Conheça as principais etapas da Gestão Estratégica

Conheça as principais etapas da Gestão Estratégica

"Saber como desenvolver as etapas da gestão estratégica é importante para o desenvolvimento de qualquer negócio."

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre gestão estratégica, mas sabe exatamente do que se trata? Embora seja uma expressão usada com frequência em ambientes corporativos, a cada dia tem aumentado o número de pequenas e médias empresas entendendo a importância de se investir no planejamento. E os motivos são velhos conhecidos: projetar o crescimento, escalar o negócio e consolidar-se no mercado.

Se você tem um negócio ou simplesmente se interessa por gestão estratégica, não deixe de ler este artigo até o final, pois vamos apresentar alguns conceitos básicos dessa ferramenta, além de dar dicas valiosas.

Em primeiro lugar é importante entender que a gestão estratégica eficiente possui um framework composto por diversas fases:

  • Diagnóstico:

Primeiro passo da gestão estratégica é realizar o levantamento. Ou seja, averiguar as estratégias atuais da organização, avaliar seus objetivos e fazer um mapeamento de aspectos externos e internos. Tudo isso, objetivando identificar o que faz sentido manter em operação, melhorando os processos e identificando também as novas oportunidades.

  • Formulação:

Nesta etapa é desenvolvido o planejamento estratégico (vamos falar sobre ele com detalhes adiante). Por meio desse “guia” a organização consegue ter uma visão de médio e longo prazo. Apesar de parecer mais uma daquelas tarefas sem aplicação prática, não se engane, planejar é o que permite que a empresa se organize, torne os processos mais eficientes e, assim, obtenha diferenciais competitivos.

  • Implantação:

Esta etapa é a verdadeira “mão na massa”. Quando o planejamento entra na fase prática, ou seja, inicia-se a efetivação das estratégias que irão levar a empresa ao patamar desejado. No entanto, para dar resultados satisfatórios, todos os gestores e colaboradores da empresa devem estar cientes de como foi feito o planejamento e qual o objetivo dele.

  • Acompanhamento:

Por fim, mas também muito importante é manter o monitoramento ativo de cada etapa do planejamento. Além disso, periodicamente é fundamental realizar análises com o objetivo de validar as metas e reajusta-las quando necessário.

“Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes” - Albert Einstein


Gestão estratégica e planejamento estratégico, qual a diferença?

Como citamos no início do texto, agora chegou o momento de diferenciarmos dois conceitos que são comumente confundidos: gestão estratégica e planejamento estratégico.

O planejamento estratégico diz respeito ao longo prazo, é como uma bússola que aponta a direção que a empresa deve seguir. Já a gestão estratégica é o que precisa unir curto, médio e longo prazo, fazendo com que as ações do dia a dia contribuam para que a organização alcance os objetivos.

Imagine a seguinte situação hipotética:

Digamos que você tenha uma indústria de pães e que há muitos anos o faturamento anual dela gire em torno de X mil. Nem em sonho você irá alcançar um faturamento de 4x mil sem modificar radicalmente sua operação, certo? Agora, quando a gestão estratégica entra em jogo todo o processo ganha novo folego.

A começar pelas novas ideias que surgem ao longo da jornada, quer ver uma delas? Já imaginou incorporar nessa produção um projeto de pães e doces sem glúten, atraindo assim novos tipos de clientes? A alta demanda diante das escolhas mais saudável de muitos brasileiros já é uma realidade. Só para você ter ideia, a venda de alimento saudável bateu R$ 100 bi na pandemia, segundo Euromonitor Internacional.

Claro, aqui criamos uma situação hipotética, o processo de gestão estratégica exige várias etapas e o mais importante: competência dos profissionais envolvidos.

Uma dica de leitura

Para que você compreenda com amplitude o que é gestão estratégica, indicamos a leitura de um dos grandes gurus do tema: Michael Porter. Foi ele o responsável pela criação do modelo de análise de 5 forças que até hoje serve como base para análise de mercado de muitas empresas. Seus dois grandes sucessos são: Estratégia Competitiva e Vantagem Competitiva

Agora você já conhece as etapas principais da gestão estratégica, mas se quiser entender melhor como aplicar no seu negócio, estou à disposição.

#gestão #gestãoestratégica #estratégia #gestãoempresarial #consultoriadegestão #gestaoderesultados

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos