Comprometimento Corporativo
Na sua forma mais simples, as pessoas se dividem em apenas dois grupos: grupos formais e informais. É extremamente delicado quando um começa a sobrepor o outro. Amizades por interesses e interesses sem foco no resultado, visando apenas amizade. Complicou? Não é a toa que a cada dia as organizações carecem de líderes com foco em pessoas e desenvolvimento.
O resultado alcançado com foco na cobrança é forjado e tem prazo de sustentação curto, ou seja, em pouco tempo o grupo de execução se estafa, desmotiva e parte para outra jornada no mercado de trabalho (quando não, acabam se tornando colaboradores rotineiros e apagados, sem grandes contribuições).
Ofereça uma causa e não apenas uma meta contratual, procure criar grupos de trabalhos, faça o mapeamento da sua equipe e procure descobrir o que realmente motiva cada um. Alinhe os objetivos profissionais da empresa com os objetivos pessoais de cada um, e se ainda assim parecer distante a harmonia e alto desempenho do time, coloque a mão na massa e lidere pelo exemplo. Muitas vezes o comprometimento não é alcançado pelo grupo formal (hierarquia, respeito ao trabalho, remuneração entre outros), em boa parte pode se alcançar com o respeito ao colega de trabalho e a amizade (o tal do grupo informal), por isso uma das tarefas mais complexas de um bom líder, será identificar e colocar a pessoa certa...no lugar certo!