Como reinventar o seu negócio em momentos de crise?
Foto: Fauxels no Pexels

Como reinventar o seu negócio em momentos de crise?

Em meio a tantas notícias tristes e negativas eu resolvi escrever um artigo com uma visão um pouco mais positiva sobre o que estamos vivendo. É claro que não podemos, e nem devemos, fechar os olhos ou fingir que nada está acontecendo em meio a pandemia do COVID-19, mas penso que precisamos focar na solução e não no problema.

Há algumas semanas eu escrevi um artigo dando dicas sobre o que podemos fazer em meio a pandemia do coronavírus. No artigo de hoje eu resolvi falar especificamente sobre o que você pode fazer para reinventar o seu negócio em momentos de crise.

Falar pode parecer fácil, mas eu realmente acredito que, em momentos como este, nós precisamos nos blindar contra interferências negativas. A conexão com a realidade é fundamental, mas você não deve abandonar o seu sonho, a sua carreira ou o seu negócio. Muitas pessoas dirão que não vai dar certo, que você deve desistir e é justamente este o tipo de pensamento que você deve evitar.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Recomendo a leitura do livro "O Poder do Hábito".

Escrevi um outro artigo aqui no LinkedIn intitulado "você é a média das cinco pessoas com quem mais convive", nele você encontrará dicas para você deixar as pessoas tóxicas de lado e conviver com indivíduos inspiradores. Essa é uma forma para blindar-se de pensamentos ruins: conviver com pessoas que tenham uma visão de mundo mais positiva, mesmo em meio à crise.

Essa é uma construção diária, algo que você precisa incluir na sua rotina. Para se reinventar é fundamental a mudança de hábitos que possam te impedir de ser a pessoa que você sempre sonhou. Mais do que nunca a expressão "pensar fora da caixa" tornou-se fundamental para a sobrevivência de algumas empresas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Think outside the box: pense fora da caixa! (Foto de Kaboompics .com no Pexels)

Antes de sair da caixa é necessário que você faça algumas ações básicas para que o seu negócio se reinvente. Se reinventar não significa necessariamente criar algo novo, muitas vezes você pode adaptar uma ideia de um outro seguimento para a sua empresa.

Hoje em dia a internet se transformou no maior balcão de negócios durante o isolamento social. Sendo assim, vou dar 3 dicas básicas, mas imprescindíveis para que o seu negócio sobreviva a este momento nunca antes vivido por nós.

1 - Se a sua empresa não está na internet ela não existe

Pode parecer um pouco radical, mas é a mais pura verdade! Mesmo que a sua empresa não preste serviços online, você precisa divulgar os seus serviços na internet. Imagina o que pode acontecer se um restaurante não estiver bem posicionado no Google ou cadastrado nos aplicativos de entrega de refeições? Para parte dos consumidores ele simplesmente não existe! Sugiro que você crie perfis do seu negócio nas principais redes sociais como LinkedIn, Facebook e Instagram. Além disso, procure se informar sobre aplicativos que agreguem negócios similares ao seu para que você não perca espaço para a concorrência.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Foto: Pixabay no Pexels

2 - Se você não tem um site cadastre seu negócio no Google Places

O Google Places é uma ferramenta gratuita que permite o cadastro da sua empresa na internet. Antigamente, quando precisávamos procurar por um serviço, nós fazíamos a pesquisa nas listas amarelas. O Google Places funciona de forma similar, pois você pode incluir o endereço físico, site e telefone do seu negócio. Quanto mais detalhado o cadastro, mais chances de você aparecer em uma pesquisa no Google. Não perca tempo e cadastre a sua empresa agora!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Um exemplo de como funciona o Google Places. Neste caso, eu fiz uma pesquisa sobre "supermercado em Niterói" e esses foram as sugestões do Google.

3 - Ofereça seus serviços online

Posso dizer por experiência própria, oferecer a minha mentoria online foi um ponto de não retorno da minha vida! Quando você não depende apenas de uma estrutura física, a internet pode ser uma das melhores alternativas para se reinventar neste momento.

Se você é professor de idiomas, por que não criar um canal no YouTube e também oferecer aulas particulares online? Hoje em dia existem diversos aplicativos gratuitos para que você possa criar uma estrutura mínima para você poder oferecer seus serviços na internet.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Espero que você tenha gostado das dicas! Caso você precise de mais ajuda, estou oferecendo uma sessão gratuita de mentoria pelo site do Instituto Gente. Para se cadastrar basta acessar https://institutogente.simplybook.me/v2/.

Você não está sozinho, você não está sozinha!

Um beijo e Reinvente-se para o Sucesso!

Mauro Lopes

Coordenação e Gestão de Equipas pela LaçaroteCater

4 a

Fantástico artigo... Os meus humildes parabéns! Gostaria de saber se seria possível partilhar este seu artigo no meu website ligado a várias áreas de trabalho? Juntamente claro com a sua devida autoria. www.the-documents.com Muito Obrigado

Micheli Belo

Planejamento Financeiro | Gestão de Investimentos & Previdência Privada | Gestão de Riscos & Seguros | Modelagem de Negócios | Negociação & Vendas

4 a

Adorei, Tânia!! Bj

Maravilhoso conteúdo

Bruno Teixeira

Cofundador na Agência 1 a 1

4 a

Parabéns Tânia!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos