Como será o seu trabalho em 2025?

Como será o seu trabalho em 2025?

Como será o seu trabalho em 2025? Você precisará ir para o escritório? A profissão que você tem hoje ainda existirá? As habilidades que você desenvolveu na sua carreira até hoje continuarão importantes nos próximos anos? Como serão as organizações no futuro?

À primeira vista, a gente pode achar que 2025 está muito distante. Afinal, são 10 anos até lá... mas lembre-se de que você está mais próximo de 2025 do que do ano 2000! É claro que não é possível adivinhar o futuro, mas há uma série de inovações que já estão acontecendo hoje e que vão gerar impactos no seu futuro profissional e na carreira.

Apenas para você ter uma ideia da revolução que estamos vivendo, veja alguns dados interessantes abaixo. Em alguns países e empresas, parte destas tendências já são realidade. E ao longo dos próximos anos, o que ainda é chamado de tendência se tornará o dia-a-dia da maior parte dos líderes, profissionais e empreendedores. 

Para alguns, estas mudanças chegarão mais rapidamente, para outros nem tanto. O resultado prático é que a combinação destas forças vão produzir novos arranjos de trabalho, indo muito além do emprego tradicional como conhecemos hoje. Veja:

  • Os profissionais das novas gerações (Y e Z), que hoje representam apenas 35% da força de trabalho global, serão mais de 75% já em 2025. E em algumas empresas globais, como a PwC, eles serão mais de 80% em 2016! Ao mesmo tempo, as pessoas viverão cada vez mais e isso vai fazer com que as carreiras sejam cada vez mais longas. Se você tem 50 anos hoje, você poderá estar trabalhando ativamente por aproximadamente mais 20 anos. Ou seja, até 2034! E as novas start-ups precisarão cada vez mais contar com a experiência dos que passaram dos 50 anos.
  • A noção de trabalho como um “lugar” que devemos ir todos os dias de 8h às 18h vai mudar completamente para a maior parte dos profissionais em um futuro próximo. Um estudo da Intel já mostrou que 70% dos estudantes de hoje acreditam que ir a um escritório todos os dias é desnecessário. Assim, a tendência é que o trabalho remoto e flexível se transforme em realidade em boa parte das empresas. Onde será o seu escritório? Em qualquer lugar! No café, no shopping, em casa, na praça, no parque. Para saber mais sobre o conceito, recomendo o play no vídeo abaixo. "Re-imagining Work" é uma animação incrível de uma palestra de Dave Coplin, Chief Envisioning Officer da Microsoft. Vale o Play! E você pode ativar as legendas do vídeo em inglês. 
  • Carros e ônibus sem motoristas estarão nas ruas em poucos anos (veja um exemplo abaixo). A propósito, em alguns estados dos EUA, eles já tem sido testados nas ruas. No Japão, já em 2016, um serviço de taxi sem motorista chamado "Robot Taxi" começará a ser colocado em ação. A Ford também anunciou que passará a utilizar robôs para seus testes de durabilidade de seus novos modelos de automóveis. Ou seja, nenhum humano estará realizando manobras nos carros.  

  • Neste momento já há mais de 1,2 milhão de robôs trabalhando nas indústrias em todo o mundo. Isso representa aproximadamente 1 robô para cada 6 mil habitantes do planeta. E a tendência é que eles sejam 25% da força de trabalho industrial até 2025. A robotização irá reduzir o número de horas de trabalho necessárias para fazer as coisas. Mas, ao mesmo tempo, novos empregos serão criados em outras atividades mais voltadas para a criatividade e a inteligência social.  
  • Em 2025, quase metade das maiores empresas do mundo virá de países emergentes. Daí, há uma boa chance de que o seu próximo concorrente seja uma empresa asiática. Ou que a sua próxima oportunidade de negócio ou de carreira venha de culturas ódiferentes do que você está acostumado. Serão empresas da Índia, da Coreia do Sul, de Cingapura e, principalmente, da China. O chinês será o idioma mais falado no mundo.
  • De acordo com a Mckinsey, menos de 5% das ocupações pode ser totalmente automatizada usando a tecnologia atual. No entanto, com as novas tecnologias que surgirão nos próximos anos, cerca de 60% das ocupações poderia ter 30% ou mais das suas atividades automatizadas. Em outras palavras, a automação tem o potencial de alterar a grande maioria das ocupações, pelo menos em algum grau...Isso exigirá uma redefinição significativa do trabalho como conhecemos e uma transformação dos processos de negócio .

  • Isso vai acontecer também nos níveis mais executivos e seniores. Só para ter uma ideia, esta pesquisa da McKinsey estima que 20% do tempo de trabalho de um CEO poderia ser automatizado usando tecnologias atuais. Isso incluiria a análise de relatórios e de dados, além da análise de relatórios.
  • seu Iphone tem mais poder computacional que os computadores da NASA que colocaram o homem na luaCom novas tecnologias, outras profissões serão criadas. Só para termos uma ideia, entre as 10 carreiras que tiveram maior crescimento nos últimos cinco anos,7 são relacionadas a posições na área de tecnologia. E destes sete cargos, 4 simplesmente não existiam há 5 anos. Saiba mais!
  • E a Educação? As escolas e universidades, no modelo atual, já não estão sendo capazes de preparar as pessoas para os desafios atuais do mercado. Imagine os desafios para o futuro! Outro dia li uma frase interessante, mas que infelizmente não me recordo do autor... "nossos alunos são do século XXI, nossos professores são do século XX e nosso sistema educacional é do século XIX."...  Por isso, vamos precisar remodelar completamente nosso sistema educacional. Será que a gente precisa mesmo ter a divisão dos conteúdos em matérias separadas? Porque não estudarmos por "temas multidisciplinares" que possam percorrer desafios que integrem, simultanemente, aspectos da matemática, da história, da geografia e das ciências? É isso o que propõe a reforma do sistema educacional na Finlândia (país que tive a felicidade de conhecer muito bem, trabalhar e que admiro muitíssimo)... Se você quiser saber ainda mais sobre isso, veja esse vídeo do Canal Futura.
  • Com o avanço das novas tecnologias, seus objetos (a sua geladeira, o seu carro, a sua casa, etc) também estarão conectados, permitindo que você tenha acesso a novas maneiras para trabalhar e se comunicar. Segundo algumas projeções, por volta de 2020 mais de 50 bilhões de aparelhos estarão conectados à Internet – a chamada “Internet das Coisas”. 
  • Imagine que você está em sua casa, tarde da noite, doido para tomar aquele vinho espetacular... Daí, você abre a gaveta e percebe que o seu velho abridor de garrafas de vinho sumiu do mapa... Ao invés de incomodar o seu vizinho ou ir em algum lugar para tentar encontrar um novo abridor, que tal você mesmo produzi-lo em sua casa utilizando a sua impressora 3D?  Parece papo de ficção científica, não? Mas, a questão é que a tecnologia da impressão 3D está ficando cada vez mais acessível e está se transformando em uma realidade que vai abalar as estruturas do mundo dos negócios de forma acelerada. Veja: já é possível comprar uma impressora 3D por 249 doletas. Sim! 249 dólares!!! Mas o exemplo que eu dei do abridor foi algo banal diante de tudo que está chegando... O grande lance da impressão 3D é que ele possibilitará muito mais do que produzir objetos simples de nosso dia-a-dia. Como as impressoras 3D podem confeccionar em minutos objetos de plástico, metal ou até materiais orgânicos, olha só a lista dos protótipos que começam a ser produzidos por essas máquinas: pizza (sim! pizza!), chocolate, roupas, coração artificial, peças, carros e até casas... O potencial é extraordinário e é muito difícil adivinhar onde tudo isso vai dar. O único consenso é que haverá um universo gigantesco de oportunidades com esta nova Revolução Industrial.  Veja alguns exemplos do que está rolando nestes artigos: 
  • "20 Amazing Creations you can do with 3D printing"
    10 Crazy Things 3D Printers Can Make Today 

 

Estamos tendo a oportunidade de viver e testemunhar uma revolução tão importante quanto as que já transformaram o mundo do trabalho no passado. Como você pode observar, todas estas inovações vão produzir uma série de transformações para as pessoas, os negócios, para os governos e para a sociedade.

E quais serão as mudanças? 
Uma destas transformações será a valorização crescente nos próximos anos das áreas profissionais em que nós somos melhores que as máquinas: criar, estabelecer relacionamentos, demonstrar empatia e inovar são alguns exemplos. Tudo que envolva a nossa inteligência social e criativa será cada vez mais valorizado. Isso vai ocorrer porque a humanidade não conseguirá ultrapassar o poder de processamento das máquinas naquilo que elas já são boas (e vão se tornar ainda melhores) como realizar tarefas repetitivas, produzir cálculos complexos, buscar e relacionar dados... 

O Presidente do Conselho do Google (Eric Schimidt) falou sobre isso em sua palestra no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Ele disse que esta aceleração na inovação tecnológica é um dos maiores problemas que o mundo terá de enfrentar nos próximos 20 a 30 anos. E ele fala com conhecimento de causa: o Google vem fazendo apostas consideráveis na automação e inteligência artificial, com uma série de aquisições de empresas nesta área. Saiba mais clicando aqui.

O futuro já chegou. E muito mais rápido do que qualquer um de nós poderia imaginar. Apesar de ser impossível saber onde tudo isso vai dar, só há uma única certeza: vamos testemunhar um período de mudanças intensas e sem precedentes.

Precisamos cada vez menos de B2C e de B2B.  O presente e o futuro serão MUITO mais H2H:  Human to Human!

Para finalizar e resumir toda a história, não deixe de assistir ao vídeo abaixo.

 Como as empresas e seus RHs deverão se adaptar a esta nova realidade?

E você? Como você deverá se desenvolver para se antecipar às tendências e desenvolver as habilidades críticas para o futuro?

E aí?  Curtiu? Não deixe de compartilhar ou comentar o texto. Fazendo isso, você ajuda esta história ser econtrada por mais pessoas!

Outros artigos meus relacionados à este:

10 habilidades que você precisará desenvolver nos próximos anos.

Como os próximos anos irão revolucionar os negócios.

*** Para ler outros textos de minha autoria, clique aqui.

Daniel Capobianchi

Facilitador de Soluções Sustentáveis com Bambu | Transformando Arquitetura, Construção e Mobilidade Urbana

8 a

André Souza, sempre altamente embasado e mostrando em seus artigos como se faz para ter um pé no hoje e o olhar no amanhã! Ótimo artigo

Izabella Chequer

Gestora Comercial e Instrutora | Sales Manager and Trainer - Dale Carnegie Training

8 a

Adorei, André. Este é o nosso desafio como profissionais que lidam com os talentos das empresas. Cada vez mais é importante nos reconhecermos dentro deste acelerado desenvolvimento tecnológico, que vem para nos ajudar e efetivamente desenvolver o mundo. O que as máquinas fazem e ainda farão, jamais conseguiremos "superar". Mas somos a inteligência por trás da melhor utilização destas máquinas, da estratégia para que elas sejam efetivamente a alavanca. Precisamos então ser cada vez melhores no que a tecnologia não sabe fazer. Desenvolver habilidades para o crescimento acelerado (assim como o da tecnologia), do H2H. Na tua opinião, quais são estas habilidades essenciais? Valeu, abraço!

Sergio Donizete F. Jr.

PMO I Gerente de Projetos I Delivery Manager I Agile Master I Scrum Master I Associate Product Manager

8 a

Matei minha curiosidade. Gostei das ilustrações/vídeos e fontes usadas, parabéns!

Celia Alexandra

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/DHO

8 a

Sensacional! Parabéns pelo artigo, André Souza! Estou me especializando em longevidade (integro uma equipe de pesquisadores do CEGH-CEL - IB - USP) e, já há algum tempo, defendo que trabalharemos para além dos 70 anos. Com as mudanças que a disruptura vem causando, logo-logo, os ambientes organizacionais serão completamente refeitos: a high tech coloca jovens e seniores na mesma condição porque, todo dia, há o que aprender. Amo estes assuntos: Inovação tecnológica, Sociedade Mobile, Trabalho Remoto e Flexível, Sustentabilidade e, é claro, Longevidade. Por isso, estou me tornando Futurista profissional. Muito agradecida pelo excelente artigo. Felicidade! Um abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos