Como receber feedbacks negativos?

Como receber feedbacks negativos?

Muitas pessoas já sentem um certo desconforto e ficam tensos quando escutam a palavra feedback no ambiente de trabalho. Isso ocorre porque geralmente não sabemos como nos portar ou reagir às críticas que virão.

Esse cenário pode ser ainda mais assustador quando pensamos no tão famigerado feedback negativo que, muitas vezes, recebemos ao longo da nossa caminhada profissional. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar algumas premissas que podem te ajudar a passar por esse momento da melhor forma possível.

Na maioria das vezes você não sabe que um feedback será negativo até que a outra pessoa comece a falar e apresentar as melhorias que você precisa traçar. Porém, como é sempre difícil ouvir que algo não está tão bem assim, aqui estão alguns pontos importantes no momento de receber um feedback negativo:

  • Em um momento de feedback você deve estar preparado para o bom e para o não tão bom assim, isso porque normalmente um feedback apresenta as duas interfaces - negativa e positiva - para que você possa seguir estimulado e ainda assim ouvir as críticas que, com certeza, virão. Então, esteja preparado para tudo. Siga aberto a todos comentários.
  • Um feedback no ambiente profissional deve ser interpretado apenas com o viés profissional. Em alguns casos isso pode se confundir com sua vida pessoal, mas deixe essa análise para outro momento. Lembre-se que quem fornece o feedback também pode estar desconfortável com a situação, por isso manter toda a conversa no ambiente profissional é fundamental para o sucesso do processo como um todo.
  • A contra argumentação durante o recebimento de um feedback é parte importante do processo e deve ser usada em momentos adequados, nos quais a crítica não foi bem contextualizada, por exemplo. Entretanto, por mais que seja difícil, você deve se lembrar de saber ouvir com atenção e não ficar na defensiva durante o processo.

É preciso entender que o feedback é um momento importante para a melhoria contínua do seu caminho profissional. Encare como uma crítica construtiva ao trabalho que foi realizado, agradeça o feedback e aplique as melhorias nas suas próximas atividades. Tenha a certeza de que o objetivo do feedback negativo é inspirar você para o alcance da excelência!

Não somos máquinas da perfeição e cometemos erros e deslizes profissionais. Partir desse pressuposto já ajuda e muito, principalmente, quando pensamos que TODOS passaremos por isso em algum momento da vida.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Erisvaldo Ferreira da silva

Técnico em Segurança do Trabalho instrutor de treinamentos normativas .bombeiro Civil

2 a

Letícia como anda os treinamentos para norte e nordeste

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de SG4

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos