The Conf 2019 - como foi
A equipe da SEC4YOU foi conferir a terceira edição do The Conf !
Além do conteúdo, achamos muito interessante a proposta do evento:
- palestras em inglês: mesmo com a maioria dos palestrantes sendo brasileiros a ideia foi promover a vinda de palestrantes e participantes estrangeiros, algo comum em muitas cidades da Europa;
- auditório único: um único palco, dois palestrantes apresentando no telão simultaneamente, o público com a opção de escutar uma palestra ou outra com um fone de ouvido e o dispositivo usado em traduções simultâneas. Muito dinamismo!
O conteúdo do evento cobriu áreas de desenvolvimento voltadas a diversas linguagens e conceitos de desenvolvimento, deixando de lado a parte de gerenciamento. Pelo formato adotado, foi possível ver no máximo metade das palestras existentes - comentarei adiante algumas delas.
A equipe do NuBank apresentou um pouco de sua infraestrutura e como parte de sua solução de monitoração usa Prometheus , Graphana e Thanos.
Outra palestra interessante foi a de API a prova de balas da Globo.com :
Com a transmissão dos jogos da Copa do Mundo, a Globo chegou ao impressionante número de 1,2 milhões de usuários online. Para manter tanta gente online existem diversas estratégias que eles precisaram implementar, como o circuit breaker. Um fator interessante é que a ferramenta que eles fizeram já existe de forma nativa no API Gateway, uma das soluções que a SEC4YOU trabalha.
A parte de IA foi bem explorada, mostrando pesquisas de mercado sobre o assunto e o impacto social. Abordaram, por exemplo, o fato da cidade de San Francisco ter banido o reconhecimento facial e a previsão para cura do câncer até 2034.
Outros assuntos interessantes foram discutidos, tais como: fazer a sua própria SDK pode ser útil para sua empresa e o uso do microlitos que é uma fase intermediária entre o sistema monolito e o sistema em microsserviços.
O evento fechou com "chave de ouro" e palestras intrigantes: uso da programação junto com a música, engenharia reversa de um jogo de vídeo game clássico e uso de Python para análise de dados da missão espacial Gaia procurando por planetas semelhantes ao nosso!
Interessante que o título da palestra usa a expressão a find a needle in a haystack (achar uma agulha em um palheiro), quando na verdade achar uma agulha no palheiro seria mais fácil do que achar uma palha em um palheiro, não é mesmo?
Obrigado e até a próxima!