Construindo mais pontes no monitoramento de saúde.
Transformar a sua gestão de saúde passa bastante pela capacidade de acompanhamento e geração de dados sobre cada beneficiário.
Essa construção se dá não só em um dia a dia organizado da sua equipe, como também através de itens básicos de monitoramento e análise. Listamos abaixo 3 pilares fundamentais para um planejamento estratégico eficaz.
1) Perfil Saúde
A verificação do perfil saúde da empresa deve ser feita por meio de questionários qualificados e individualizados, e da análise dos atestados e afastamentos.
Esse perfil é como uma pedra fundamental para alicerçar todas as outras pontas do seu planejamento, já que vai ser indispensável para um acompanhamento próximo de todas as utilizações do plano de saúde.
2) Análise de Utilização
Ao traçar esses perfis iniciais, você já pode iniciar uma análise da utilização da carteira, encontrando hiperutilizadores e executando mais ações individualizadas.
Além disso, esse passo também é importante para a identificação de crônicos e encaminhamento para programas de saúde dentro das operadoras de saúde.
3) Medicina Preventiva
Normalmente em parceria com os times de RH, as ações preventivas e educacionais reduzem consideravelmente a utilização dos planos.
Seja através de uma melhoria funcional da saúde da sua equipe, seja por uma utilização mais racional dos benefícios através de campanhas educativas e explicativas.
Esse trabalho junto ao RH ainda pode monitorar as principais causas de absenteísmo e traçar análises dos riscos do ambiente de trabalho (segurança do trabalho).
Esses são apenas alguns exemplos de como podemos atuar em empresas ou operadoras, construindo um monitoramento de dados sólido para que você possa controlar e mitigar riscos, principalmente na diminuição de sinistralidade.
Vamos conversar mais? Estamos toda semana por aqui para falar com vocês sobre Gestão de Saúde.
Até a próxima!
Priscila Marcondes