A competição está na base do sofrimento psíquico
Foi por meio da cooperação que, como seres humanos, conseguimos nos proteger, caçar, passar os genes a frente. Foi através da humildade e do reconhecimento de que sozinhos não chegaremos a lugar nenhum.
O ser humano passou a competir, muito recentemente na história; quando começou a domesticar animais, armazenar recursos e deixar de viver em comunidade. Com isso, surgiu o comportamento de acumular e com ele, a ideia de quer era necessário ter mais que os outros para “garantir” a sobrevivência.
Nossa cultura estimula muito mais a competição do que a colaboração e esta pode ser uma das principais causas do sofrimento humano e dos prejuízos para a saúde mental, porque a competição nos afasta da nossa essência.
Quando começamos a ter medo de seremos superados por colegas, concorrentes ou máquinas temos um aumento do nível de ansiedade, tensão e insegurança, gerando sofrimento psíquico.
Ao priorizar a tecnologia e as relações voltadas unicamente para o alcance de metas e desempenhos sempre inalcançáveis, as empresas deixam de lado o trabalhador e sua humanidade.
Recomendados pelo LinkedIn
A competitividade externa generalizada tem levado à competição dentro da empresa, reforçando o sentimento de hostilidade entre os colaboradores, na luta por se manterem e se destacarem em sua atividade profissional. Em termos organizacionais, a imposição de metas sempre altas e desenfreadas, pressão por resultados, “tudo é para ontem”, quadro de pessoal reduzido, tem causado impactos na rotina e comportamento dos profissionais, influenciando significativamente sua saúde mental. Desde cargos executivos até o operário do chão de fábrica, todos estão expostos e vulneráveis a essas condições.
Psicologicamente, é como se as pessoas vivessem em constante ameaça e este fato faz com que o corpo e a mente respondam ao perigo produzindo stress, ansiedade, medo e em última instância, o burnout.
É possível prosperar, lucrar e alcançar metas saudáveis numa cultura de COLABORAÇÃO. É a colaboração que gera a segurança psicológica, tema em evidência atualmente.
A competição nos afasta da nossa essência, já a colaboração dá significado às relações e ao trabalho.
Professora em busca do primeiro emprego
1 aMuito bom o artigo!