Consciência Negra

Consciência Negra

A Consciência Negra é uma expressão que indica a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social. A data comemorativa no mês de novembro foi escolhida considerando a morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.

Separar um dia para celebrar o movimento da Consciência Negra é uma forma de lembrar do povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira, e também, refletir sobre a importância da posição do negro na sociedade. Afinal, as gerações de afrodescendentes que sucederam a era da escravidão sofreram e ainda sofrem diversos níveis de preconceito.

No Brasil, ser negro, é ter que lidar com muitas questões complexas como o próprio racismo ou desigualdade racial. Por isso já houve também um tempo no país onde pessoas que eram pardas e tinham medo de falar que eram negras, pois era mais vantajoso se afastar dessa identidade e aproveitar a passabilidade - conceito referente a pessoas mestiças ou pardas que por terem características brancas de seus pais conseguem em alguns espaços não serem vistas como negras e sofrerem assim menos racismo.

Sendo assim, precisamos ter em mente que a escravidão foi abolida, mas que há muita coisa a ser mudada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra. Precisamos incluir na sociedade o sentimento de pertencimento do negro, não como apenas um “apêndice” da sociedade, mas como um ser de valor e que faz parte da formação da identidade do país.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos