Comunicação interna: como anda a produtividade da sua empresa?

Comunicação interna: como anda a produtividade da sua empresa?

As habilidades técnicas dos colaboradores abrangem os conhecimentos técnicos e práticos para desempenhar as funções, mas você já pensou quais outros elementos influenciam na produtividade da sua empresa? Discuto neste artigo um ponto importantíssimo para engajar a equipe e melhorar os resultados: a comunicação interna.

A crise sanitária do novo coronavírus intensificou muitos debates em relação ao ambiente de trabalho e a saúde mental do colaborador, mas esse não é um tema novo. Há tempos o conceito de bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são colocados como uma demanda de investimentos pelas grandes organizações. Veja bem que eu disse investimentos, não gastos, porque eles geram retorno para a empresa.

A comunicação interna faz parte dessa série de ações destinadas ao colaborador e apesar de ser uma ferramenta simples, pode ser muito eficaz. Segundo o estudo da PMI, cerca de 56% dos projetos mal sucedidos fracassam devido à problemas na comunicação, isso significa 21% de todos os projetos e cerca de U$ 75 milhões perdidos por causa de alguma questão relacionada à má comunicação.

O principal objetivo ao trabalhar a comunicação interna é informar os profissionais sobre o que acontece na instituição, desta maneira aprimorando e estreitando o relacionamento entre empresa e indivíduo e tornando o trabalho mais colaborativo e agradável. Essa estratégia é geralmente comparada com as ações de endomarketing, que visam o profissional como um cliente interno. 

Os benefícios que esse investimento pode gerar podem ser coletivos ou individuais, dentre eles: a retenção de talentos devido ao profissional se sentir valorizado pela organização que quer se comunicar com ele; o aumento da produtividade ao conseguir identificar e resolver as pequenas lacunas na compreensão de temas pertinentes ao trabalho; a motivação dos colaboradores já que o ambiente de trabalho se torna mais agradável e com desenvolvimento constante; e também ganhos de competitividade, afinal, uma equipe integrada e atualizada é capaz de enfrentar mais e melhores desafios. 

A integração do colaborador sobre as novas contratações, aquisições e objetivos da presidência é mais que necessária. Um exemplo é o homem que vai remar um pequeno barco no oceano, ele pode desenvolver muito bem sua função e ser rápido no que faz, porém se ele não souber o caminho para onde vai, pode precisar refazê-lo e mudar de rota muitas vezes até que chegue ao destino. 

Para discernir quais são as principais demandas dos profissionais da sua empresa e construir um calendário de ações internas é necessário um olhar intencional para a equipe. De fato, a busca por colaboradores “mais felizes” e que “vistam a camisa” não passa por uma falha no recrutamento dos talentos que compõem o quadro operacional da empresa, mas sim por essa atenção ao profissional e por sua identificação com a marca. 

E aí você pode me perguntar, como posso fazer isso? O trabalho de comunicação interna pode ser feito a partir de reuniões pontuais no início do dia, quadros murais, e-mails, palestras, redes sociais com mais adesão pelos colaboradores, enfim. A maneira de trabalhar essa comunicação vai depender das características da própria equipe, tais como idade, gênero e outros detalhes sobre suas preferências de conteúdo.

Acredito que uma boa maneira para começar esse tipo de trabalho é buscar estratégias para difundir a missão, a visão e os valores da organização, que transmitem, ou deveriam transmitir, a essência e os anseios da empresa. Posteriormente podem ser repassadas outras informações sobre pequenas conquistas dos setores, aparições na imprensa e demais feitos pela empresa. Assim é possível iniciar um trabalho de identificação e dar os primeiros passos para a elaboração de uma cultura organizacional, mas isso é assunto para uma próxima conversa.  

Excelente artigo!👏🏻👏🏻👏🏻

Alessandra Teles

Mãe da Yasmin ❤️ | Gerente de Operações | Gerente Administrativo e Financeiro | Gestão de RH | Mentoria de Líderes | Instrutora Corporativa | Docente

3 a

Edmilson Jr. Caparelli, Paulo Balint Tobias, Super interessante! A gestão à vista é uma das ferramentas para evitar ruidos, apresentar resultados e gerar integração. Comunicação assertiva começa também por uma escuta ativa. E posso acrescentar que nesse mundo mais que dinâmico, muitas vezes vejo as pessoas sofrendo para criar reuniões, fazer pautas, atas quando a boa e velha ligação, ou até mesmo ir à mesa do receptor (para aqueles que não estão em home office), encurta demais o caminho e evita boas confusões.

Michele Vicentin

Impulsiono os resultados da sua empresa através de uma Comunicação Visual moderna e profissional!

3 a

Boa comunicação atua como termômetro de como andam os processos e o desempenho dos colaboradores. Um não exclui o outro e ambos fazem a roda girar em todos os sentidos, pessoas atualizadas com os progressos da empresa engajam muito mais. Adorei o tema e a provocação que ele gera.

Eloisa Neves de Souza

RP| Assistente Técnico| Gestao Social | Gestão Pública.

3 a

Hoje as empresas focam demais na perfeição dos seus colaboradores, desde a contratação. Desta forma , isso causa competitividade interna e prejudica a comunicação.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Edmilson Caparelli

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos