Continuidade dos Projetos de Inteligência aplicada ao Negócio: 
ações das empresas e o que traz resultados

Continuidade dos Projetos de Inteligência aplicada ao Negócio: ações das empresas e o que traz resultados

Esse é o 1º artigo da série de conteúdo que produzimos sobre Inteligência aplicada ao Negócio (Clientes, Comercial, Competitiva/de Mercado e Marca).

As áreas de inteligência nas empresas continuam entregando, mas priorizam o foco e o formato das entregas, mantendo o padrão de qualidade.

Temos três grandes grupos de continuidade dos projetos de Inteligência aplicada ao Negócio:

No alt text provided for this image

1) Virada de foco para Inteligência de Clientes com priorização e crescente demanda por segmentação, smart leads e qualificação de leads para que a equipe comercial possa investir mais tempo no fechamento. Em 2019, já havia observado um movimento de clientes da Revie com foco em Inteligência de Clientes, sendo que a situação atual acelerou ainda mais a demanda por esse tipo de projeto.

Ser ágil já era essencial para as áreas de Inteligência e, num cenário pós-covid-19, tornou-se imprescindível. Então como buscar agilidade? Algumas empresas deixaram de produzir estudos setoriais extensos e descontinuaram produtos para priorizar segmentos que são prioridades em entregas como boletins semanais.

Manter o foco no core business e gerar inteligência acionável irão ajudar as áreas de Inteligência ganharem agilidade. 

Algumas áreas de Inteligência Comercial estão avaliando empresas que estão indo bem, contratando e fazendo doações para criar produtos como boletins com as manchetes das notícias, comentários e o que a área de Inteligência Comercial poderá fazer com essa informação e trabalhar os clientes em potencial.

Para dar continuidade à geração dos leads, os prospects podem ser abordados em reuniões, propostas, dentre outros. Dessa forma, trabalhamos as entregas de inteligência acionável.


No alt text provided for this image

2) Tendências e Cenários é o outro grande grupo de continuidade de projetos de inteligência. Algumas áreas de Inteligência já fazem esse tipo de entrega e o trabalho para alguns profissionais está sendo de revisão em relação às tendências e ciclo de cenários de anos anteriores.

A equipe de Inteligência Competitiva de uma grande instituição financeira que conversamos disse que a palavra agora é aceleração e que já tinha mapeado muitas tendências para um universo temporal até 2024. Essa situação trouxe aceleração nos negócios.

Além da revisão, as empresas também estão focando as entregas de cenários na situação pós-pandemia com foco em inovação e comportamento do cliente/ consumo, projeções e potencial do mercado e impactos pós-covid-19.


No alt text provided for this image

3) Monitoramento Geral é o 3º foco de continuidade dos projetos com entregas mais simples como comentei quando citei os boletins semanais no item 1) Inteligência de Clientes.

As empresas têm monitorado o mercado, concorrência e clientes, principalmente, quando o foco é a Inteligência Comercial.

Uma das formas mais comuns de monitoramento e que recomendo em situações de crise é o monitoramento de notícias, criando um radar para a empresa com avaliações de impacto do conteúdo gerado para o negócio.

Há um grande foco ao ”novo normal” e no que vai “ser depois”. Para algumas empresas as previsões são difíceis nesse momento, porque o impacto foi geral englobando cadeia de fornecedores e de clientes. Nesse caso e para amenizar essa situação, recomendo a aplicabilidade da técnica de Cenários e Tendências.

A Inteligência aplicada ao Negócio (Clientes, Comercial, Competitiva/de Mercado e Marca) é um grande quebra-cabeça cruzando dados e informações internas e/ou externas e vence esse jogo as empresas que forem mais ágeis na tomada de decisão com resultados.


Conversamos com várias empresas de médio e grande porte e que possuem áreas de inteligência já estabelecidas ou com pelo menos um profissional se dedicando às atividades de inteligência aplicada a negócios.

A Revie Inteligência agradece aos profissionais que contribuíram com esse artigo:

Agni Agni Hreisemnou de Carvalho, Daniela Bernardon, Danilo Lima, Dennys Andrade, Estela Teodoro, Luiz Vilela, Olavo Silva, Sergio Ricardo Menezes da Rocha e Tamara Batista.

A autora: Daniela Ramos Teixeira é CEO e fundadora da REVIE Inteligência Empresarial, empresa de consultoria, processos, mentoria e capacitação em Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva/Inteligência de Mercado, Planejamento, Marketing e Vendas.

É mentora e trabalha com Inteligência aplicada aos negócios desde 1999, tendo ajudado mais de cem empresas de diferentes portes e setores. E-mail: dteixeira@revie.com.br

Mais informações e artigos acesse: www.revie.com.br

Mais conteúdo sobre esse assunto veja o nosso vídeo


Daniel Santos

Gerente de Inteligência de Mercado | Inteligência Comercial | Business Intelligence | Planejamento e Pricing Estratégico | Vendas Digitais e Licitações Públicas

4 a

Muito bom seu artigo Daniela. Recentemente participei de um curso sobre Construção e Análise de Cenários pela #LiveUniversity, aonde destacaram a importância das empresas cada vez mais estarem preparadas para mudanças bruscas em suas áreas de atuação no médio/longo prazo e o quanto a construção de cenários prospectivos ajudará na tomada de decisão. As técnicas de Inteligência de Mercado se fazem presentes na construção de cenários, pois o ponto de partida sempre deve ser identificar a questão central a ser estudada (de forma ampla/focada) e depois transformar essa questão em KIT's.

Thiago Gasperin

Ajudo empresas a alavancar seu potencial através do planejamento estratégico

4 a

Parabens, muito bom! Deixou de ser opcional ter uma estrutura de inteligência de mercado há algum tempo, mas é preciso fazer isso de forma organizada, eficiente e, acima de tudo, trabalhando em sinergia com todas as áreas da empresa. Acredito que esta área deva ter profissionais com diferentes backgrounds e atuação ativa em projetos e planejamento da empresa como um todo, porém sou contra a centralização de informações, pois a comunicação tende a virar um gargalo para que isso aconteça de forma eficiente. Obrigado por compartilhar!

Alfredo Passos

Vender Mais | Vender Melhor com Soluções de Inteligência de Mercado / Competitiva / Estratégia - Aplicada aos Negócios | Partner Atelier Brasil | Autor 15 Livros | Top Voice | LinkedIn Creator

4 a

Parabéns Daniela Ramos Teixeira contribuição decisiva para o momento não só que o Brasil passa, mas as empresas e os profissionais de Inteligência, avante, abs,

Regina Monge

Estrategista de Inteligência de Marca com Uso de Neurociência | Ajudo marcas a alcançar novos patamares utilizando neuromarketing para criar conexões emocionais duradouras e impulsionar resultados de negócios.

4 a

Daniela Ramos Teixeira excelente iniciativa trazer todo o conteúdo da live em uma série de artigos, vai ajudar muitas pessoas. Estive com você nesse projeto, participando das entrevistas e foi muito rico. observar o movimento das áreas das áreas de inteligência nos diversos segmentos mapeados. Já estou na expectativa para ler os próximos. Foi muito legal essa iniciativa da live, gostei muito de construir esse projeto com você, intensificando ainda mais essa parceria que já dura 11 anos.

Daniele Delmondes

Clientes | Inteligência Competitiva | Planejamento Estratégico

4 a

Muito bom Daniela! Trabalho há 09 anos com inteligência e posso dizer que a grande maioria das empresas não tem essa visão tão ampla e além disso não conseguem aplicar de fato as recomendações estratégicas aos negócios. Parabéns por trazer está visão e compartilhar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daniela Ramos Teixeira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos