Conheço-me, logo empreendo
Fui buscar hoje no Google “passos para quem quer empreender”. Queria confirmar uma hipótese....e bingo! Há muitas dicas importantes: valor mínimo para se empreender, planejamento do negócio, estratégias para definição do produto, mercado a ser atingido, personas, marketing digital, funil de vendas e por aí se vai. Todas dicas focadas no externo do empreender! Incrível que não achei nada que falasse do AUTOCONHECIMENTO! Com uma busca mais profunda cheguei alguns resultados tratando da construção do Propósito mas minha experiência mostra que a construção de Propósito exige um conhecer-se que muitas vezes não identificamos neste grande mundo do empreendedorismo. Por isso nos deparamos com escritas de propósitos que não páram de pé. Escritas bonitas mas não praticadas e muito menos usadas como norte para as difíceis decisões que um negócio demanda.
Quanto você se conhece para esta jornada do empreender?
Quando me refiro a se conhecer, me refiro a um hábito pelo autoconhecimento. Sim, hábito por que é uma jornada sem fim! Somos seres em evolução e quanto mais eu sei de mim mais consigo gerir o que me rodeia. Logo, me compreender é uma base importante para que eu possa gerir um negócio e todo seu ecossistema. Nos processos de mentoria por vezes encontramos profissionais ávidos para empreender mas sem conseguirem responder a perguntas básicas sobre si, como por exemplo: “que crenças limitantes carrego dentro de mim que podem dificultar o sucesso do meu negócio?”.
Perguntas fáceis de se responder? Nem sempre! Mas empreender está longe de ser fácil e se não “nos encararmos”, ouso a dizer que seremos medíocres e irresponsáveis como empreendedores! Se queremos influenciar o mundo com nossos negócios precisamos começar a entender o que carregamos dentro de nós e o impacto que isso gera ao nosso redor.
Que forças temos para construir o que queremos? Que valores nos regem? Do que não abrimos mão em nossa caminhada? Do que nos orgulhamos e do que temos medo? No que acredito incondicionalmente? Que dúvidas tenho do mundo? Elas me movem ou me imobilizam? Que vaidades tenho que me tornam uma pessoa melhor e que vaidades tenho por insegurança? Qual meu estilo de liderança? Como alcanço o meu FLOW? Perguntas potentes que no processo da busca pelas respostas, geramos força e sabedoria para as infinitas escolhas, decisões e influências que vivenciaremos na jornada do empreender. E se você acha todas perguntas acima “cabeludas” ou fica pensando “difícil a gente falar da gente né?” é por que estás atrasado nesta caminhada!
Como começar?
Simples, comece prestando atenção em si; faça anotações sobre você; construa diários; grave os áudios de suas reuniões para posteriror análise; pergunte a pessoas que você confia como lhe percebem; peça feedbacks; medite e tire tempo para si!
Recomendados pelo LinkedIn
Fato é que este mergulho em nós, pode ir nos trazendo mais dúvidas sobre quem somos ou pode gerar o desejo de querermos nos aprofundar mais e mais na linda complexidade que nos compõe e tudo isso faz parte! Lembre-se que dependendo do seu apetite e necessidade, você tem a possibilidade de buscar ajuda de terapeutas, coaches, mentores que irão te direcionar com método para um maior entendimento de quem você é.
O autoconhecimento é um processo contínuo que precisa ter prioridade dentro da gente e espaço numa agenda sempre justificadamente concorrida pelos afazeres da vida. Quanto mais consciência temos de nós, melhor seremos para os outros, para os nossos negócios e para o mundo.
E termino na inspiração milenar vinda de Sócrates:
“Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente da tua ignorância e serás sábio”.
***
Kárin Léitzke é empresária, fundadora da PULSA, mentora e conselheira de Empresas.
Email: karin.leitzke@pulsa.pt | www.pulsa.pt
Founder | Coach | Mentora l Facilitadora de aprendizagem | Desenvolvimento | Lideranças | Times | Corporativo | C-Level |Startups | Soluções | Presencial | Digital
2 aKarin! Que espetáculo te ver a frente do teu 'empreender'! Texto muito relevante! E muito bem escrito.
Diretor Geral Secretaria de Parcerias PMPA
2 aExcelente artigo Karin ! Parabéns !
Diretora Pessoas & Organização na AmPm
2 aExcelente reflexão Kárin Léitzke! O autoconhecimento impulsiona nossa carreira!
Especialista em Crescimento Empresarial e Transformação Digital | Consultor Senior em Inovação de Negócios | Conselheiro de Administração
2 aMinha amiga. Cada dia admiro mais 😍
Muito bom Karin ! Grande parte dos empreendimentos não evoluem porque as pessoas desconhecem se de fato são empreendedores ou preferem estar com o ganho mensal garantido e todas as consequências de não se conhecer o suficiente para saber lidar com o que vem pela frente !