Como utilizar metodologias ágeis para gerir a carreira

Como utilizar metodologias ágeis para gerir a carreira

Você já se sentiu preso em uma rotina profissional que não te inspira mais? Aquela sensação de estar "na zona de conforto", mas, na verdade, estagnado? Muitas vezes, nos encontramos em situações que, a princípio, parecem seguras, mas que, com o tempo, nos levam a uma profunda insatisfação profissional.

Assim como um sapo que, lentamente, se acostuma com a panela de água fervendo, podemos nos acomodar em uma carreira que não nos realiza. Hoje, vamos explorar como as metodologias ágeis podem te ajudar a tomar decisões mais assertivas e a construir uma carreira mais alinhada com seus objetivos.

Você já deve ter ouvido falar em metodologias ágeis. Caso não tenha, eu explico resumidamente: metodologias ágeis são um conjunto de práticas e princípios usados na gestão de projetos complexos, com foco na adaptação e flexibilidade.

 

Um ponto importante sobre metodologias ágeis é entender que, ao gerir um projeto complexo, os erros são inevitáveis – eles fazem parte do processo. A chave está em errar rapidamente para corrigir a rota rapidamente. Essa lógica vale tanto para projetos quanto para nossas carreiras, afinal, a construção de uma carreira também é um projeto complexo.

 

 

Sprint de carreira com prazos

Imagine sua carreira como um sprint: um ciclo curto de trabalho com um objetivo claro e prazo definido (um, dois, dez anos, enfim). Ao final de cada sprint (um projeto, ano ou nova função), você avalia o resultado, aprende com os erros e define os próximos passos. Essa abordagem permite que você ajuste sua rota conforme necessário, evitando que fique preso em um caminho que não te leva a lugar nenhum.

 

Na construção do meu projeto de carreira, eu utilizei metodologias ágeis para corrigir rotas algumas vezes.

Aos 40 anos, eu ocupava o cargo de diretor-superintendente do SEBRAE: tinha um excelente salário, carro com motorista, assistentes, secretárias... enfim, o sonho realizado. Tudo parecia estar no lugar, exceto por um detalhe: eu me sentia como o sapo que permanece tempo demais na panela fervente. Estava inquieto.

Depois de 20 anos construindo uma carreira sólida, tomei a decisão de pedir demissão para seguir um caminho que parecia mais alinhado com minhas ambições pessoais. Aceitei o desafio de ser diretor-presidente em uma empresa do setor financeiro.

Na primeira vez, levei 20 anos para pedir demissão; dessa vez, demorei apenas 40 dias. Inclusive, virei notícia: “O brasileiro que abriu mão de um emprego de R$900 mil para empreender”. Vocês devem imaginar que eu quase causei um infarto no meu velho pai.

 

Errar rápido para corrigir rápido

Eu sei que minha trajetória é diferente da sua, mas talvez a lição que aprendi possa ajudar você a tomar uma decisão difícil: se é para errar na carreira, que seja rápido, para poder corrigir a rota quanto antes. O novo emprego não é o que você esperava? Considere sair antes que a "água esquente demais".

A empresa oferece um bom salário, mas não traz propósito? Avalie a possibilidade de se planejar financeiramente para buscar algo que realmente faça sentido para você. A carreira que você escolheu aos 18 anos não é o que imaginava? Considere explorar caminhos mais alinhados com seu propósito pessoal.

Aplicar a metodologia ágil na própria carreira não recupera o “tempo perdido”, mas pode tornar a gestão da sua trajetória mais eficiente. Insistir em uma decisão ou em um emprego inadequado não fará, magicamente, com que essa escolha se torne certa.

Às vezes, recalcular a rota é a melhor solução, e aqui vale o ditado: antes tarde do que nunca.

 

Recalcular e recomeçar

Pedir demissão nunca é uma decisão simples; exige planejamento, além de preparo emocional e financeiro. Mas passar anos em um emprego sem propósito ou sem perspectivas de crescimento também tem seu custo —  geralmente um custo que o dinheiro não consegue pagar.

São essas mudanças – trocar de emprego, mudar de cidade ou país —  que nos trazem oportunidades para redescobrir nossos valores e talentos.

A decisão de mudar é sempre complexa, mas é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ao aplicar princípios das metodologias ágeis, podemos tomar decisões mais eficazes, minimizar os riscos e construir uma carreira mais alinhada com nossos valores. A vida é feita de ciclos, e é fundamental estarmos abertos a mudar quando necessário.


E então, qual será o seu próximo sprint?

Edmar Teixeira

l Gestão Comercial I Gestão de Canais I Desenvolvimento de força de vendas I Governança I Cyber Security l GRC/IRM l Infraestrutura l Cloud l Identidade l Estratégia de novos mercados |

1 m

Excelente

Claudio Jr.

Founder @ Riverdata | PUC Angels Mentor | Data Science, Corporate Innovation | LinkedIn Top Voice

1 m

Excelente artigo, Allan Costa!

Marco Antonio Bravo

Socio Executivo na Menezes & Bravo Consultores Associados

1 m

Concordo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos