Consumidor "Ultrarracional", Problemas do Google Ads, Threads e mais!
Com a transformação digital intensa que vivenciamos nos últimos anos, novos perfis de clientes começaram a surgir; clientes mais conectados, menos impressionáveis e mais dispostos a mostrar sua lealdade às marcas que realmente se mostrassem merecedoras de tê-los como seus “embaixadores”.
Dentre os diversos perfis de clientes, um que foi abordado em um artigo do Think With Google e que reflete muito bem o comportamento dos consumidores atualmente é o consumidor “ultrarracional”; um consumidor munido de informações e que busca pela melhor OFERTA, não o melhor preço.
Na edição desta semana, vamos aprofundar no perfil desse cliente, nos fatores que influenciam na lealdade dos consumidores segundo um estudo da Forbes Advisor e - ainda - passar por algumas notícias importantes da última semana. Não deixe de conferir o conteúdo até o final:
Citação da Semana
"Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela."
(Albert Einstein)
🚨Alerta de problemas técnicos: Google Ads investiga problemas que podem afetar muitos usuários
Conforme publicado pelo próprio buscador durante o final do dia 11, os problemas investigados podem afetar “um subconjunto significativo de usuários.”
O problema está relacionado especificamente aos controles de gastos e à entrega de campanhas ativas no Google Ads e, segundo alguns gestores de tráfego compartilharam, está fazendo com que seus anúncios sejam reprovados pela plataforma.
Segundo confirmou um porta-voz do Google, o assunto está sob investigação e o buscador espera fornecer uma atualização sobre a resolução em breve.
Para os profissionais de marketing, isso significa que algumas campanhas podem não ser entregues conforme o esperado. Portanto, é importante que sua equipe relate esse problema e acompanhe as oscilações de entrega dos anúncios nos próximos dias.
🎙️ Novos recursos do Threads são lançados pela Meta
A edição de publicações chegou ao Threads, bem como o novo recurso “Voice Threads”, que permite anexar mensagens de áudio às postagens, proporcionando uma comunicação mais versátil e acessível.
As novidades, anunciadas durante o feriado aqui no Brasil (12), fazem parte dos esforços da Meta para alcançar maior paridade com o X de Elon Musk. Apesar do lançamento estrondoso, os usuários parecem pouco engajados com a rede social da Meta e, por isso, novas funcionalidades estão sendo testadas.
O recurso de edição tem um limite de tempo de 5 minutos, para evitar alterações que causem divergências no significado das postagens - visto que a intenção é ajuste de erros ortográficos ou gramaticais.
📊 Forbes Advisor destaca quais são os fatores que contribuem para a lealdade dos consumidores à marca!
Em uma pesquisa com mais de 2.000 consumidores americanos, a Forbes Advisor destaca que a relação empresa-cliente é tão vital quanto suas ofertas para 50% dos entrevistados.
Visando entender os elementos que afetam a lealdade dos consumidores às marcas, a pesquisa explorou desde a qualidade do produto até a eficácia dos programas de recompensas.
Recomendados pelo LinkedIn
Os resultados mostram que 74% dos respondentes afirmam que o atendimento ao cliente impacta sua fidelidade, enquanto 69% apontam programas de recompensas como um fator influente em sua lealdade à marca.
Além disso, 61% dos consumidores são influenciados pelo impacto ambiental da marca e a mesma quantidade mudaria de marca por ofertas melhores. Por fim, a qualidade do produto mostrou-se relevante para 70% dos consumidores, que mudariam para uma marca de qualidade superior.
[ALERTA DE TENDÊNCIA] 🤳 O Consumidor “Ultrarracional”: Os desafios desse novo perfil de cliente
Como você compra? Essa parece uma pergunta fácil, do tipo que exige respostas como “eu compro pela internet” ou “eu compro indo até a loja que eu gosto”. Mas, pare para analisar minuciosamente como você compra.
Provavelmente, existem etapas na sua jornada de compra que você nunca tinha percebido, não é? Algumas pessoas “compram por impulso”, mas falaremos sobre isso em outro momento; hoje, vamos focar nos consumidores que escolhem meticulosamente cada passo da sua jornada de compra.
Conhecidos como “Consumidores Utrarracionais”, esse é mais um dos perfis criados com os avanço da tecnologia no dia a dia do consumidor. O Google publicou um estudo em seu portal “Think With Google” sobre como podemos encontrar os caminhos para atender a esse perfil de cliente. Olha só os insights mais relevantes:
Quem é o consumidor “ultrarracional”?
Criado na era da tecnologia e no meio de uma digitalização acelerada, o ultrarracional veio para substituir o impulsivo.
Durante a pandemia do Covid-19 e o processo de transformação digital das empresas, os consumidores passaram a comprar online - não por opção, mas por necessidade - e descobriram que: existe um mundo de possibilidades no meio digital.
Se um vendedor diz que “essa promoção vai acabar em tanto tempo”, o consumidor ultrarracional utiliza cada minuto para descobrir se aquela é realmente a melhor opção. Esse perfil é definido por escolhas que fazem parte de uma jornada de compra complexa, onde cada decisão é tomada com base em um conjunto de informações prévias.
O papel da Tecnologia
Como eu disse, esse perfil de consumo foi moldado durante um momento de imensa digitalização e - portanto - a tecnologia é a principal ferramenta desse consumidor.
É ela quem permite que os consumidores pesquisem preços, comparem opções, e encontrem avaliações e conteúdos sobre produtos com um simples clique. Tudo isso torna o consumidor em um “ser racional”, munido de informações e que estão redefinindo a forma como as marcas precisam se comunicar e se conectar com sua audiência.
Mudanças comportamentais
Este perfil de consumidor não apenas busca o melhor preço, mas também valoriza outros aspectos como qualidade, atendimento, e relacionamento com a marca.
A maturidade digital e mercadológica, juntamente com uma oferta plural, são fatores que têm impulsionado a ascensão dessa racionalidade, onde a decisão de compra é influenciada por uma variedade de fatores e uma abundância de opções disponíveis.
Como a sua empresa pode se adaptar a essa realidade?
Para se conectar efetivamente com o consumidor ultrarracional, as marcas precisam adotar uma abordagem que vai além do tradicional. Isso envolve a utilização de Inteligência Artificial (IA) para entregar mensagens relevantes no momento certo, a criação de conteúdo de vídeo envolvente, e uma compreensão profunda das necessidades e desejos dos consumidores.
A mensuração do Lifetime Value (LTV) e o Return on Creative Investment (ROCI) tornam-se métricas cruciais, enquanto a criatividade e os dados devem convergir para formar estratégias de marketing mais eficazes.
Precisa de ajuda com o marketing digital do seu negócio? Clique aqui e aplique seu negócio para uma Sessão Estratégica gratuita comigo e vamos analisar como suas estratégias podem trazer mais resultados!