O que é inteligência de mercado?
A inteligência de mercado é uma ferramenta, uma estratégia voltada para a extração de dados, de informações, metodologias que podem orientar de forma preditiva as tomadas de decisão de um determinado negócio/serviço/produto a partir da coleta e da análise de dados de diversas origens e de muitas formas, geralmente iniciadas por uma pesquisa, que pode ser aplicada de diversas formas.
Saindo da teoria, essas informações brutas, ou seja, não saneadas, são reunidas, tratadas e a partir daí são analisadas, graficadas disponibilizads com o objetivo de gerar insights para otimizar os resultados da atividade (negócio) em diferentes frentes, e de forma rápida e simples. Que trem é esse todo? Segue abaixo alguns exemplos:
A variedade de conjuntos de dados que cada elemento acima pode gerar é muito grande, ou até de certa forma complexa para ser manipulada, para isso sugiro um BI, desapega do excel 😊.
Para essa gestão utilize um BI que caiba no seu bolso, pois é importante saber que você precisa fazer suas análises e projeções, em grandes empresas é importante que tenha em seu planejamento uma área focada em criação de Dashboards e Analytics esses são primordiais para que seja fomentada e validada a inteligência de negócio, porém ainda reforço, que a escolha de uma ferramenta de BI deve considerar a facilidade de uso, para que você não fique dependente do time de Ti para que seja construída qualquer variação da sua análise. Como sugestão indico o Stast Bi da Movtech.
https://www.movtech.inf.br/movtech-stats/.
Hoje toda empresa precisa se orientar com dados, e toda empresa que busca se posicionar à frente da concorrência deve se preocupar em trazer inovações para o seu segmento, e para isso, tem que fazer uso do conceito de inteligência de mercado como direcionamento, uma estratégia baseada no processamento de dados e informações relevantes para compreender todo o ecossistema ao qual está inserida.
Os insights gerados podem ser usados para analisar as estratégias dos concorrentes, tendências de comportamento, perfil do seu público-alvo, persona e o mercado de forma geral. Uma análise baseada em uma pesquisa de mercado competente age como elemento decisor, que por sua vez tem grande impacto no futuro dos negócios da empresa. Por isso mesmo é que eles são excelentes aliados na hora de apoiar tomadas de decisão. Quero dizer que quando uma empresa passa a investir em inteligência de mercado, consegue reunir mais informações capazes de aumentar sua vantagem competitiva, desde que alinhada a essa inclinação, e é certo que cada vez mais instituições estão investindo nessa estratégia e adotando sistemas que facilitam esse trabalho, auxiliando no tratamento desse grande volume de registros, o que vai de encontro da transformação digital. Em outras palavras contribui para:
· A percepção de seus clientes sobre a marca, produtos e serviços oferecidos;
· Precificação equivalente.
· Características de produto
· Diferenciais de produtos.
· Comportamento dos consumidores.
· Acompanhar as estratégias da concorrência.
Para gerir e transformar toda essa informação em dados realmente consumíveis é fundamental o emprego de softwares e equipes capacitadas. Isso porque gerenciar uma imensa quantidade de dados manualmente ou de maneira centralizada por um só departamento pode ser prejudicial ao bom andamento de uma cultura verdadeiramente data driven de qualquer área.
Com isso, para a coleta e investigação existem diversas ferramentas, mas não só produtos, o uso de metodologia e estratégia é fundamental, de nada adianta ter um monte de dados e nada fazer sentido ou não ser aplicável, lembre-se que a pesquisa precisa ter início, meio e fim, e de preferência mapeado o seu recomeço.
Segue abaixo algumas ferramentas de mercado.
• Big Data.
• Growth Intelligence.
• Customer Relationship Management (CRM).
• Google Analytics.
• E outras empresas que prestam esse serviço.
O principal é mapear sua estratégia, como você vai construir resultados, veja as etapas apresentadas por um modelo disponibilizado pelo Sebrae.
Como falamos essa ferramenta permite que os gestores ampliem o entendimento a respeito dos processos, dos resultados e da atividade (negócio) como um todo. A partir daí, consegue-se expandir a visão em relação ao mercado e tomar decisões mais assertivas de questões que vão desde os fluxos de trabalho até o lançamento de novos produtos ou serviços.
É possível também aperfeiçoar e potencializar o desempenho de ações voltadas para o relacionamento com o consumidor, lead, prospecções etc., o que inclui Marketing e Vendas, potencializando os resultados alcançados. Quando a inteligência de mercado é bem realizada e realmente utilizada, contribui para que se possa prever eventos e cenários. Com isso, fica mais fácil criar uma gestão estratégica e até mesmo dos riscos.
Com esse tipo de estratégia, podemos aprimorar;
• Produtos ou serviços.
• Prever mudanças no comportamento do consumidor.
• Adotar decisões e respostas mais ágeis e precisas.
• Posicionamento
• Avaliar e acompanhar as condições de mercado.
Como começar?
