Como ser um especialista em vendas?
Trabalhar como vendedor é um grande desafio. Essa é a linha de frente em qualquer contato com clientes e leads, sendo uma das áreas mais importantes para manter o rendimento da empresa. O profissional em vendas tem um papel essencial, auxiliando as companhias no tão almejado sucesso.
Muitas vezes, a tarefa de se tornar um profissional qualificado nessa área pode não ser fácil. Por isso, separamos aqui 5 dicas para melhorar suas habilidades de venda. Acompanhe:
1. Nunca deixe de trabalhar o básico
Se suas vendas não estão indo muito bem, em vez de procurar a solução em mais tecnologia, ferramentas e recursos complexos, avalie sua atuação mais básica. Coisas como a forma que o cliente é abordado, postura corporal, meios de lidar com perfis específicos, etc. Essa mudança de atitude trará resultados bem melhores.
Claro que é possível aprender a vender mais usando redes sociais e outros recursos similares. Porém, um verdadeiro especialista em vendas não se torna estritamente dependente de nenhuma ferramenta. Apenas as utiliza para potencializar seus resultados.
2. Estude tanto quanto possível sobre o assunto
Acabamos de mencionar que existem perfis específicos de clientes. Se é assim, então existem formas mais eficientes de lidar com cada um deles. E um especialista em vendas tem sempre uma boa noção de como agir em cada situação, tanto pela sua experiência quanto pelo seu estudo. Tudo, incluindo sua linguagem corporal, é treinado para aumentar suas chances de conseguir fechar uma venda a mais.
O mesmo vale para os vendedores de posição ativa, que devem buscar seus leads espalhados no mercado. Saber onde eles se localizam e quais têm mais chances de comprar é algo básico para qualquer processo de venda.
3. Seja um “predador”
A palavra pode parecer forte, mas é a que melhor define um especialista em vendas. Predadores não ficam parados tempo demais. Eles se planejam, se movem e demonstram seu interesse em um objetivo. Leões e lobos avançam em criaturas muito maiores que eles sem medo e quase sempre conseguem o prêmio. Aranhas preparam uma teia em um local estratégico e avançam assim que a mosca cai.
E o mais importante: se ele não pega a presa, ele continua caçando. A negativa de algum cliente não deve ser um problema para um vendedor. Isso faz parte do dia a dia e não pode ser motivo de frustração. Um predador que desiste quando a presa escapa morre de fome.
4. Não confunda persistência e insistência
Um especialista em vendas não é aquele que fecha todas as vendas que tenta, mas sim aquele que consegue o maior faturamento ao longo do mês. Persistência fala do impulso de sempre buscar um novo cliente quando o anterior não responde. Insistência é quando o vendedor força uma conversa com um cliente que dificilmente comprará.
Não é necessário ter 100% de eficiência. Basta que seus 50%, 30%, ou mesmo 10% de aproveitamento sejam mais lucrativos.
5. Seja honesto em seu interesse pelo cliente
Clientes são pessoas, é sempre bom lembrar. E o que eles mais demandam de um vendedor é a sua atenção. E acredite, eles percebem sempre se o interesse acabou. Por isso, não “finja” estar envolvido com as dúvidas do seu cliente. Esteja de fato interessado! Esforce-se para responder com honestidade, ou poderá perder uma venda.
O que achou de nossas dicas para se tornar um especialista em vendas? Tem alguma recomendação para vendedores iniciantes? Então deixe um comentário!
Por Fábio Furtado dos Santos.