Como usar SCRUM em equipes grandes

Como usar SCRUM em equipes grandes

Quem adota o SCRUM como metodologia ágil para desenvolvimento de software (ou framework, na verdade) está acostumado a ouvir que é melhor utilizá-lo com equipes pequenas. Mas será mesmo que não dá pra usar SCRUM em equipes maiores?

Eu te digo que é possível sim. Talvez um único SCRUM master seja insuficiente para garantir o pleno uso e a remoção de impedimentos, mas o segredo está no product backlog, ou seja, a lista de requisitos necessários e desejáveis para o produto, que serão decompostos e refinados na hora certa, à medida em que o desenvolvimento ocorrer (a partir das reuniões, com a equipe estimando conjuntamente, escrevendo user stories, etc.)

A dica que dou neste sentido é usar apenas um product backlog, único, completo. A grande sacada aqui é fornecer visões específicas para a equipe. Por incrível que pareça existem pessoas usando vários product backlogs, alguns derivados de outros, o que exige um esforço desnecessário em mantê-los sincronizados e caminhando junto.

Para isso, agrupe-os de acordo com as metas que se deseja cumprir, assim cada equipe tem acesso ao que precisa se focar, ou seja, elas terão acesso à visões separadas, e como os requisitos estarão agrupados, não se corre o risco de desenvolver o que era meta de outra equipe ou atropelar tudo.

Além disso não se esqueça de continuamente revisar o product backlog, ele deve ser vivo e sempre atual, descobrindo e integrando novos itens necessários, alterando itens existentes, removendo os que estão antigos ou desnecessários, destrinchando os que ainda estão muito grandes, priorizando-os, usando as reuniões para preparar e refinar os mais importantes ou que estarão na próxima sprint, incluindo critérios de aceitação, etc.

Aliás, como o SCRUM não é um processo prescribente, que lhe diz exatamente o que fazer, nem sempre a visão do produto está completa, nem mesmo para fazer um product backlog. Neste sentido eu recomendo que antes de começar seja desenvolvido o modelo de negócios do produto, para deixar a ideia bem clara e entender seus focos e o que fica de fora. Também gosto de associar a técnica roadmap, pois assim consigo agrupar metas e versões imaginadas, trazendo para frente o que imagino que possa agregar valor mais rápido primeiro (mesmo que durante o desenvolvimento isso se modifique).

Se você está em um projeto ágil lembre-se a todo momento dos valores e princípios ágeis, se por um segundo você se esquecer dele não vai trabalhar em equipe, não terá uma atitude colaborativa. Cultive e valorize a todo momento a comunicação entre as pessoas e a frequência, deve ser contínua e clara, sem ruídos. A definição de pronto também deve ser muito clara para a equipe.

Já escrevi sobre assuntos relacionados em:

Dirceu Resende

Microsoft MVP | Microsoft Certified as: Azure Solutions Architect Expert, Azure Data Engineer, Azure Administrator, Database Administrator, Enterprise Data Analyst & Power BI Data Analyst

7 a
Felipe Raimo

Gestor de Tecnologias Educacionais | Infraestrutura Cloud | Especialista LMS Moodle | Líder de Desenvolvimento Web/App

9 a

Flavia muito legal a publicação ;) "Cultive e valorize a todo momento a comunicação entre as pessoas e a frequência...contínua e clara, sem ruídos..." é bem isso mesmo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos