ª região Paraiba.

Jaqueline Cardoso

Funcionário público na Hospital regional gama

4 a

Super top!

Luciane Cardoso

Advogada Sênior. Membro do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros

5 a

O tema é bastante interessante. Realmente, a rejeição torna-se um problema, quando não superada. Entendo que essa situação, pode trazer danos irreparáveis à pessoa. Sempre repito, que um bom tratamento psicológico ajuda muito a todos. Superar sempre, traumas e rejeições. Mas, a ajuda de um profissional competente pode acelerar o processo . Parabéns pelo belo artigo. Obrigada por compartilhar .

Sandra Maciel

Bacharela em Ciências Contábeis. Pós-graduanda em MBA em Auditoria e Controladoria.

5 a

👏👏👏

Milton de Oliveira

Psicólogo Fenomenologista,| Escritor | Palestrante | Mentoring.

5 a

Que bom que v voltou a publicar no linkedin. Gostei do seu artigo simples,claro e um assunto muito importante. Parabéns.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos