Comprometimento, o que o líder espera da equipe.
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Comprometimento, o que o líder espera da equipe.

É bastante comum ouvir dos líderes durante os cursos o quanto eles gostariam que seus profissionais estivessem mais comprometidos com suas tarefas. Mas pergunto: Existe uma definição clara sobre a palavra comprometimento?

Para alguns pesquisadores como Moylan “o funcionário comprometido tem, além de compromisso com a carreira, também um compromisso com a empresa”. Ainda segundo ele “esse perfil de funcionário surge, em parte, pela maneira com que a empresa o conquista”. Em minha vivência percebo que há por parte dos líderes uma expectativa que os profissionais, independentemente do momento da empresa ou do mundo, irão se posicionar de forma proativa junto às necessidades da organização e trabalhar além do horário contratual sem queixas; deixarão o celular ligado 24 horas à disposição da empresa; e, se necessário for, não sairão de férias, pois, afinal de contas, é isso que muitos líderes fazem. Daí vem a grande frustração, pois os objetivos pessoais e profissionais de cada um mudam e, se o líder projetar o que para ele é o ideal, provavelmente ele nunca perceberá quando um profissional está comprometido.

Acredito que um profissional comprometido é aquele que produz o esperado pela empresa, além de ter motivação para outras atividades solicitadas, encarando-as como desafiadoras, mas não necessariamente vejo um profissional comprometido naquele que deixa de viver sua vida pessoal em favor da empresa, pois poderá  existir frustrações familiares, sociais e amorosas que com o tempo interferirão fortemente nos resultados do trabalho. O equilíbrio faz parte da existência humana, todo e qualquer excesso sempre nos prejudica, seja no aspecto emocional ou físico.

Na própria natureza, observa-se com muita facilidade esse equilíbrio e nós fazemos parte da natureza. Quando há o desequilíbrio acontecem os desastres naturais, como enchentes, queimadas, aquecimento global. Quando a empresa cobra além do que o profissional pode fornecer e ainda quando a empresa não possibilita tempo e espaço para o profissional se desenvolver, surge a desmotivação e o máximo que o profissional consegue apresentar é o cumprimento de seu dever, ou seja, a tarefa realizada com qualidade e só, e essa postura classifico como envolvimento.

Para as empresas terem profissionais comprometidos, primeiro ela precisa definir claramente o que essa palavra significa para a organização. Mostrar essa expectativa para os profissionais, promover situações de desenvolvimento para líderes e liderados e incentivar as posturas que estão dentro das expectativas da empresa.

Quanto mais clara estiver a definição da palavra comprometimento e da postura em relação ao que a empresa considera adequado, maior se torna a transparência, e os líderes poderão diagnosticar junto a suas equipes se há ou não comprometimento, caso contrário haverá o julgamento apenas pela experiência do líder e a empresa corre o risco de perder talentos.


Priscila Helena Franco

Gente e Gestão | Projetos estratégicos | Design organizacional | Desenvolvimento de pessoas | Organizações Sociais 🌻

3 a

Compromisso genuíno é a base de toda relação.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tânia Zarpelão

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos