Como a segurança psicológica impulsiona times de alta performance?
Certa vez facilitei uma reunião de solução de problemas numa agência de publicidade, conhecida por ter o ambiente motivador e a coesão entre as equipes como um dos seus pontos fortes. Pasmem! Não havia espaço entre diretores para expor vulnerabilidades e nem para falar de fato o que pensam. Depois de participarem de workshop de Segurança Psicológica, a empresa evoluiu em dois meses o que não avançou em dois anos e o problema recorrente de gestão, já não existe mais.
E você, já sentiu dificuldades em compartilhar uma ideia por receio de ser julgado ou criticado?
Muitas vezes temos vontade de desafiar um modelo de trabalho, um padrão que não nos serve mais, mas não nos sentimos seguros para falar.
Falar de abertura para compartilhar novas ideias, assumir erros ou incluir diferentes pontos de vista na tomada de decisão, entre outros, é falar de elementos fundamentais para criar ambientes colaborativos e seguros, sem o medo de consequências negativas.
São ambientes assim que fazem com que os profissionais se sintam valorizados e engajados a contribuir.
Você consegue se imaginar parte de um time assim? Um verdadeiro sonho, não é mesmo?
Definido como ambiente psicologicamente seguro pela Profa. Amy Edmondson, da Harvard University, em seu livro The Fearless Organization, isso é o que toda organização precisa começar a se preocupar em desenvolver já, se quiser aumentar o nível de engajamento e criar uma cultura de inovação e alta performance.
E o que é Segurança Psicológica de Times?
É um conceito criado com base na teoria da Profa. Amy Edmondson que fala da importância de construir ambientes seguros e relações de confiança dentro dos times, para que seus membros se sintam confortáveis para se expressar de forma autêntica e assumir riscos interpessoais, sem medo de receber críticas, gerar conflitos ou sofrer algum tipo de punição.
E o que isso tem a ver com alta performance?
Tudo. Ambientes seguros psicologicamente aumentam o nível de confiança mútua e de colaboração. A qualidade das relações melhora e o nível de engajamento e de contribuição também, impactando diretamente na performance individual, coletiva e organizacional.
Como medir essa segurança?
Dados estatísticos da maior empresa de informação do mundo, o Google, comprovam os benefícios da segurança psicológica numa pesquisa realizada com o nome de Projeto Aristóteles. Essa pesquisa aponta que é este o elemento mais importante para criar uma equipe de alta performance, relacionando os resultados de um time diretamente à qualidade das suas relações.
Quais são os impactos da falta de segurança psicológica nos times?
Sem segurança psicológica, os profissionais se calam e a inteligência coletiva do time é silenciada.
Recomendados pelo LinkedIn
Portanto, perde todo mundo.
Novas ideias deixam de surgir e as decisões vão envolver pouco ou nenhum risco. Os aprendizados serão pequenos, já que as pessoas continuarão operando da forma “como sempre foi” reforçando dinâmicas disfuncionais e pouco coerentes ao contexto de agilidade e de adaptabilidade atual.
Erros vão surgir de última hora e, junto com eles o medo, a insegurança e a culpabilização.
E, de forma silenciosa, modelos de relações de gestão e liderança ultrapassadas como, por exemplo, o comando e controle e a falta de diálogo criativo, vão sendo reforçados…
O impacto disso? Baixo nível de confiança, de engajamento e de performance, podendo levar a não sobrevivência da organização.
O que fazer então?
Bem, é muito mais do que se adaptar. É necessária uma transformação profunda e cuidadosa no modelo de liderança atual.
Não haverá espaços para organizações que não investem nas relações humanas como estratégia de crescimento e sustentabilidade do negócio.
Nunca esteve tão evidente de que o “pulo do gato” está no como e não no o que.
Quer saber como fazer isso virar uma realidade na sua organização?
Ficou interessado em conhecer mais sobre os elementos principais e como eles vão fazer a diferença nas relações e na performance do seu time?
Eu posso te ajudar com o Programa de Segurança Psicológica que desenvolvi, como especialista no assunto.
Patrícia Ansarah
Especialista em Segurança Psicológica em Times e Organizações com certificação internacional pela Team.as.One, Consultora de Desenvolvimento Humano e Cultura Organizacional, Facilitadora de Grupos. Possuo uma trajetória de mais de 20 anos na área de RH com experiência executiva, liderando grandes mudanças e times em empresas multinacionais dos segmentos de bens de consumo, saúde, serviços e varejo.