Conexões profissionais: o poder do networking na gestão de projetos
Muita gente ainda não entende o que é networking e para que serve de verdade na carreira de gestão de projetos. Por esse motivo, é comum que muitos profissionais criem ideias genéricas sobre a sua finalidade, confundindo “fazer networking”, com ser o “bajulador” dos encontros.
Mas, como encontrar o equilíbrio? Como criar conexões reais? Como o networking te ajuda a alavancar a carreira?
Todas as respostas, você encontra nos tópicos abaixo!
O que é networking e para que serve?
Networking nada mais é do que criar conexões profissionais em ambientes formais ou informais, com a troca de ideias e informações. É justamente o que muitos profissionais procuram no LinkedIn, e-mail e outros canais.
O que impede as pessoas de não aproveitar os benefícios da rede profissional, muitas vezes, é a insegurança de estar no meio de estranhos. Mas, esse é um desconforto que pode ser melhorado aos poucos, contribuindo para a sua carreira.
Happy hour, conferências e eventos coletivos em geral, são bem tradicionais e, dentre tantos objetivos, o vínculo profissional é um deles. Só aproveite!
Qual é a importância do networking para a carreira de gestão de projetos?
Você já parou para pensar no quanto a transformação do trabalho em geral, está deixando tudo muito incerto? Hoje, aquele currículo repleto de competências, experiências e títulos, não tem o mesmo valor que anos atrás. Você concorda?
É fato que você precisa trabalhar suas habilidades em gestão de projetos, conforme sempre dizemos aqui na Maestria. Mas, sabe o que faz muita diferença também? A referência que você ganha a partir das conexões que você cria.
Por esse e outros motivos, o relacionamento profissional importa. É uma segurança que você tem diante das incertezas do mundo do trabalho, além da oportunidade que você ganha para conquistar posições maiores.
E, esses são alguns benefícios do networking para gestores de projetos:
5 segredos para criar boas conexões profissionais
Agora que você já sabe o que é networking e para que serve, qual é o próximo passo? Bom, o próximo passo é ser um bom networker. Veja!
1 - Escolha onde começar
Para formar sua rede de relacionamento profissional, é preciso vencer a timidez e apostar na construção da conexão. Saiba que ela nem sempre começa logo na primeira reunião ou café, mas é um trabalho contínuo.
2 - Compartilhe oportunidades
Se você encontrar uma oportunidade de emprego que se encaixa à sua rede profissional, por que não compartilhar? Seja colaborativo e proativo ao divulgar oportunidades, assim, haverá espaço para a retribuição.
Recomendados pelo LinkedIn
3 - Entenda que todo o lugar é passível de boas conexões
Você pode fazer networking em qualquer lugar, seja no elevador, na fila do pão ou na aula de ioga. Aproveite a casualidade e esteja aberto para conversas ou troca de ideias, sempre com muita leveza.
4 - Explore a linguagem corporal
O que nem todo mundo sabe é que a linguagem corporal influencia na forma como nos comunicamos ou nos relacionamentos.
Quer um exemplo clássico? Os braços cruzados durante a conversa.
Se você se mantém com os braços cruzados, a pessoa entende que não está aberto ou seguro na conversa. Porém, quando você está com os braços soltos, o contrário acontece.
Então, veja como anda a sua linguagem corporal e utilize ao seu favor durante a conversa.
5 - Encontre interesses comuns
Vale a pena procurar conexões com profissionais da mesma área ou com interesse comum, buscando além do currículo ou título que ele carrega. Se conecte de verdade, pergunte sobre os hobbies, vivências e outros assuntos, assim, os vínculos serão proveitosos.
O que você deve evitar ao fazer networking
Existem alguns erros que não são bem vindos na hora de praticar o networking. O primeiro deles é ser ansioso demais e acabar sufocando a nova conexão, sendo que o ideal é apostar na construção autêntica.
O segundo ponto que você deve evitar, é controlar a conversa o tempo todo, sem praticar a escuta ativa. Lembre-se de compartilhar o seu discurso, mas deixe o outro compartilhar também, inclusive, encontrando o equilíbrio entre o silêncio e a pausa natural da conversa.
Além disso, não seja indelicado e, mesmo em ambiente descontraído, procure se mostrar respeitoso, civilizado e profissional.
Outro ponto que merece atenção, é evitar vangloriar-se das suas realizações ou as dos outros. Lembre-se que é válido expor suas vitórias sem perder a humildade e receber a vitória dos outros sem se tornar o bajulador.
Agora, para finalizar, não perca o contato com suas conexões, aprenda a cultivar regularmente e tenha sabedoria para respeitar o espaço também.
Antes de partir...
Não perca a chance de evoluir sua trajetória profissional com nossos workshops exclusivos e mentorias personalizadas. Acesse o link abaixo e descubra como você pode alcançar o próximo nível em sua carreira.
Até o próximo!
Gerente de Projetos de TI | Especialista em Transformação Digital e Frameworks Ágeis | SAP e ERP | Scrum Master Certificada | Squad Leader | PMO | Portfólio | Green Belt | Governança
1 aÓtimo texto Paulo. Eu vejo o problema do networking como sendo um problema de comunicação, aliás comunicar bem no momento certo com a frequência e conteúdo assertivo deveria ser estudado desde cedo por todos, disciplina obrigatória em todo curso kkkk.