Como você se vê daqui a 10 anos?

Como você se vê daqui a 10 anos?

Esta sensação do momento de comparar 2009 com 2019 nas redes sociais me fez refletir um pouco sobre planejamento pessoal. Refleti sobre como estou agora e como estava a 10 anos atrás. E o mais importante, refleti sobre como eu quero estar daqui a mais 10 anos.

Para algumas pessoas este tipo de reflexão pode ser algo que é motivo de orgulho. Para alguns, pode não significar nada, pois provavelmente estão na mesma. Para outros, o fato de estar na mesma ou de ter regredido de alguma forma pode ser motivo de grande frustração.

O fato é que no dia-a-dia acabamos por flagrar a nós mesmos vivendo de maneira impulsiva, sem levar em consideração um objetivo maior ou um propósito. O problema é que se esta percepção for tardia, corremos o risco de junto dela sermos “presenteados” com uma grande decepção.

Mas chega de reflexão. O objetivo deste artigo é falar dos próximos 10 anos sob uma de planejamento. Quero encorajar você a ter um projeto de vida, seja ele no âmbito profissional, pessoal ou social. Ter um projeto ajuda a definir qual é seu objetivo, quais os recursos necessários para atingi-lo e quando você irá conseguir atingi-lo.

Segue algumas dicas para que você crie, execute e cumpra seu projeto de vida:

1 – Definir seu objetivo

Também conhecido como escopo, significa onde você quer chegar. Qual será o resultado obtido depois de todo o esforço realizado.

Defina objetivos tangíveis, que agregam valor e que sejam alcançáveis. Se você falhar em alguma destas características há uma grande chance de seu projeto não ter sucesso. Comece com objetivos menores e vá evoluindo à medida que você os alcançar.

2 – Definir esforço e recursos necessários

Descubra o que será necessário para que seu objetivo seja alcançado. Pode ser recursos financeiros, materiais, humanos, intelectuais, etc. Pode ser esforço pessoal ou terceiro, manual, mecânico, digital e etc. Certifique-se de que você tem ou terá tudo que precisa para continuar sua jornada em direção a seu objetivo em tempo hábil.

Se algum recurso necessário para atingir seu objetivo não estiver ou ficar indisponível, seu projeto para, e com isso você tem que planejá-lo. A falta de recursos pode inclusive tornar um projeto inviável.

Cuide para que seu recurso não se torne um objetivo em um projeto menor, mas se for este o caso, faça o que tem que ser feito.

3 – Prazo

Todo projeto deve ter um prazo de execução e sua execução deve ser dividida em etapas menores. Determine uma data fim para você atingir seu objetivo e determine datas de início e fim para cada tarefa a ser executada. Lembre-se de que as tarefas consomem recursos e exigem esforço além de poderem ser predecessoras ou sucessoras de outras tarefas em um nível de dependência.

Saber o que você deve fazer, como e quando é imprescindível para o sucesso do projeto. É na realização das tarefas menores no prazo estabelecido que você terá indicadores quanto ao andamento do seu projeto.

O projeto pode atrasar ou pode ser antecipado. O que não pode acontecer é abrir mão do objetivo em um tempo hábil, pois se o atraso for muito grande quando o objetivo for atingido ele pode não agregar mais o valor que era esperado no início do projeto.

4 – Enumere riscos e planos de ação

Todo projeto está sujeito a riscos, sejam eles por fatores internos ou por fatores conhecidos ou desconhecidos. Pode ser a indisponibilidade de um recurso, pode ser algum imprevisto, mudança de objetivo, prazo e etc. O fato é que você deve enumerar o máximo de riscos e para cada um, estabelecer um plano de ação para mitigá-lo.

Ao estabelecer riscos, verifique o impacto de cada um. Há riscos cujo impacto é mínimo, há riscos que impactam o projeto, mas que podem ser contornados e há riscos que caso se materializem, inviabilizam o projeto.

5 – Registre tudo!

Não há problemas em projetar algo para sua vida somente em sua mente. Mas com toda certeza o fato de você escrever isto em um papel, documento ou planilha formaliza e torna externo seu propósito, fazendo com que você lide com ele de uma maneira diferente.

Dê ênfase as vitórias e entregas menores, registre os problemas e aprenda com eles. Verifique se você não está saindo do caminho trilhado na definição do seu objetivo e seja persistente, há projetos problemáticos que exigem muito de você.

Faça seu projeto, execute-o e entregue a si mesmo algo que antes era virtualmente impossível de conseguir. Você vai se surpreender, seja com a entrega do projeto ou com as lições aprendidas.

Post original

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos