Competências em Gerenciamento de Projetos
A Maturidade em Gerenciamento de Projetos tratada na literatura, engloba a competência, em três dimensões: indivíduos, equipes e organizações.
Temos uma ênfase exagerada em relação ao indivíduo (no Brasil foco em geral cai no Gerente de Projetos) e nos esquecemos das equipes e da própria organização.
Um dos autores mais ricos sobre o tema é Frame (1999), ele propõe que a Competência em Gerenciamento de Projetos seja analisada, entendida e desenvolvida em três níveis ou dimensões:
Primeiro - Competência individual: esta dimensão aborda a questão - "quão capazes são as pessoas que trabalham no projeto?" (FRAME, 1999, p.8).
Nos projetos nos quais se utiliza a abordagens tradicionais, em geral há cinco diferentes profissionais envolvidos: o gerente de projetos; o patrocinador; o pessoal técnico; gerentes funcionais e equipe de suporte.
Já nos projetos nos quais se usam abordagens ágeis temos entre outros: team lead; product owner; architecture owner; membros da equipe.
Frame sugere a seguinte lista de competência para o Gerente de Projetos (FRAME, 1.999, p. 47-48): a) orientação para resultados; b) atenção para os detalhes; c) possuir forte compromisso com o projeto; d) consciência dos objetivos organizacionais; e) ser consciente da politica organizacional; f) ser consciente dos custos; g) conhecer o negócio; h) ser capaz de compreender as necessidades dos membros da equipe de projetos, dos gestores funcionais e dos clientes; i) ser capaz de lidar com ambiguidade, contratempos e frustações; j) possuis boas competências como negociador; k) possuir conhecimento técnico sobre o escopo do seu trabalho.
Nenhum profissional ira apresentar lista completa destas competências todas com alto domínio, pois todos temos pontos fortes e fracos, mas ampliar a cobertura desse conjunto de habilidade torna o profissional um gerente de projetos mais efetivo (FRAME, 1.999 0.49).
A lista não é uma receita, ela varia em razão de diversa variáveis, acrescentando e reduzindo a relevância de algumas competências indicadas em razão do ambiente e contexto organizacional no qual o projeto é executado.
Segundo - Competência de equipe: "não é suficiente ter pessoas altamente capacitadas para um projeto. (...).
Equipe formam as unidades básicas dos projetos" (FRAME, 1999, p. 8).
Equipes competentes são capazes de prover soluções melhores, mais baratas e rápidas comparadas com equipes medianas, então se define a competência de equipe em relação a sua capacidade de operar de maneira rápida, efetiva em custos no desenvolvimento de soluções ou superação de desafios (FRAME, 1.999, p. 137).
Terceiro - Competência organizacional: "(...) Organizações focadas em competência, como apoio aos seus trabalhadores na realização de seus trabalhos, tão eficaz quanto possível (...)" (FRAME, 1999, p. 9).
As competências organizacionais são demonstradas na manutenção de um ambiente no qual os funcionários são suportados na realização do melhor trabalho possível e elas incluem (FRAME, 1.999 p. 182-183):
Recomendados pelo LinkedIn
Gestão de Projetos madura, só é possível quando as três dimensões apresentam bom desenvolvimento e integração, caso contrario não se sustenta a longo prazo.
Para se atingir níveis elevados de competência em gerenciamento de projetos, Frame (1.999, p. 213-214) alerta ser necessário:
A competência em gerenciamento de projetos seja individual, da equipe ou da organização, é aprendida e desenvolvida!
Gerenciamento de Projetos, uma das mais promissoras áreas de desenvolvimento profissional no mundo moderno!
Referências:
FRAME, J. Davidson Project Management Competence: bulding key skills for individuals, teams and organizations. EUA: Jossey-Bass books, 1999.
Maturidade em Gerenciamento de Projeto: https://lnkd.in/dJyqhps
Dimensões da maturidade em GP: https://lnkd.in/dBcCWpU
Modelos de Maturidade e KPMMM®: https://lnkd.in/dX4QMjx
Modelo de Maturidade Prado-MMGP®: https://lnkd.in/dViDSeF
Evandro Luiz de Oliveira profissional de Gerenciamento de Projetos | PMO | Melhoria de Processos & Treinamentos. Um apaixonado pela ciência, tecnologia, literatura, poesia e filosofia. Professor e palestrante, pois acredita na educação e no conhecimento como um caminho para transformar a vida das pessoas, organizações e sociedade.