A Comunicação Corporativa de forma estratégica

A Comunicação Corporativa de forma estratégica

Como a comunicação corporativa gera valor às organizações?

A comunicação corporativa é uma ferramenta de extrema importância para auxiliar as empresas no alcance dos seus resultados e, principalmente, para proteger o valor das organizações.

Podemos entender como valor de uma organização 3 pontos:

- Valor econômico-financeiro: capacidade de uma empresa obter resultados com a sua operação, reinvestir para a melhoria e inovação do negócio, assim como honrar com os seus compromissos financeiros.

- Posicionamento da Marca: aqui, basicamente, me refiro ao branding da empresa, ou seja, como ela se posiciona diante do seu mercado de atuação. Nesse sentido, é como uma organização se comunica para ser reconhecida de uma determinada forma junto ao seu público-alvo.

- Reputação: é como os ambientes (interno e externo) reconhecem uma empresa, independente de como ela espera ser vista.

Para os três fatores citados, a comunicação é algo de extrema importância para o sucesso de uma organização e, por esse fator ela está presente nos 4 princípios da governança corporativa, onde podemos identificá-la nas seguintes formas:

  • Transparência: sem dúvida alguma, aqui a comunicação é a ferramenta direta e fundamental para que as empresas utilizam para gerar negócios, se posicionar diante do seu público e até mesmo em situações de crises que envolvam o nome da organização. Vale ressaltar que isso ocorre tanto para o ambiente externo quanto também para o ambiente interno da empresa. Quanto melhor ocorrer a comunicação para os colaboradores e acionistas, ou seja, quanto mais transparente ela for, a empresa obtém ganhos inestimáveis, tais como:

- Maior conhecimento da direção da empresa;

- Sentimento de pertencimento das equipes;

- Redução de turnover;

- Ambiente colaborativo com maior exposição de ideias de todos os envolvidos.

  • Equidade: para que uma empresa tenha equidade nas relações entre todos, a comunicação é algo que, sendo realizada de maneira adequada, garantirá que todos se sintam em um ambiente sem injustiças ou diferentes privilégios, claro que resguardados as devidas proporções de níveis de confidencialidade e, ainda sim, respeitando a forma como realizá-la com os diferentes públicos, garantindo o maior entendimento entre todos.
  • Prestação de Contas: a disponibilização de reportes econômico-financeiros e relatórios de sustentabilidade, por exemplo, são formas como as empresas realizam a sua comunicação a todos os seus stakeholders e demais interessados em saber sobre a governança, saúde financeira, práticas realizadas e as decisões escolhidas para o futuro das atividades.
  • Responsabilidade Corporativa: buscar a perenidade da organização e a visão de longo prazo é algo que impacto todo o sistema em que a empresa atua e, com isso, a comunicação da visão de futuro deve ser realizada constantemente para auxiliar nas tomadas de decisão de todos os envolvidos e interessados.

A comunicação, o Valor e a Crise?

Atualmente, as empresas possuem diversos canais de comunicação e ferramentas que contribuem para o posicionamento constante junto ao seu público. Saber se posicionar, de forma constante, faz com que a empresa apresente vantagem competitiva diante dos seus concorrentes que não fazem. Além disso, evita com que qualquer informação, infundada sobre a organização, seja aceita com facilidade em qualquer situação e isso ajuda a trazer valor à organização.

Com a velocidade com que a informação circula atualmente, incluindo as falsas notícias, é necessário que as organizações estejam preparadas para caso uma crise seja materializada e deve saber a melhor forma para se posicionar para cada caso. Em algumas empresam já existe uma estrutura para lidar com essas situações, conhecidas como Comitê de Crise. Este, tem como principal função, estabelecer e aplicar, quando necessário, ações para que a empresa possa se posicionar da melhor forma em situações em que um risco for materializado e mitigar ao máximo o impacto ao negócio e, diante dessas situações, a transparência, através da comunicação, é um fator decisivo para que a empresa não tenha o seu valor afetado negativamente.

Com isso, podemos observar que a comunicação corporativa é uma ferramenta que deve ser utilizada de forma estratégica, tanto para capturar oportunidades de mercado, como também à auxiliar no posicionamento da empresa em meio ao cenário onde atua, contribuindo até para o maior reconhecimento do seu valor diante da sociedade.

Ana Fernandes

Contadora / Gerente de Controladoria / Controller

1 a

Importantíssimo e fundamental!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos