Concretagem - Lançamento de Concreto Convencional

Falaremos um pouco sobre lançamento de concreto convencional (concretagem). É importante lembrar que uma concretagem não se resume apenas em lançar e adensar o concreto. Os serviços de fôrma, armação, embutidos e limpeza são partes dos serviços de concretagem, entretanto, falaremos neste capítulo somente sobre uma concretagem convencional propriamente dita. As concretagens podem ser de pequeno, medido e grande volume. Podem ser simples ou de pequena, média e grande complexidade. O importante é que todas exigem cuidados e atenção, para que obtenha os resultados esperados.

Previamente a uma concretagem, o responsável técnico deve elaborar um planejamento, contendo pelo menos os seguintes requisitos:

Plano de concretagem - indicando pelo menos as características da peça a ser concretada; equipamentos de lançamento e de transporte a ser utilizado com suas características e capacidades de atendimento; tipos, capacidades e quantidade dos equipamentos de adensamento do concreto; tipos de traços de concreto a ser utilizados e os locais onde serão aplicados; tipo de lançamento – direto ou através de chutes/trombas, silo de transferência, calhas, correias transportadores, caçambas içadas por guindastes, tipos de bombas de concreto – se a bomba é rebocável ou auto-bomba, se é de lança ou estacionária, se é conjugada com mastro distribuidor de concreto ou não e sua capacidade; condições e distância do acesso entre a central produtora do concreto e a frente de concretagem; capacidade de atendimento da central produtora do concreto e central de gelo, quando necessário; quantidade e qualificação da mão-de-obra a ser disponibilizada para a concretagem; disponibilidade dos materiais (cimento, agregados, aditivos, água e gelo) que serão utilizados na fabricação do concreto; equipamentos e materiais para a realização dos ensaios na frente de concretagem (fôrmas para moldagem de corpos de prova, kit completo para ensaio de abatimento, termômetro, entre outros); plano de moldagem; estudo térmico; plano de controle e monitoramento da temperatura do concreto; altura de camadas e velocidade do lançamento; indicação da posição por onde iniciar a concretagem; plano de rigging, quando utilização de guindastes; indicação da altura de lançamento do concreto; plano de acabamento e cura do concreto lançado; controle e monitoramento dos fornecedores, incluindo plano de atendimento, principalmente quando o concreto é fabricado externamente; definição dos parâmetros do concreto para controle e recebimento no campo; condição da liberação para concretagem.

Previamente ao inicio da concretagem, o responsável pelo lançamento deverá verificar pelo menos o seguinte: condições do acesso até a frente de concretagem; testar / verificar as condições dos vibradores e dos equipamentos de lançamento do concreto, tais como, bombas de concreto, mastro distribuidor, guindaste, caçambas, correia transportadora, entre outros; verificar a disponibilidade dos materiais de apoio – mangueiras de água e ar comprimido, energia elétrica, pás, enxadas, iluminação para os serviços noturnos, lonas e bombas para proteção e drenagem em épocas chuvosas, espingarda para nebulização e cura do concreto; local para moldagem e controle / dosagem de aditivos; checar a quantidade e a qualificação de operários necessários para a realização da concretagem, acabamento e cura; planejar transporte e condições de apoio para as refeições, necessidades fisiológicas dos operários e troca de turnos; situação de liberação da peça a ser concretada; pedido do concreto à central produtora e/ou fornecedor e recebimento na frente de concretagem.

Estando atendido todos os itens anteriormente mencionados, o lançamento do concreto deve ser iniciado de acordo com o plano de concretagem estabelecido. Quando o lançamento for feito com o auxílio de caçambas, evitar descarregar a caçamba junto as fôrmas e embutidos. A altura de descarga do concreto em queda livre, deve ser limitada em torno de no máximo 1,50 m. O ideal que a abertura da caçamba seja o mais próximo possível da posição de descarga, evitando a segregação do concreto. As subcamadas devem ter no máximo 0,50 m de altura para vibradores acima de 100 mm e para evitar a remontagem, suas cabeças devem ser afastadas umas das outras em torno menos 1,00 m, dependendo o tipo de caçamba utilizada.

Quando o lançamento for feito com o auxílio de bombas estacionárias, devem ser tomados todos os cuidados possíveis com relação a descarga do concreto em pontos concentrados e uso do vibrador para arrastar o concreto para sua posição final.

O uso de caçambas no transporte do concreto, bomba lança, bomba estacionária conjugada com mastro distribuidor e correia transportadora do tipo Telebelt e Rotex, quando bem utilizados, facilita a descarga do concreto na sua posição final, evitando o arraste do concreto com o vibrador.

Aspectos das cabeças de concretagem alinhadas , altura correta e protegidas contra a ação do sol e do vento e subcamadas afastadas corretamente entre si., altura das subcamadas

Cabeças de concretagem alinhadas, protegidas da ação do sol e do vento, altura e afastamentos corretos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Altura correta de descarga do concreto e do posicionamento da caçamba.

Quando o lançamento é realizado com o auxílio de chutes / trombas, deve ser dado atenção especial com relação a descarga do concreto, evitando o retorno e o entupimento das trombas com possibilidade de acidentes, como também, o acúmulo de concreto em pontos concentrados e a utilização do vibrador para o arraste do material até sua posição final, dentro da peça que está sendo concretada.

Seja qual for o tipo de equipamento utilizado no lançamento do concreto, não deve ser tolerado subcamadas com altura superior a 0,50 m, cabeças remontadas (superpostas) e desalinhadas e, subcamadas com alturas diferentes umas das outras. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aspectos das alturas variáveis das subcamadas, caracterizando processo incorreto de execução.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aspectos da remontagem das cabeças de concretagem, procedimento incorreto.

Com relação ao adensamento que feito para retirar do concreto a maior quantidade de ar possível, o vibrador deve sempre permanecer na posição vertical ou próximo da sua verticalidade. Deve penetrar no concreto na altura total da subcamada + 5 cm, de forma a adensar a subcamada e fazer a costura entre o concreto das duas subcamadas. As cabeças de concretagens também devem ser costuradas, concreto já lançado e o concreto recém lançado de avanço. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Processo correto de adensamento - vibrador operando na posição vertical.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Processo correto de adensamento - costura entre cabeças de concretagem num mesmo avanço.

Na 1ª subcamada, o vibrador além da profundidade, deve permanecer imerso na massa do concreto por um tempo maior, até criar uma camada de argamassa que facilite a ligação entre concreto velho e concreto novo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aspectos da profundidade e do tempo de adensamento na 1ª subcamada, de modo a facilitar a formação da argamassa de ligação entre os concretos velho e novo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No adensamento do concreto próximo as armaduras com maior densidade de ferros, deve ser tomado cuidado com a formação de bolsões de pedra junto as ferragens (engaiolamento), exemplo na foto acima.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

As pedras resultantes da segregação do concreto, devem ser catadas manualmente com auxílio de pás e jogadas sobre a superfície do concreto fresco que está sendo lançado. Realizar revibração para incorporação destas pedras à massa do concreto e melhorar a compacidade dele - exemplo na foto seguinte.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A retirada da agulha do vibrador de dentro da massa do concreto, deve ser lenta e com o vibrador em funcionamento, para evitar a formação de buracos na superfície adensada.

O tempo de adensamento é definido pelo vibradorista durante a vibração do concreto, pois é uma variável que depende de vários fatores, entre eles o tamanho dos agregados, da quantidade de argamassa e da plasticidade do concreto que está sendo utilizado, da quantidade de ferro existente na peça que está sendo concretada, do tipo e da amplitude do vibrador utilizado. Desta forma, o tempo ideal de vibração pode ser definido, quando as bolhas que surgem na superfície do concreto, começam a diminuir e surgem um brilho acentuado na superfície adensada.

A distância entre pontos de penetração da agulha do vibrador na massa do concreto (Raio de ação), dependem também dos fatores mencionados no tempo de adensamento.

Com relação ao tempo de adensamento, é necessário cuidados e atenção para evitar o excesso de vibração, trazendo como consequência, a segregação e acúmulo dos finos para a superfície adensada e consequente enfraquecimento do concreto.

Para evitar danos às fôrmas, bem como, assegurar a aderência da massa do concreto nas ferragens, devem ser tomados todos os cuidados possíveis para que os vibradores não encostem nas fôrmas em nem nos ferros das armaduras.

Acabamento – é importante que ao final de cada camada de concretagem, o acabamento seja executado bem nivelado e sem pisoteamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aspectos de uma superfície bem nivelada e sem pisoteamentos no final de uma concretagem.

Cura – ao final da concretagem de cada etapa (camada), deve ser realizado a cura do concreto recém lançado. A cura pode ser feita por molhagem (aspersão de água) e por cura química (aplicação produto membrana).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Cura por membrana - aplicação de produto químico.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por aspersão de água - cura úmida.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Bruno Nunes

Gerente na TREINOTEC ENGENHARIA

1 a

muito bom, adorei o detalhamento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Antonio Brasileiro Gomes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos