Conheça as 5 tendências (ou realidades) que irão impactar a Comunicação Interna em 2021
Eu considero a fmcom um dos melhores parceiros de Comunicação Interna do país. Mas não vamos confundir essa confiança com arrogância. Eu explico.
Há mais de 16 anos escolhemos o caminho de construir marcas para dentro (endobranding). Nossa visão de negócios e branding nos deu a base necessária para olhar para o colaborador (empregado, funcionário, como queiram) com a devida importância, afinal, ele é o único stakeholder que tem potencial para ser todos os outros – ele é consumidor, pode ser da comunidade (entorno) e investidor. E é certamente sociedade.
Por que não colocá-lo no foco da sua estratégia comunicacional para promover fidelização? Em todos os sentidos da palavra!
Há muito tempo estamos contribuindo com algumas das maiores (e mais legais) empresas com atuação no Brasil e no exterior. Colaboramos e desenvolvemos planejamento para CI, tocamos o dia a dia da comunicação com campanhas e canais, e medimos seus resultados para melhora constante.
Embora seja muito bom olhar para as nossas conquistas – nossas e dos nossos clientes – , somos bem realistas e entendemos os desafios diários enfrentados pelas equipes de comunicação – afinal, nós nos vemos como parte delas! Da verba reduzida à falta de apoio da gestão. E por isso temos muito a evoluir.
Todos os anos procuramos reunir as principais tendências de CI. A partir de referências globais de outras grandes empresas e agências, vemos na CI o ponto de partida para a construção de uma marca. Sempre assim: de dentro para fora!
Nossas premissas para uma CI de alto nível são a inovação, a colaboração e o protagonismo. Em 2021, a Covid-19 nos forçou a mudar (antecipar) muitas coisas, principalmente, o home office (a aceitação desse modelo de trabalho) e a digitalização (a toque de caixa) da Comunicação Interna. Juntamos tudo isso e aqui estão as tendências na nossa visão para o ano:
1 – Distantes fisicamente, mas conectados pela transformação digital
Com a mudança repentina para o trabalho remoto, os canais tradicionais de Comunicação interna, como revistas e quadros impressos, reuniões presenciais de equipe, entre outros, não são mais viáveis. Mesmo canais estabelecidos, como e-mail e intranet, estão sendo questionados. Medir o impacto da Comunicação Interna assumiu um novo nível de importância, e não é mais aceitável negligenciar o alcance de uma mensagem.
Claro, nem todo mundo está trabalhando remotamente, mas as empresas precisam se comunicar de forma mais eficaz e imediata por meio de canais digitais. Podem ser notificações em tempo real, lives/vídeos ou uma rede social corporativa: a principal diferença é a capacidade de atrair a atenção do colaborador instantaneamente e rastrear de forma confiável o impacto de suas mensagens.
2 – Linha de frente integrada nos fluxos da Comunicação Interna
Quem são esses colaboradores? Eles estão lidando com seu cliente, estão criando seu produto ou entregando as suas mercadorias nas casas dos consumidores. E, embora sejam eles que fazem as coisas acontecerem, são tradicionalmente os mais carentes quando se trata de acesso à mensagem, à tecnologia, à via de mão dupla, etc.
Ao elaborar seu planejamento de comunicação interna, é de grande importância considerar se este público está sendo contemplado em mensagens e canais. Não dá para publicar um texto na intranet e esperar que eles saibam disso do líder ou de um colega. Os colaboradores da operação precisam de acesso a canais de comunicação e tecnologia que se conectem a eles instantaneamente, fáceis de implementar e de usar, que criem uma rede de conexões com a equipe.
3 – Líderes preparados e equipados para seu papel como comunicadores
Conforme o trabalho remoto continua a aumentar e as pessoas ficam mais dispersas geograficamente, os líderes precisam ser diretos e transparentes em sua comunicação para manter as suas equipes alinhadas e envolvidas. Precisam também de ferramentas de comunicação de mão dupla para uma maior visibilidade de toda a organização.
Não podemos apenas passar o bastão para que eles sejam a voz da empresa. Os gestores devem ser capacitados para atuar mais pró-ativamente na comunicação e no uso de ferramentas digitais, simplificando os processos de CI e economizando tempo. Conectar a empresa e alinhar os colaboradores ao propósito da organização é o grande objetivo da liderança.
4 – Informação em tempo real por meio de fluxos ágeis e eficazes
Agora, as diretrizes, políticas e notícias que as companhias precisam compartilhar com a equipe estão mais voláteis e podem mudar a todo instante. Quando se trata de comunicar uma mudança, o atraso não é apenas indesejável, mas também perigoso.
O tempo é essencial. A necessidade de uma conexão instantânea veio à tona. Ferramentas digitais (redes corporativas internas, apps, entre outros) simplificam a conexão e permitem falar diretamente aos colaboradores por meio de seus smartphones ou outros canais, desde que acessível por todos.
Isso simplifica a distribuição de atualizações em tempo real, garantindo que todos recebam a mesma mensagem ao mesmo tempo. Notificações em tempo real, mensagens pop-up e instantâneas estão se tornando alguns dos principais veículos de Comunicação Interna em 2021.
5 – Visão holística do colaborador, com foco em bem-estar e saúde mental
A promoção da saúde mental, em conjunto com outras práticas que visam o bem-estar dos colaboradores, é uma tendência que foi potencializada com os efeitos da pandemia: olhar para os colaboradores de forma integral e humana. As iniciativas focadas em Diversidade e Inclusão também ganham força ao viabilizar ambientes de trabalho acolhedores e potencializar o capital humano.
Criar um local de trabalho verdadeiramente inclusivo leva tempo e demanda mudanças culturais. A construção de uma cultura empática passa, por exemplo, pela abertura de canais de feedback e espaços acolhedores para compartilhamento de experiências. Pesquisas anônimas permitem avaliar como os trabalhadores estão se sentindo e direcionar estratégias. Ações de sensibilização e conscientização, acompanhadas de transformações concretas na organização, promovem pouco a pouco um ambiente seguro e o bem-estar de todos.
---
Por fim, não esqueça que as tendências mudam, mas algumas coisas devem estar sempre presentes ao pensar em CI na sua empresa:
- Tenha um propósito e estratégia bem definidos
- Construa uma narrativa clara
- Gerencie os seus canais de maneira eficaz
- Construa uma rede interna de comunicação
- Promova o diálogo aberto e a colaboração
“Vestir a camisa” nunca foi tão importante. Afinal, a camisa é o que mais aparece em toda reunião por vídeo que fazemos hoje em dia, e faremos assim por muitos anos mais!
;-)
Liderança Orientada por Valores | Branding & Cultura Organizacional
3 aExcelente artigo, Felipe Queen! Você resumiu nos itens 2 e 3 o grande desafio da maioria das organizações, pois estão diretamente ligados ao sucesso do negócio e dependem exclusivamente de pessoas.