Construindo Futuros Sustentáveis: A Ciência e a Arte de Criar Soluções

Construindo Futuros Sustentáveis: A Ciência e a Arte de Criar Soluções

Recentemente, anunciei no meu perfil que estou coorientando um TCC na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" , cujo processo tem sido um reflexo do meu método de trabalho. O projeto, intitulado "Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria de Confecção  – Aspectos que podem contribuir para redução ou melhor aproveitamento de resíduos", não é apenas um TCC; simboliza também mais uma forma de aplicação prática dos princípios que direcionam meu trabalho na Sust'nReal - sustentabilidade na vida real , moldando estratégias e soluções sustentáveis que se alinham perfeitamente às necessidades de cada negócio e desafio, e se entrelaçam com as nuances humanas e ambientais.

Com mais de duas décadas de experiência em liderar transformações, desenvolvi um método testado e comprovado, que é personalizado, mas nunca aleatório, e que aplico para cada cliente, seja em projetos de grande escala ou demandas pontuais.


O Caso do TCC: Espelhando a Metodologia

Destaco aqui os princípios presentes neste trabalho e que refletem minha forma de conduzir a criação de soluções para desafios complexos.

 

1) Missões Quase Impossíveis:

Adoro desafios que exigem soluções criativas e a união de temas não convencionais. A história de Vanessa, estudante de biologia, imigrante boliviana com raízes familiares na indústria da confecção e uma paixão por resíduos, reflete a essência dos projetos que mais me entusiasmam.

O desafio dela transcende o acadêmico: é uma questão de vida, interligando seu legado familiar na indústria têxtil com o seu futuro profissional. Sua luta para navegar as consequências de uma educação fragmentada pela pandemia e a ansiedade em direcionar sua carreira falam diretamente à minha paixão por #economiacircular e pelo #desenvolvimento humano.


2) Entendendo o Contexto:

A primeira etapa é sempre um mergulho profundo nos desafios e na composição da equipe mais adequada para endereça-los. No contexto de Vanessa, isso significou orientação para estudos teóricos, que suprissem a lacuna de sua base, e a parceria com o Prof. Marcus Cesar Avezum, especialista em Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que se juntou a nós com entusiasmo e visão complementar. Juntos, definimos um recorte de projeto que permitiu a Vanessa avançar com confiança e clareza.


3) Valorizando a História e a Essência:

A essência do meu trabalho é respeitar e valorizar as histórias que nos moldam. Para Vanessa, isso significou alinhar seu projeto com seu conhecimento intrínseco da indústria de confecção, permitindo que seu TCC refletisse não apenas seu aprendizado acadêmico mas também sua herança cultural e ambições profissionais. Isso vale para empresas e outras organizações em que atuo.

 

4) A Arte da Priorização:

Conversas profundas revelaram o desejo de Vanessa em explorar resíduos, a confecção, os impactos na natureza e as tradições dos povos originários. Identificamos juntas que o foco em resíduos na indústria de confecção era onde poderíamos ter o maior impacto para ela, ecoando sua história pessoal e ambições profissionais. Uma pré-condição era fundamental: que ela tivesse dedicação e disciplina para esta jornada. Ela topou!

 

5) Pragmatismo para Resultados Tangíveis:

Definimos como norte do projeto proporcionar à Vanessa uma compreensão teórica robusta e uma experiência prática valiosa, pavimentando seu caminho para o mercado de trabalho, além da universidade. Minha abordagem é focada em resultados práticos. Além dos benefícios para a Vanessa, o estudo aborda uma área e indústria com necessidades de mudança, que pode se beneficiar muito de mais pessoas estudando e desenvolvendo soluções.

 

6) Estratégia em Etapas:

Cada passo é estruturado como etapas progressivas, permitindo crescimento do conhecimento e a agilidade necessária para adaptar-se a novas descobertas ou desafios inesperados. Temos também consciência que, como um TCC, pode ser parte inicial para novos estudos e ações.

 

7) Engajamento dos Stakeholders:

Validações contínuas com as principais partes interessadas são vitais, formando a espinha dorsal de nossas soluções e garantindo que elas sejam relevantes, aplicáveis e bem recebidas. Num projeto corporativo, pode ser a alta liderança, clientes, fornecedores ou mesmo governo. Neste trabalho temos os orientadores, a banca, e vamos envolver também alguns especialistas e empresas associadas a ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil como parte do estudo.

 

8) A Prática como Foco:

Acredito que as soluções devem ser viáveis e impactantes. A teoria é crucial, mas é na prática que as estratégias ganham vida e geram resultados tangíveis. Com olhar crítico e equilibrado, buscar eficiência e rentabilidade é chave de sucesso.

 

9) Mitigando Riscos:

Planejamos cuidadosamente, com embasamento metodológico, mas sempre com a flexibilidade para ajustar as velas conforme necessário, facilitando uma implementação com sucesso. No caso do TCC, os riscos se concentram em alternativas para aquisição de dados, atenção ao sigilo de informações e manutenção do foco das análises. Para outros projetos, podem ir muito além, com reputação, custos, cultura, conflitos de interesse e desafios técnicos e tecnológicos.

 

10) Disciplina na Execução:

Mantemos um acompanhamento constante, assegurando progresso contínuo e focado, com reuniões regulares e análises relevantes.

 

Este é um breve exemplo de como estruturo soluções de sustentabilidade que são tecnicamente sólidas, estrategicamente alinhadas, culturalmente relevantes e focadas em resultados.

Se você busca desenvolver práticas sustentáveis que funcionam na vida real, o convite está aberto.

 

Confie na jornada e aprofunde-se! Vamos criar juntos o futuro sustentável que as empresas precisam e que nós merecemos.

 

#sustentabilidadenareal #sustnreal #esg #sustentabilidade #negocios

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Andressa de Mello

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos