SEGURANÇA PSICOLÓGICA EM AMBIENTES CORPORATIVOS

SEGURANÇA PSICOLÓGICA EM AMBIENTES CORPORATIVOS

Você, provavelmente em algum momento da sua carreira, já se deparou com ao menos uma das seguintes cenas: 

·     participou de uma reunião em seu trabalho cujo a pauta era algum assunto ou situação que você não dominava totalmente.

·     teve um insight que poderia ser de grande contribuição para seu time, mas preferiu calar-se.

·     havia acabado de ser contratado e em uma das primeiras interações com o seu time foi informado que a empresa estava adotando uma metodologia com a qual você já trabalhou anteriormente e não apresentou bons resultados.  

Mas por que você não se manifestou dizendo que não dominava o assunto completamente, ou por que não explanou sobre seu insight ou por que não relatou sua experiência ruim com a nova metodologia?

Provavelmente, porque levantar a mão e admitir que não domina um assunto quebra uma norma social e é um grande ato de coragem - pois pode fazer com que os outros o considerassem “ignorante”. Porque calar-se e não dividir um insight pode ser um ato de alguém que não está confortável o suficiente para isso. E por fim, porque chegar num novo time e dividir uma experiência negativa pode te colocar em uma vitrine indesejável.  

Todas essas situações exemplificam momentos em que você tenha se sentido inseguro psicologicamente.

Mas se queremos nos propor a criar equipes de alta performance que sejam capazes de atingir resultados elevados, praticarem inovação continuada e terem mais saúde emocional, o medo da humilhação, do erro e da adversidade é algo que os líderes precisam ajudar seus liderados a superar.

Em 2017 a Google realizou um grande estudo para analisar e identificar padrões de sucesso em seus times. Participaram 180 squads e a conclusão foi impactante: dos cinco padrões identificados, a Segurança Psicológica foi considerada de longe a mais importante. É o principal fundamento de toda equipe de alto desempenho, é impossível ter uma equipe de sucesso sem este fator. Mas isso levanta algumas questões: o que é segurança psicológica? Ela pode ser desenvolvida e aplicada em ambientes corporativos?

O QUE É SEGURANÇA PSICOLÓGICA?

A segurança psicológica pode ser definida como a crença de que você não será humilhado ou provocado pelas idéias que oferece, por fazer perguntas e admitir seus erros. Quando adotados nas empresas, os colaboradores não se preocupam em parecer estúpidos, pois toda a equipe sabe que fazer perguntas e cometer erros é fundamental para o processo de inovação, atingimento de objetivos e terem mais saúde emocional.

POR QUE A SEGURANÇA PSICOLÓGICA É IMPORTANTE?

Se um colaborador é humilhado por fazer uma pergunta ou cometer um erro, o cérebro interpreta isso como uma ameaça e uma região conhecida como amígdala é ativada. A amígdala é responsável pela resposta de lutar ou fugir, que incentiva os colaboradores a agir rapidamente sem pensar, o que significa que eles podem perder a perspectiva.

Um outro estudo, conduzido na Rússia, em escolas de Moscou e São Petersburgo envolveu 172 professores e 876 alunos e constatou haver uma relação entre a segurança psicológica na escola e o bem-estar do aluno. Quando a segurança psicológica dos professores era alta, o mesmo acontecia com o os alunos - eles demonstravam níveis aumentados de autoconfiança, o que, por sua vez, aumentava o desenvolvimento dos alunos. O mesmo pode ser aplicado aos líderes e assim aumentar o desenvolvimento de suas equipes.

COMO PODEMOS DESENVOLVER A SEGURANÇA PSICOLÓGICA NAS EMPRESAS?

Envolva-se em Escuta Ativa

Líderes devem praticar a habilidade de escuta ativa. É aqui que os liderados usam certa linguagem corporal e resumem os pontos principais daquele que fala para demonstrar que eles estão ouvindo, fazendo com quem está falando sinta que suas contribuições são valorizadas. Os bons ouvintes também encorajam os outros, quando uma pessoa se comporta de maneira em que sempre introduz novos temas na conversa, pode ser vista como dominadora e controladora, o que pode desencorajar outras pessoas a se expressarem livremente e apresentarem ideias úteis. 

Desenvolva uma mentalidade aberta

Atletas americanos de elite costumam usar a frase “minor setback, major comeback” (pequeno revés, grande recompensa). Essa mentalidade que os gestores devem procurar incentivar em suas equipes de forma a criar ambientes psicologicamente seguros nas suas empresas. Os liderados precisam entender como refletir sobre seus próprios erros e os cometidos pelos colegas para que possam aprender com eles, para que saibam o que fazer quando se depararem com uma situação semelhante.

Os líderes também precisam reforçar a ideia de que o feedback não é uma crítica ou um julgamento da personalidade ou capacidade futura de um colaborador. Isso garante que eles não temam o fracasso ou ignorem um feedback para proteger sua própria imagem. Em vez disso, os líderes precisam instaurar a crença de que obter feedback é uma experiência positiva, pois oferece uma oportunidade para que novas ideias, aprendizados e conhecimentos sejam obtidos.

Pergunte

Uma equipe psicologicamente segura é aquela em que os colaboradores se sentem confortáveis para fazer perguntas. Os líderes precisam instalar a crença de que pedir ajuda é algo positivo e não um sinal de fraqueza. Brené Brown, reconhecida best-seller americana, em suas diversas publicações, nos mostra que as pessoas que admitem suas vulnerabilidades são percebidas como alguém que possui traço positivo de caráter.

Crie um senso de identidade compartilhada

Os líderes podem criar um ambiente psicologicamente seguro e assim maximizar o senso de pertencimento dos colaboradores. Criar um sentimento de pertencimento envolve a identificação de aspectos ou objetivos comuns que a equipe compartilha, iniciando assim o desenvolvimento de um ambiente de união onde todos são iguais. Pequenas coisas como todos conhecerem as metas e porque determinadas decisões são tomadas aumentam os níveis de motivação, persistência e engajamento.

PENSAMENTO FINAL

O medo de se humilhar ou de cometer um erro muitas vezes impede que os colaboradores contribuam para as discussões em reuniões ou façam perguntas. A segurança psicológica pode ser a chave para superar isso. Isso pode ser desenvolvido garantindo que todos os colaboradores se sintam valorizados, ouvidos, respeitados e parte da organização.

Caso queira conhecer mais sobre segurança psicológica em ambientes corporativos e como a Uprisehr está auxiliando grandes empresas na jornada de desenvolvimento desses ambientes, me mande uma mensagem que ficaremos muito felizes em poder conversar.

Monica Esteves, M.Sc.

Sócia Diretora na Proengys / Arquiteto de Aprendizagem / Mentora / Coach / Conselheira da ACRJ e Brasil Digital

3 a

Excelente conteúdo Rodrigo. Eu só acrescentaria o fator relacionado ao meio, o qual interferere diretamente no nosso comportamento. Precisamos preparar todo o sistema/organização para este modelo novo de atuação, com estímulos que promovam ambiente saudáveis e proporcione bem estar. Precisamos pensar também que a lógica que operamos hoje e de competição e que, muitas das vezes impede ou bloqueia muitas das dicas que foram proposta no teu artigo. Obrigada 🙏 pelo texto e por compartilhar 😘

Renata Nahon

Recursos Humanos| Diversidade e Inclusão | Acessibilidade | Desenvolvimento | Carreira | Educação Corporativa | Responsabilidade Social | Transformação Cultural | Marca empregadora

3 a

Mais uma produção de conteúdo com excelente curadoria sobre a temática da Segurança Psicológica, cada vez mais relevante nos ambientes corporativos e acadêmicos. Parabéns Rodrigo! 

Dionísio Barreto

Gerente de Canais Digitais l Relacionamento com Cliente I CRM l Customer Centric I Qualidade l Processos I Inovação I Melhoria Contínua I Call Center

3 a

O tema é ótimo e cada vez mais atual. A segurança psicológica é fator que impacta diretamente na confiança entre os membros da equipe. Cada membro precisa ter a confiança de que sua parte tem relevância no trabalho do grupo e que, em uma eventual falha, poderá contar com o apoio dos demais membros do time. Esse fator ganha relevância ainda maior no contexto do home office. Como desenvolver confiança com uma equipe que não se conhece pessoalmente?   Como um membro novo de uma equipe conseguirá o nível de segurança psicológica necessário para atuar no grupo? Quando bem trabalhada pelas organizações, a segurança psicológica pode funcionar, inclusive, como um fator de retenção de funcionários.

Kéllen Rios

Gestão de Pessoas| Mentor de T&D | Backoffice de Atendimento | Coach | Analista de Produtos | Analista de QA

3 a

Parabéns pelo artigo.

Karla Paixão

Professora I Mestranda em Educação I Desenvolvimento Humano e Organizacional I Orientação Educacional e Profissional I Potencialização das virtudes I Cientista Social I Ajudo as Pessoas a Florescerem 🌺

3 a

Parabéns pelo excelente artigo, estou fazendo TCC da pós com esse tema, seu texto foi inspirador e agregador. Obrigada!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Fernandez

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos