CONTRATAÇÃO DE PNE.

CONTRATAÇÃO DE PNE.

São extremamente desafiadoras as dificuldades na vida dos PNEs, principalmente dentro das empresas. Além da garra para sua sobrevivência enquanto indivíduos, ha também o descrédito e o preconceito quando o assunto é mercado de trabalho.

Infelizmente o enfoque “Políticas de Inclusão” nas organizações, são em decorrência as motivações legais. As empresas, sequer observam que o impacto real está na força da humanização no ambiente de trabalho que, por sua vez, aumenta consideravelmente a produtividade que, está diretamente relacionada as relações humanas.

Quero abrir aqui um parêntese, existe algo em todos os indivíduos, que chama-se: Satisfação pessoal. Essa, por sua vez, é acionada por vários dispositivos diferentes. No entanto, o dispositivo da satisfação pessoal é acionado imediatamente quando ajudamos ao nosso próximo. Prova disto é o sucessos dos diversos projetos sociais realizados por Voluntários. “Fazer trabalho voluntário, olhar para fora, além de olhar para dentro de si, ajudar aos outros ou fazer parte de uma comunidade, traz benefícios significativos,...” Afirma Reginaldo Aguiar, Psicólogo especialista em análise de comportamento. É sobre essa realização interna que me refiro quando digo que a contratação do PNE pode ser sim mais produtiva para todos os envolvidos. No entanto, observamos que são poucos os Gestores que entendem a profundidade do significado de inserir o PNE em sua estrutura de trabalho.

É lamentável essa falta de entendimento, pois observamos nitidamente que quem tem perdido a maior parcela do que deveria ser um beneficio comum a ambos - Organização e PNE - infelizmente é a Organização. Pois ainda não consegue perceber o quanto o PNE é produtivo, desde que a sua função corresponda as suas habilidade e não as suas “necessidades especiais”.

Há importantes questões a serem respondidas pelas Organizações e quero aqui ressaltar algumas a fim de que as percebam e façam contratações mais assertivas.

1ª. Onde e como sua equipe gestora compreende as dificuldades geradas na contratação de PNE?

2ª.  Como é resolvida a inexperiência daqueles que trabalham juntamente aos PNE?

3ª. Como vem sendo resolvido à profissionalização do seu público interno PNE?

Não é o objetivo, nessas poucas linhas, definir o que os Recursos Humanos deve ou não fazer para solucionar os diversos conflitos referentes à pessoa do PNE, mas se as Organizações souberem como responder as questões acima, então, está no caminho certo.


Vanice de Lima Melo


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos