CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA! | Benefícios e Soluções Estratégicas para sua Empresa!

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA! | Benefícios e Soluções Estratégicas para sua Empresa!

5ª Edição - Contratantes - Benefícios e Soluções Estratégicas das Contratações Temporárias!

Quer assistir esse artigo no formato de vídeo? Acesse o meu Canal e confira! Mas não se esqueça de se inscrever, deixar seu like no vídeo e ativar o sininho da conexão para receber os próximos conteúdos!

(1) CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA! | Benefícios e Soluções Estratégicas para sua Empresa! - YouTube

Olá Conectados! Bem-vindos de volta a minha Newsletter, onde a sua conexão se transforma em conhecimento sobre o Mercado de Trabalho!

Você, contratante, é daqueles que acredita que posições temporárias são usadas apenas no setor de varejo para período extra-natal? Ou para cobrir férias e licença dos seus funcionários?

Não conhece as mais variadas soluções estratégias que essa modalidade pode te proporcionar?

Então acho melhor você ficar de olho nesse artigo! Boa leitura!


Você contratante, tá com o seu negócio decolando? Começou a ter aqueles “probleminhas” bons para resolver? 

  • Vai implementar um novo sistema que trará mais eficiência e resultados para sua operação?
  • Vai começar a expandir o quadro de funcionários para atender o aumento de demanda em determinadas áreas?
  • Ou vai começar a investir em projetos que estavam engavetados, mas que agora você tem orçamento para executar?

Seja qual for o momento que sua empresa está passando dentre esses aí que eu citei, todos eles envolvem a necessidade de pessoas. Nesses casos, as soluções mais óbvias são: Contratar mais funcionários ou redistribuir as novas demandas entre aqueles que já trabalham na sua empresa.

Tá, mas e se você estiver passando pela situação inversa, com cenários de crise, encerramento das atividades, processo de recuperação judicial ou até mesmo uma simples redução operacional. 

Tenho certeza de que é difícil reter a tripulação quando eles percebem os sinais de que o barco está afundando, não é mesmo? Assim como no cenário positivo, você também irá precisar de pessoas até o apagar das luzes!

E se eu te disser que eu tenho uma solução que se encaixa perfeitamente para ambos os cenários? Pois é!! Essa solução existe e será o tema do nosso vídeo de hoje! As contratações no modelo temporário!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Amplamente difundida nos países com as principais economias globais, a cada ano que passa, a contratação de profissionais temporários vem aumentando no mercado nacional. 

Se antes as empresas contratantes acreditavam que o uso de profissionais temporários era uma modalidade “quase que exclusiva” do varejo moda, e que atendia primordialmente as altas demandas de períodos como black friday e de extra natal, ou que seria útil apenas em casos de cobertura de férias e licenças por afastamentos via INSS ou Maternidade, por serem citados de forma mais explicita nos parágrafos da antiga lei 6.019/74, hoje, com o auxílio das consultorias especializadas em Recrutamento & Seleção, elas estão aprendendo a usar esse modelo de forma estratégica em suas operações, passando a conhecer e usufruir de seus inúmeros benefícios, mudando de vez as suas filosofias (ou paradigmas mentais).

E se você ainda não está usando esse modelo de contratação, eu só tenho uma coisa a dizer: Você está perdendo tempo, eficiência e resultado!!!

Mas por um lado eu te entendo. Eu sei que há uma grande dificuldade de interpretação por parte do jurídico e do RH das empresas, que desconhecem os inúmeros benefícios desse modelo.

Além disso, eu sei também que há um preconceito difundido no mercado sobre esse tema, tanto por parte das empresas, que não usam essa modalidade em sua forma mais ampla e, quando adotam, fazem uma clara cultura de segregação entre seus profissionais “primários” e os profissionais temporários, quanto por parte do próprio mercado de candidatos, que ainda acreditam que uma experiência temporária pode “manchar suas carteiras de trabalho”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tudo isso fez com que essa significativa modalidade de contratação fosse adjetivada de maneira incorreta, o que acabou criando uma barreira para a sua expansão.

Mas foi em 2013 que esse cenário começou a virar, impulsionado pela combinação de 3 momentos significativos, que foram:

  1. A chegada dos grandes eventos esportivos no Brasil, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016, com suas grandes estruturas temporárias;
  2. O ápice da crise econômica causada pela operação Lava Jato, sentida em quase todos os setores do mercado nacional e que teve por consequência um significativo aumento no número de desemprego entre 2014 e 2017;
  3. E a aprovação da reforma trabalhista em 2017, onde a lei 13.429/17 trouxe diversas mudanças benéficas frente a antiga lei 6.019/74, simplificando as interpretações e incentivando a ampla adoção da modalidade.  

Esses 3 fatores combinados, entre os períodos de 2013 a 2017, fizeram com que muitas empresas enxergassem os benefícios das contratações de temporárias para suas operações em um mercado até então em crise financeira.

Nessa época, muitos trabalhadores desempregados acabaram aceitando com mais facilidade as ofertas de empregos no modelo temporário. Eles se permitiram experimentar e muitos deles acabaram sendo contratados de forma definitiva pelas empresas. 

A partir daí, essa modalidade de contratação foi se firmando como uma solução estratégica e “queridinha” tanto por parte das empresas, quanto pelos profissionais que buscavam recolocação naquele período, promovendo assim uma dissolução do preconceito enraizado no mercado até então!

Mas, mesmo assim, hoje, 10 anos depois do início desse movimento, eu sei que ainda tem muita empresa contratante que se sente perdida e não sabe nem quais são os benefícios e muito menos quando devem usar as consultorias especializadas em R&S para contratar temporários e terceiros. 

Antes de você se entreter com todas as informações que eu vou compartilhar com você, já se inscrever na Newsletter, deixe o like no artigo e não se esqueça de ativar o sininho conexão para receber mais conteúdos técnicos sobre Recrutamento, Seleção e Carreira.

Mas então, chega de historinha e vamos direto ao ponto porque ainda vamos falar do significado dessa modalidade, as regras para a sua utilização, cenários em que se aplica e seus principais benefícios!!

Modalidade de Contratação Temporária >>>

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Primeiramente, é importante saber que o trabalhador temporário é aquele profissional qualificado, que é contratado pela empresa prestadora (que vai gerir sua folha e ter o vínculo empregatício) e que vai alocá-lo na empresa cliente – tomadora do serviço. 

Para usar essa modalidade, precisamos seguir 3 importantes regras:

  • A primeira é que o prazo máximo para usar um profissional temporário é de 270 dias (aproximadamente 09 meses);
  • A segunda é que se faz necessário o intermédio da empresa prestadora;
  • E a terceira é que precisa ser comprovado um motivo justificador ao Ministério do Trabalho para usar este temporário, que deverá se enquadrar em um desses seguintes motivos:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Substituição transitória de pessoal permanente: Seja por férias, licença maternidade ou afastamento pelo INSS. Aqui, é preciso determinar o profissional que será alocado e o profissional que será substituído, ou seja, o João será alocado temporariamente pelo período de X dias, no lugar da Maria que exerce o cargo determinado com o mesmo escopo de atividades. É importante saber que não poderá haver distinções de cargo, atividades e pacote de remuneração.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Demanda complementar de serviços: Quando há o aumento de atividades em uma área específica, com descritivo de função definido e atuação exclusiva para determinada operação, ou seja, para o CNPJ e endereço do tomador do serviço e apenas dele. Essa demanda poderá ser proveniente de uma expansão da operação, lançamento de novos produtos ou serviços, atividades extraordinárias, necessidade de maior força de mão de obra, entre outras.

Cenários da Modalidade de Contratação Temporária >>>

O uso da contratação temporária é muito mais amplo do que se imagina!! Ela pode ser usada nos cenários mais conhecidos, como em substituição de licenças e férias, e em muitos outros projetos das mais variadas naturezas!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • Implementação de um novo sistema: Aqui, você poderá usar o temporário diretamente como keyuser na implantação do sistema ou poderá alocar funcionários primários das áreas internas como keyuser (por conhecerem com maior riqueza de detalhes os processos) e, nesse caso, usar o temporário para substituir suas atividades de compliance na operação. 
  • Projeto na área comercial com o lançamento de um novo produto ou serviço: Nesse caso, você poderá precisar dar um foco na divulgação até que o produto ou serviço seja amplamente difundido no mercado;
  • Projetos na área de RH: Ao invés de contratar uma consultoria para estruturação de cargos & salários, avaliação de desempenho ou implementação de remuneração variável (Onde o investimento será bem elevado), você poderá contratar um especialista de mercado para tocar o seu projeto “in loco” pelo período determinado do seu projeto. 

E o que é melhor, vamos supor que você contratou o melhor especialista para o projeto de cargos e salários, porém essa mesma pessoa não é tão boa em avaliação de desempenho. Nesse caso você poderá tocar os projetos com especialistas distintos de forma simultânea ou não!

Enfim, pensou em projeto de curto prazo? Então avalie se ter um time de temporários alocados não é a melhor solução para a sua operação, ao invés de contratar permanente e depois ter mão de obra ociosa e um custo maior com verbas rescisórias ou, mais ainda, ter que sobrecarregar profissionais internos com a adição do escopo dos novos projetos.

Bom, falei pra caramba até aqui, mas não posso deixar de ressaltar os inúmeros benefícios da Modalidade de Contratação Temporária! É muito importante que você preste atenção em todos eles e avalie com carinho seu uso, porque são inúmeras vantagens!! Vamos a elas:

  1. Customização do processo seletivo, você terá a oportunidade de escolher o profissional desejado que será alocado na sua operação (da mesma forma que é realizado nas contratações permanentes);
  2. Processo seletivo rápido e candidatos com disponibilidade de início imediato;
  3. Perfis qualificados e experientes, o que diminui o tempo de adequação as suas atividades na função contratada (Pronto para rodar na operação);
  4. Possibilidade de substituição em caso de não performance;
  5. Possibilidade de internalização ao longo ou ao final do contrato temporário;
  6. Gestão de folha, gestão de benefícios e controle de ponto realizados pela consultoria;
  7. Não contarão como headcount da sua empresa;
  8. Investimento através de uma Nota Fiscal de serviços;
  9. Possíveis passivos deverão ser colegiados com a consultoria fornecedora do profissional temporário;
  10. Redução de custos em virtude da não aplicabilidade das verbas indenizatórias (Multas e aviso prévio);

Entre outras...

E aí, Contratantes Conectados? Após o compartilhamento dessas informações, faz mais sentido para vocês a utilização de profissionais temporários? Acho interessante a visão estratégica, mas ainda ficou com algumas dúvidas? Divida aqui conosco, deixem seus comentários e compartilhem essas dicas com as suas conexões. Afinal, ele poderá estar contratando nesse momento e você poderá ajudá-lo com essas informações estratégicas!

E não se esqueça de ativar a Newsletter CONECTANDO! e seguir o meu perfil oficial nas demais redes sociais!!!

Youtube: Vinicius Antunes - YouTube

Instagram: Vinicius Antunes (@viniciusantunesoficial) | Instagram

TikTok: Vinicius Antunes (@viniciusantunesoficial) | TikTok

🔎Nos vemos por aqui, forte abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vinicius Antunes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos