Como se comunicar de forma assertiva?
Cada vez mais entendemos que a comunicação é o “x da questão” dentro dos relacionamentos pessoais, contudo, nas relações profissionais a coisa fica ainda mais feia e intensa! Então está cada vez mais clara a certeza de que precisamos nos aprimorar cada vez mais nesse ponto, mas como se comunicar sempre de forma assertiva?
Aliás, com a vida se tornando cada vez mais corrida, nós não estamos tendo tempo para ouvir, ler, atender o outro, mal conseguimos tempo para falar tudo que é preciso e também sentimos na pele essa emoção de ser completamente ignorado, ou deixado na espera.
Por isso é de extrema importância entregar um discurso claro, objetivo e direto sempre que possível. Tanto para otimizar o nosso tempo, quanto o tempo do coleguinha.
Já digo que é muito improvável sempre conseguirmos ser super claros, assertivos e diretos em nossas falas, textos, expressões, emails, calls, porém, existem algumas técnicas e treinos que a gente pode utilizar para nos ajudar nesse processo todo e é disso que vamos falar aqui!
A primeira delas pode parecer muito louca, você pode imaginar que eu surtei de vez, mas juro que faz sentido:
1- Pratique a escuta ativa!
Quando você fica disposto a ouvir de fato o que o coleguinha está falando, você pratica duas coisas muito importantes: você dá o exemplo do acolhimento, logo, quando for a sua vez de ser ouvido, você também ganhará a atenção plena.
E tá aí! TEM QUE DAR ATENÇÃO PLENA DE VERDADE!
Não vale escutar pensando no que vai falar depois, no que vai dar como resposta, no que vai fazer depois que sair correndo dali, ok?! Olha lá!
Aliás, tem gente muito estudiosa e pesquisadora lá da Universidade de Columbia que comprovou que a relação da escuta tem um papel muito mais importante do que da fala para a comunicação, principalmente em ambientes corporativos.
Principalmente em calls e reuniões! (Eu sei, mas ninguém disse que seria fácil!)
E isso tem uma explicação científica super completa que eu vou simplificar com a segunda coisa importante deste tópico: escutar com atenção as pessoas em seu entorno te ajuda a aprender mais sobre você mesmo!
Porque isso inicia uma relação de abertura, respeito e confiança, em que irá dar segurança para ambas as partes, sobre as percepções de ambas as partes.
E nessa troca você vai aprendendo, por exemplo, quais as palavras e termos certos que farão aquela pessoa ter a sua atenção plena.
E que nos leva para o caminho da segunda dica:
2- Conheça seu público e adapte sua linguagem a ele!
Aqui os colegas do comercial, da publicidade e do marketing vão entender um pouco do que eu estou dizendo!
Sabe aquele lance de falar o que a pessoa quer ouvir?! É quase isso!
Mas está mais em falar da maneira em que a pessoa está acostumada e deseja ouvir. Quer um exemplo?
O rapport para criar conexão com o cliente, ele gostar de você, acreditar e ter confiança no ser discurso, logo, no seu serviço/produto, e assim fechar negócio!
Digamos que o rapport foi uma técnica roubada da comunicação, como tantas outras, porque voltamos ao ponto: comunicação é tudo!
Também não adianta falar com muitas gírias e termos populares com pessoas extremamente sérias, fechadas e introspectivas. Mas vale ir ganhando espaço aos poucos e até soltar uma piadinha quebra-gelo aos poucos, devagarinho. Porém, você tem que ir conhecendo e testando as formas de falar e abordar.
Por isso é tão importante escutar ativamente e conhecer a si e as pessoas que te rodeiam, assim você sempre vai ter a palavra e a forma certa de atingir cada pessoa. Porque cada pessoa é atingida de forma diferente, porque cada pessoa é única e isso é pura verdade!
3- Domine o seu conteúdo (ou a sua fala e discurso)
Recomendados pelo LinkedIn
Em outras palavras, só fale o que tiver certeza!
Tudo que você tem certeza e pode comprovar, te ajudar a ter objetividade, domínio e segurança em suas falas e textos, o que te resulta em um discurso mais claro, em que você poderá esclarecer dúvidas e, principalmente, que trará credibilidade para o que você diz, faz e expressa.
Por isso é tão relevante sempre estar disposto a aprender, estudar, se desenvolver e se atualizar, constantemente e para todo o sempre, amém!
Assim:
4- Estude técnicas de escrita, gramática e oratória
Principalmente se você for da área de exatas, faça as pazes com a nossa língua portuguesa, sério!
Sempre há a exigência do domínio de um idioma extrangeiro, todos os profissionais precisam estudar e saber falar, escrever e ler super bem em inglês, espanhol, mandarim, mas e o nosso próprio idioma, como andas?!
E é isso, não tem muita saída! Para ter uma boa prática de um segundo idioma, a gente também precisa dominar o nosso!
Além disso, escrever e falar bem direitinho, conjugar os verbos bonitinhos, dá muito mais liberdade para se expressar, muito mais repertório para a gente adaptar a nossa comunicação para cada público e irá transmitir muito mais credibilidade no nosso discurso.
5- Tome cuidado com a incontinência facial e apegue-se aos fatos!
Não adianta estar com o tom de voz bonitinho, a linguagem adaptada, dominar o discurso, o conteúdo e a língua portuguesa se na hora que você estiver escutando o coleguinha você revirar tanto o olho que irá escanear o seu próprio cérebro.
Não dá! Vai tudo por água abaixo!
Porque além da comunicação verbal não-violenta existe a comunicação não-verbal. É um fato, o que não falta é livro falando sobre essa temática! Tenho certeza que você já viu pelo menos um!
E se você ainda não botou fé no poder que nosso corpo tem de expressar as palavras não ditas, eu sei que você tem pelo menos uma pessoa na vida que só na troca de olhares vocês já falaram tudo o que queriam falar!
Pois é! Nosso corpo não pode trair a gente, ele tem que ser o nosso aliado na comunicação, e nem sempre é fácil ter esse controle sobre ele, mas uma dica bem boa é estar apegado e atento aos fatos!
Por exemplo, você vai ter que participar de uma reunião que será desafiadora, nem tudo que será dito lá será importante para você, mas você vai ter que participar.
Então, antes de entrar, faça uma preparação e tenha uma conversa consigo mesmo, algo do tipo: “a gente vai entrar lá, vai ser chato, vai ter um monte de coisa que não interessa pra gente, mas a gente precisa estar lá! Paciência! É o nosso fato! Além disso, preste total atenção nos pontos e nos fatos interessantes para nós! Isso é nosso outro fato! Boa sorte para a gente e em um momento irá acabar!”
Juro, pode parecer meio maluco conversar com a gente mesmo, mas é muito efetivo para o nosso cérebro.
Essa conversa e comunicação com nós mesmos faz com que estejamos atentos e disponíveis aos fatos, deixando um pouquinho de lado todas as emoções, sentimentos e sensações que fazem nosso rosto e corpo nos traírem.
Bom, espero ter conseguido me comunicar de forma bem assertiva aqui!
Também espero ter ajudado a melhorar sua comunicação no dia a dia, e gostaria muito de receber boas dicas de vocês. Assim a gente vai trocando e melhorando cada vez mais a comunicação de todos nós!
Bom, esse era o meu insight que eu queria compartilhar com vocês!
Bom restinho de semana "procês"!
Coordenador de Operações, Gestão Estratégica, Estoque, Armazenagem, Atendimento ao Cliente.
1 aLéo Kaufmann, o mestre da comunicação não tão corporativa, mais uma vez entrega um insight valioso sobre a importância da comunicação assertiva no ambiente profissional. Sua abordagem única e prática, destacando a necessidade de praticar a escuta ativa e conhecer o público-alvo, ressoa profundamente. As dicas práticas, como dominar o conteúdo, estudar técnicas de escrita e prestar atenção à comunicação não-verbal, são pérolas de sabedoria para aprimorar as habilidades comunicativas. Este NEWSLÉOTTER #31 é uma leitura imperdível para quem busca se destacar no mercado de trabalho, e agradeço ao Léo por compartilhar suas percepções valiosas! #ComunicaçãoProfissional #Liderança #DicasDeCarreira
CEO da minha vida | Uma Engenheira Civil Apaixonada por Comunicação, Pessoas e Conexões | Investidora Financeira e Imobiliária | Avaliação de Imóveis | Inconformada de carteirinha
1 aGostei muito de todas as orientações, principalmente a "4 Estude técnicas de escrita, gramática e oratória", sou de exatas e para mim é fundamental Léo Kaufmann 💡💫
Gerente Administrativo e Financeiro na GAFOR Logística
1 aExcelente artigo Léo Kaufmann, obrigado por compartilhar.