Compulsão alimentar não é sua culpa
Ha inúmeras causas para não se conseguir manter o peso. Este problema acomete a maioria das pessoas em todo o mundo.
Obesidade mais que uma doença, é uma síndrome, um conjunto de sinais e sintomas com diversas causas.
A obesidade não é sua culpa
Muitas vezes o comer a mais ou errado é consequências de distúrbios hormonais, distúrbios psicológicos e neurológicos.
Não conseguir fazer atividade física assim como não perder peso com a atividade física é influenciada pela genética.
É comum mulheres que são inteligentes para sua vida acadêmica ou profissional, persistentes e habilidosas para acomodar os horários dos filhos com inúmeras atividades (inglês, natação, “fono”, etc.), mas que não conseguem exercer estas qualidades no controle do peso.
Características do humor, do “temperamento”, da personalidade, são causas que dificultam a manutenção da persistência, coerência, ou da “força de vontade” no tratamento da obesidade.
A ansiedade e a depressão são responsáveis pela interrupção de inúmeros tratamentos e esta é a explicação do abandono da dieta, pela “briga com o namorado” ou por “falta de força de vontade”, etc. Estas “alterações” são passiveis de tratamento medicamentoso.
Há quadros psíquicos como Transtorno Compulsivo Alimentar Periódico que se caracteriza por episódios nos quais há a impressão de que não se consegue parar de comer, ou a
Síndrome do Comer Noturno que faz com que a maior parte da alimentação ocorra após as 17 horas, sono intranquilo e ausência do apetite pela manhã e que têm boas respostas com medicamentos específicos, prescritos pelo endocrinologista.
É por este motivo que o tratamento do sobre peso deve ser conduzido por profissional que esteja habilitado em avaliar os quadros neurológicos e as nuances emocionais e comportamentais que fazem parte do quadro.
Dr. Joffre Nogueira Filho
Tel (011) 3885 5066