A inteligência de mercado pode ser bem utilizada como potencializador de vendas, melhorar o relacionamento com os clientes, reduzir custos, industrial, fortalecer a marca no mercado etc., isso já falamos. Com isso de forma breve, vamos entender como esse processo funciona.
Bora?
Recomendados pelo LinkedIn
Coleta de dados: Para tomar decisão baseado em dados é preciso ter dados, podemos empregar, big data, pesquisas contratadas e até mesmo faze-las, fico a disposição para ajudar nessa construção. Armazenar esses dados: banco de dados, servidores ou até mesmo computadores, mas é importante a segurança dessa informação. Processamento das informações: Primeiro um bom analista e depois uma ferramenta adequada. Como falei acima sugiro o;
Análise de dados: Com os dados coletados, saneados e seus Dahsboards construídos, basta você conhecedor do seu negócio, entender como e qual caminho deve ser percorrido, alinhado sempre a gestão e estratégia da sua empresa, nesse ponto o seu bom analista citado acima, irá deixar na sua mão ( no Stats qualquer análise/dashboard pode ser consumido no celular) todas as informações para a tomada de decisão fundamentada em dados.
Exemplo: Ações internas, ações externas, vendas de produtos, proscpeção de clientes, gestão de custos, representantes etc. Ahh no Stasts temos o Geo, que auxiliar ainda sua tomada de decisão por geo-posicionamento.
Novamente, é primordial investir no departamento de Inteligência de Mercado com profissionais qualificados, ferramentas. Esse é o caminho para a empresa ganhar eficiência e conseguir identificar as melhores estratégias, além de minimizar riscos e falhas que podem afetar negativamente o desempenho da atividade (negócio) no mercado.
Alguns insights para ajudar na validação da ideia.
· Mudança de mindset
Quebra velhos paradigmas e vícios que seus gestores ou mesmo sua empresa tem.
· Ações mais rápidas
Prevenção, análise de direção que o mercado irá se movimentar.
· Criar inovações
Tendências que surgem com a volatilidade e alta velocidade de informações que circulam na rede, por isso, ficar atento ao mercado pode ser uma fonte preciosa de inspiração.
· Se destacar
A falta de informações e planejamento faz com que respostas às necessidades do mercado sejam mais lentas o que é previsto pela inteligência de mercado, com essa aplicação essas informações devem ser apresentadas a cada final de ciclo.
Faça suas leituras, medições diariamente e nada melhor para isso que um BI, novamente.
Precisamos ser on-line, reais e atualizados, para isso empregue recursos em uma ferramenta que seja atualizada e de fácil acesso.
Aqui podemos dividir em dois pontos, a qualidade da informação, pois apenas um dado errado pode descredibilizar toda sua estratégia e sua gestão, então aquele pacote básico, uma boa equipe e um bom BI.
O Segundo, envolva os tomadores de descisão, pois são eles que devem estar confortáveis com os dados apresentados. Para isso, os dados devem estar segmentados, organizados e filtrados, algo que pode acontecer ao seguir uma sequência de eventos, tais como: identificar e eliminar dados duplicados, padronizar, validar e recuperar informações. Assim as análises serão mais precisas, pois apenas insights relevantes serão considerados.Já a interpretação acontece quando a qualidade dos dados coletados já está garantida e vai além do superficial, entendendo o motivo de cada acontecimento para que a empresa possa melhorar seus resultados. A interpretação se utiliza dos KPIs, painéis de bordo, dashboard, box, existem vários nomes, segue abaixo imagem do STATS.
Vantagens da inteligência de mercado
A essa altura, penso que você já entendeu que a inteligência de mercado traz consigo uma porção de vantagens, e que quem não se apoderar dessa ferramenta, irá ficar para trás.
Imagine um momento que você pode olhar só para seus piores clientes e entender o porquê eles não compram mais, e o que você ou sua empresa está fazendo de diferente dos seus melhores clientes e por tomar estratégias para transformá-los em bons clientes, e o mais bacana de tudo, com poucos cliques em seu Dashboard, é gente, isso é inteligência de mercado. Com tudo isso é fácil entender como ela pode ser um enorme diferencial, principalmente para lidar com momentos de crise, no qual as informações e comportamentos podem mudar com uma velocidade muito grande.
Dessa forma segue abaixo mais algumas validações.
• Os esforços para se antecipar às tendências.
• O atendimento a novos nichos do mercado.
• O lançamento de produtos e serviços com impacto positivo.
8. Time de respostas: A clientes, a mudanças internas ou externas, a comunicação, estratégias e a modelos emergentes.
9. Pulverização de produto e clientes: Conhecer o público-alvo. A partir disso, identificar, quais são suas necessidades, suas expectativas, seus desejos e seus objetivos atraindo a atenção de um público cada vez maior, e por sua vez colocando seu produto serviço em mais lugares.
Bastante coisa para ler, mas se você chegou até aqui manda um joinha, mais um job de Marilene e eu, abraços e suuucesso.