CONHECENDO A PARALISIA  DO SONO.

CONHECENDO A PARALISIA DO SONO.

 Desde da antiguidade, relatos interessantes apareciam em livros, conversas mútuas, figuras demoníacas em afrescos, medos das pessoas quando tinham as  experiências. No contexto religioso quando essas pessoas passavam por esses pesadelos, eram consideradas demoníacas, e deveriam pagar penitências e outros castigos. O rito de ignorância pairava forte e persistente na sociedade da época. Mas com o tempo a ciência iniciava a explicação de forma didática sobre esse fenômeno "sobrenatural ". Os grandes poetas quando vivenciavam tais experiências escreviam em seus livros como testemunhos de uma situação estranhas e espantosas. Tinham alucinações visuais, homens horrendos com formas físicas estranhas  e produzindo  medos. Até agora, a  neurociência não tem explicação cientifica para esse acontecimento psíquico.  A neurociência através  de seus cientistas estão estudando o processo da  paralisia  do sono  em seus  laboratórios  do sono.

1. O que é paralisia do Sono ?

A paralisia do sono ocorre quando se está consciente, mas incapaz de se mover. Ou seja, quando uma pessoa acorda, sente o que está ocorrendo em sua volta, mas ainda não retomou o controle sobre o corpo, logo, não consegue movimentar nenhum membro.
Basicamente, o cérebro age como se ainda estivesse dormindo, por isso, em alguns casos quando é possível abrir o olho, algumas pessoas vêm fantasmas andando, monstros e etc. O cérebro mistura a realidade com os sonhos.

Algumas pessoas também podem sentir a pressão ou uma sensação de asfixia. A paralisia do sono pode acompanhar outros distúrbios do sono, como narcolepsia. A narcolepsia é uma necessidade incontrolável de sono causada por um problema da capacidade do cérebro para regular o sono.

 

2. Quando  acontece a paralisia  do Sono ?

A paralisia do sono geralmente ocorre em duas situações:

1. Quando começamos a dormir

O corpo relaxa lentamente e lentamente começamos a nos tornar inconsciente para que sinta menos o ambiente ao redor e para que possamos dormir. No entanto, se ocorrer a paralisia, você não ficara tão incoerente assim mas não conseguirá se mover.

2. Quando começamos a acordar

Durante o sono, o corpo alterna entre REM (movimento rápido dos olhos) e NREM (movimento não rápido dos olhos). Um ciclo de sono REM e NREM dura cerca de 90 minutos. NREM ocorre pela primeira vez e leva até 75% do seu tempo total de sono. Durante o sono NREM, seu corpo relaxa e restaura-se.
No final de NREM, o seu sono se desloca para REM. Os seus olhos se movem rapidamente e os sonhos ocorrem, mas o resto do seu corpo permanece muito descontraído. Seus músculos são “desligado” durante o sono REM.
Se você tomar conhecimento antes do ciclo REM tiver terminado, você pode perceber que você não pode se mover ou falar.

3. Possíveis Causas da  Paralisia  do Sono.

Alguns dos fatores que podem estar ligados a paralisa do sono são:
• A falta de sono
• Horário de sono irregular
• Condições mentais, como estresse ou transtorno bipolar,
• Dormir de costas,
• Narcolepsia ou cãibras noturnas,
• Abuso de substâncias medicamentosas.

4. Prevalência  Quantitativa

Cerca de 4 entre cada 10 pessoas têm paralisia do sono. Geralmente acontece pela primeira vez na adolescência. No entanto, homens e mulheres, igualmente, podem ter em qualquer idade.

5. Sintomas

Os sintomas da paralisia do sono incluem:

1. Imobilidade:

Ocorre pouco antes da pessoa adormecer e vagar ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, apesar de exercer, por vezes, controle mínimo sobre certas partes do corpo (como boca, olhos e mãos) e sobre a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia.

2. Percepções:

São alucinações  experienciadas pela pessoa paralisada, que, por assimilarem-se aos sonhos, acabam sendo confundidas com eles. Como  a consciência durante esses eventos não é plena, não é possível determinar exatamente o que é real e o que não é. Algumas pessoas relatam visões e sons estranhos, outras a sensação peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o. Há também aqueles que relatam terem saído do corpo, ou até

"flutuando". Outras alucinações comuns são um odor desagradável, gritos de mulheres ou uma intensa sensação de sufoco.
Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.

6. Tratamento

A maioria das pessoas não precisam de tratamento para a paralisia do sono. Mas, se isso está te deixando ansioso e dificultando uma boa noite de sono, algumas ações para tratar condições relacionadas à paralisia, podem ajudar.

Fazer exercício físico para fortalecer o corpo.
• Melhorar os hábitos de sono –
• Usar medicamento apenas se tiver sido prescrito por um médico para regular o ciclo do sono.
• Tratar problemas de saúde mentais que pode contribuir para a paralisia do sono
• Tratar quaisquer outros distúrbios do sono, tais como a narcolepsia ou cãibras nas pernas.

Boa leitura  e conheça um dos distúrbio do sono  que afeta muitas pessoas no mundo inteiro,  desde   da   antiguidade.

 

DOUGLAS  DANTAS MUNIZ

PSICÓLOGO CLINICO.

DOUGLAS DANTAS MUNIZ

CONSULTOR DE TREINAMENTOS NA FOCUS CONSULTORIA,TREINAMENTO E SERVIÇOS

8 a

Obrigado pelo feedback e fico feliz por ajudar a entender o fenômeno.

Glaucia Helena Zeferino MD PhD. Cirurgiã Plástica Estética e Reparadora.

Cirurgiã plástica de espaço no Empresarial Corporate-atendimento de consultas . na Consultório privado

8 a

ÓTIMA VISÃO GERAL. ACHO QUE MUITOS JÁ EXPERIMENTAMOS ALGUMA VEZ TAL EPISÓDIO. UM SONO REGULAR, SEM INTERRUPÇÕES, É BASTANTE RECOMENDÁVEL PARA AJUDAR TAL FENÕMENO QUE GERA ANGÚSTIA, MUITAS VEZES.

DOUGLAS DANTAS MUNIZ

CONSULTOR DE TREINAMENTOS NA FOCUS CONSULTORIA,TREINAMENTO E SERVIÇOS

8 a

Distúrbio do sono que vem acontecendo com grande frequência nas pessoas, algumas pensam que estão loucas ou ficam assustadas após o acordar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de DOUGLAS DANTAS MUNIZ

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos