Conheça a análise SWOT e melhore seu planejamento
No atual cenário em que estamos inseridos, manter-se competitivo no mercado não é tarefa fácil. Existem muitos fatores, internos e externos, que ajudam a desacelerar uma organização. Identificar estes fatores e planejar ações para combatê-los é a melhor solução para traçar um caminho assertivo rumo ao sucesso.
Um dos métodos para analisar as fragilidades da sua empresa é o SWOT ou Matriz SWOT, também conhecida como FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Com ela, você pode avaliar aspectos internos e externos da organização e formular estratégias para obter um crescimento acelerado do negócio.
Confira quais os pontos da matriz SWOT:
Forças
O que a sua empresa tem de melhor? As características positivas da sua empresa, que a distinguem da concorrência, são consideradas como forças na Matriz SWOT. Para iniciar a metodologia, você precisa saber o que sua empresa pode oferecer, por isso você pode responder algumas perguntas que ajudam a estabelecer suas qualidades:
Quais são suas melhores atividades e recursos? Pense em quais as atividades você desenvolve que apresentam melhor qualidade, qual o produto mais qualificado que você oferece. Reflita sobre os recursos que você tem a oferecer, o que pode favorecer o cliente final.
Quais as vantagens e o envolvimento dos clientes? Responda com sinceridade quais são as vantagens do seu negócio, o que torna diferente dos outros. Pense como seus clientes recebem o seu produto e se eles reagem melhor do que o da concorrência.
Fraquezas
Nada é tão bom que não possa melhorar. Reconhecer seus pontos fortes é um ponto interessante, mas a sua empresa também possui fragilidades e pontos que podem ser fortalecidos. Uma das etapas da análise SWOT é pensar nos fatores que prejudicam o desenvolvimento da sua empresa. Refletir sobre os pontos fracos estimula a busca mais efetiva por soluções e inovações, levando ao crescimento do seu negócio.
As fraquezas podem surgir a partir de diversos fatores, como a falta de qualificação de seus colaboradores, o que pode afetar diretamente na qualidade dos seus serviços oferecidos, por exemplo. As matérias-primas e os processos também são analisados com a matriz SWOT, por isso você precisa pensar se falta qualidade nesses serviços. Conhecer a concorrência também é um ponto fundamental que você precisa compreender, afinal, você precisa saber com quem você está lidando e quais as opções que seus clientes têm.
Oportunidades
Há coisas que não voltam mais, entre elas a oportunidade perdida. Parece uma frase filosófica, mas em muitos momentos, uma oportunidade pode passar por falta de atenção e aí é tarde demais. Essas chances são consideradas fatores externos, que influenciam no crescimento da sua empresa. Você não tem controle sobre as oportunidades que possam surgir, porém você precisa ficar atento para aproveitar as chances que sugirem ao seu favor.
Ameaças
O que pode diminuir o desenvolvimento do seu negócio? As empresas precisam pensar em como fatores externos podem afetar o seu desempenho. Ao contrário das oportunidades, as ameaças constituem uma possibilidade de que um desses fatores possam afetar seu crescimento. Diagnosticar as ameaças rapidamente pode levar a diminuição dos seus prejuízos, poupando tempo e dinheiro.
Simples e rápido
Fazer a análise SWOT parece complicado, mas existem maneiras de formar a sua matriz com maior rapidez. Você já sabe quais os pontos da metodologia, agora resta seguir alguns passos para a sua analise:
Identifique quais são os seus pontos fortes, suas forças e qualidades;
Defina os pontos que precisa melhorar, suas fraquezas e fragilidades;
Elenque quais são as suas oportunidades;
Liste o que pode ameaçar o desenvolvimento do seu negócio;
Relacione os fatores da matriz que você listou e defina:
- Quais forças podem aumentar quais oportunidades;
- Que qualidades podem combater quais ameaças;
- Quais as fragilidades que podem comprometer quais forças;
- Que tipo de fraqueza pode fortalecer quais ameaças;
Com a matriz SWOT você pode otimizar seu tempo e planejar melhor as ações da sua empresa. O uso da tecnologia pode facilitar o seu trabalho, clique aqui e baixe a Planilha de Análise SWOT!