AUMENTE SUAS CHANCES! | Domine as 5 Seções do Currículo e Monte uma Estrutura Clássica e Infalível!

AUMENTE SUAS CHANCES! | Domine as 5 Seções do Currículo e Monte uma Estrutura Clássica e Infalível!

8ª Edição - Candidatos - Estrutura de Currículo Tradicional e Eficiente!

Quer assistir esse artigo no formato de vídeo? Acesse o meu Canal e confira! Mas não se esqueça de se inscrever, deixar seu like no vídeo e ativar o sininho da conexão para receber os próximos conteúdos!

Olá Conectados! Bem-vindos de volta a minha Newsletter, onde a sua conexão se transforma em conhecimento sobre o Mercado de Trabalho!

Você sabia que os recrutadores e headhunters odeiam receber aqueles currículos cheios de "fru-frus", todo colorido, com layouts modernos e que você faz achando que está se destacando... a realidade é que no fundo você está só se prejudicando!

Quer aprender a construir um currículo tradicional e infalível? Então leia esse artigo até o final e confira a surpresa que preparei para ajudá-los a montar seus currículos.


Olá Conectados,

É hora de você esquecer todas as dicas que já leu sobre como criar o seu currículo e prestar atenção na estrutura tradicional e infalível que eu vou te mostrar, para que você elabore uma versão clássica e eficiente, com as seções corretas e com dicas específicas para cada uma delas!

Aqui você não vai encontrar nada com slogans atrativos e enganosos, como: Monte um Currículo CAMPEÃO! Aprenda como montar o currículo PERFEITO! Faça o melhor currículo que vai te empregar em 90 dias, como muitos coachs de recolocação vendem por aí. E sim, o verdadeiro modelo que os recrutadores gostam de receber!

"O meu objetivo aqui é te dar dicas de quem realmente entende do assunto!"

Afinal, como você que já me segue há mais tempo sabe, eu atuei como headhunter por muitos anos, já analisei milhares de currículos e entrevistei centenas de candidatos e sei o que realmente faz a diferença, não só com relação ao seu currículo, mas também com relação às suas atitudes na hora das entrevistas!

E a minha experiência me leva a dizer com tranquilidade para vocês que:

"EU NUNCA VI UM CANDIDATO SER APROVADO OU REPROVADO EM UM PROCESSO SELETIVO APENAS POR CAUSA DO SEU CURRÍCULO!"

É isso mesmo que eu disse!!! E vou te explicar por que posso fazer tranquilamente essa afirmação!

Sem dúvidas o currículo ainda é um item de extrema relevância em um processo seletivo. Ter um material bem elaborado e estratégico é de suma importância para todo e qualquer candidato, afinal o currículo é uma espécie de passaporte que o credencia ou não a participar dos processos seletivos que deseja ingressar. 

Mas como eu costumo dizer, o currículo está para o processo seletivo, assim como o cartão de visitas está para uma relação de negócios. Ao entregar um cartão de visitas bem elaborado e atrativo, você pode até despertar o interesse de alguém, mas o que fará com que esse alguém feche negócios com você será a qualidade técnica do seu produto ou serviço, o histórico da sua empresa e os diferenciais de atendimento, entrega e preço. 

E no processo seletivo não é diferente! O candidato pode buscar o modelo mais bonito e as técnicas de atratividade mais elaboradas para construir o seu currículo na esperança de se diferenciar dos demais candidatos. Mas o que vai despertar o interesse do recrutador no seu perfil é a adequação das suas experiências, qualificações e pretensão salarial com relação à vaga ofertada, além da sua capacidade de apresentá-las de forma clara, verdadeira e convincente nas etapas de entrevistas! Todos esses fatores juntos farão com que o recrutador feche negócio com você, ou melhor, o contrate para a vaga!

O currículo tem a sua importância e ele será sempre o nosso cartão de “visitas” na apresentação do nosso perfil profissional e o nosso passaporte de ingresso nos processos seletivos que desejamos participar, mas o grande responsável por despertar a atenção dos recrutadores nunca será o layout moderno escolhido e sim as suas informações, experiências e qualificações bem apresentadas nele. 

E lembre-se: No momento de elaboração do currículo vai valer sempre o conceito do “Menos é Mais!”, porque é mais importante você não errar do que tentar se destacar com modelos extraordinários! Evite extravagancias e aposte na infalível estrutura tradicional com base nessas dicas aqui que eu vou te dar:

>>> Estrutura Tradicional do Currículo <<<

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nessa primeira etapa, devemos apresentar basicamente as seguintes informações:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • Nome completo em fonte destacada e em negrito! Muitas pessoas utilizam o nome centralizado na folha, mas eu acho mais elegante e sugiro que venha sempre acompanhando o padrão de início de escrita alinhado à esquerda.
  • Contatos diretos, como email e número de telefone;
  • Links: seu perfil profissional em rede social de emprego ou portfólios profissionais, recomendados para desenvolvedores, publicitários, designers, arquitetos, entre outros...

"Não esqueça de testar os links para ver se estão funcionando!"  

Importante ressaltar que informações como: endereço completo, idade, gênero, estado civil, número de filhos, nacionalidade, foto, entre outras que usualmente eram apresentadas nessa sessão no passado, NÃO são obrigatórias e muito menos recomendadas de serem fornecidas nos dias atuais!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Imagino que você já tenha ouvido falar que: "os recrutadores levam em média de 6 a 15 segundos para analisar um currículo", mas se nunca ouviu, fique sabendo que isso é verdade! E essa seção é dedicada justamente a esses recrutadores “apressadinhos”. 

Nessa seção, vocês devem apresentar basicamente as seguintes informações:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • OBJETIVO: O campo de objetivos não é mandatório! Eu recomendo o uso apenas para aqueles que possuam um motivo específico e determinante para realizar uma possível movimentação, como por exemplo:

  1. Ter interesse em apenas um setor do mercado;

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  1. Ter interesse apenas em empresas multinacionais que tenham programa de Mobility Internacional, em caso de desejo da construir uma carreira no exterior;

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

3. Ou ter interesse exclusivo em posições de um determinado nível hierárquico.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
"Adicione informações que sejam determinantes para você candidato avançar no processo seletivo. Assim, você estará ajudando o recrutador a apresentá-lo apenas as vagas que estejam alinhadas com os seus interesses!"

Cabe ressaltar que na construção do seu objetivo, o nome do campo já diz tudo, seja extremamente objetivo e construa no máximo uma frase que não ultrapasse uma linha.

  • RESUMO: Já o resumo é extremamente recomendado para todo e qualquer currículo! Nesse campo devemos apresentar os nossos pontos de destaque técnico e comportamental, de forma bem resumida, claro! 

Sugiro o máximo de 3 pequenos parágrafos com uma média de 3 linhas cada, divididos na seguinte forma:

  1. No primeiro apresentamos o resumo profissional, ou seja, o tempo de experiência, principal graduação, as áreas de especialização, setores e porte das empresas em que tem experiência;
  2. No segundo o indicado é resumir as atividades que possua amplo domínio técnico;
  3. E no terceiro e último paragrafo destaque as suas habilidades comportamentais, ou seja, os famosos softskills.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

SIM, é isso mesmo! O correto é o campo de experiências profissionais vir antes do campo de formação acadêmica. Após as seções de Informações Pessoais e Apresentação, passamos a adotar uma sequência de seções definidas de forma estratégica de acordo com os critérios de relevância das informações desejadas pelo recrutador. 

E, sem dúvidas, as suas experiências práticas são mais relevantes que a sua formação teórica no momento de mensurar em avançar ou não com um candidato.

"É muito mais provável que a empresa escolha um candidato com experiências profissionais aderentes a vaga e uma graduação em faculdade tida como “segunda linha”, do que um candidato com formação de primeira linha e pouca ou nenhuma experiência profissional!"

Uma confirmação desse conceito é o próprio layout do seu perfil no LinkedIn... perceba como as experiências vem a frente das formações acadêmicas!

  • EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: A primeira dica para preenchimento desse campo é estruturar suas experiências de forma evolutiva na carreira, ou seja, a primeira experiência apresentada no currículo deverá ser a sua atual ou mais recente empresa. Dê ênfase nas palavras chaves que melhor descrevam as suas atividades, de preferência customizando de acordo com o descritivo das vagas em que esteja interessado em participar do processo seletivo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • A segunda dica é construir um cabeçalho bem detalhado sobre a empresa! Ajude o recrutador a ganhar tempo... além do nome da empresa, forneça o setor, a especialização, o porte e faturamento (se for uma empresa de capital aberto, claro!). Informe também o seu cargo e as datas de início e fim, que correspondam ao período total dessa sua experiência! Se ainda estiver na empresa coloque a data de início seguida da frase “até o presente momento”.
  • Terceira dica é na parte de compartilhamento das suas principais atividades. Muitos candidatos preferem descrever suas atividades com um grande texto em parágrafo único...

"Ah Vinicius, mas isso está errado? Não! Não é questão de estar certo ou errado, só não é uma decisão estratégica!"

O que você precisa pensar é que nunca se sabe qual é o nível de senioridade do recrutador que está tocando a sua vaga e qual é o grau de conhecimento técnico dele nessa disciplina. Então por isso eu recomendo sempre a apresentação das principais atividades em bollet points, por ser de mais fácil visualização, interpretação e comparação com o descritivo do que foi pedido na vaga.

E por fim, a grande estratégia de atratividade desse campo é adicionar as informações sobre as principais realizações dessa experiência! Isso significa que você deve ir além das suas atividades, porque por mais importante que seja saber o que você exercia, é ainda mais interessante saber quais foram as principais participações e implementações de processos de melhoria, premiações e conquistas pessoais ou de área e os resultados finais obtidos pela companhia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Agora sim colocamos a seção de formação, onde iremos informar as nossas graduações, especializações, experiências internacionais de estudo e proficiência em idiomas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • FORMAÇÃO ACADÊMICA: Nesse campo incluímos graduações (bacharelados), pós-graduações, MBA, mestrados e doutorados. É importante informarmos a instituição de ensino, o curso de formação, período de tempo do estudo e o status da formação (Concluído, cursando ou pausado). A informação de CR médio da graduação é facultativo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • CERTIFICAÇÕES, ESPECIALIZAÇÕES E INTERCÂMBIO: Nesse campo colocamos certificações técnicas e especializações nacionais ou internacionais. Deve seguir o mesmo padrão da estrutura da formação acadêmica, porém adicionando a carga horária do curso.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

  • IDIOMAS: Nesse campo mudamos um pouco a estrutura, pois daremos destaque aos idiomas e o nível de proficiência em negrito e abaixo colocaremos a instituição de ensino, o nível em que está no curso e o status (Concluído, cursando ou pausado).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No final do seu currículo, acrescente a seção de informações complementares, onde você poderá adicionar os campos de cursos extras, artigos e publicações, trabalhos voluntários, entre outros.

E aí Conectado, agora que você aprendeu sobre as 5 seções para a montagem de um currículo tradicional e infalível, ficou mais fácil para você montar o seu?
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Lembra que no início do vídeo eu falei que teria uma surpresa especial para você que chegassem até aqui? Na verdade, serão duas surpresas:

  1. A primeira é que eu vou enviar para você Conectado o modelo de currículo que eu apresentei nesse vídeo, basta você deixar um comentário com a hashtag (#curriculovaoficial);
  2. E o segundo é, eu estou lançando um novo quadro, onde eu quero ajudá-los revisando e dando dicas sobre a elaboração do currículos de vocês. Sendo assim, o pacote está completo agora, eu já apresentei para vocês as seções e estrutura, já compartilhei um modelo para a elaboração e agora vou revisar o currículo já pronto em meu novo quadro. Então envie o seu currículo para esse email (curriculo@viniciusantunesoficial.com.br), já me segue aqui para não perder o conteúdo quando for a revisão do seu currículo, deixe seu like e compartilhe com todas as suas conexões que estão buscando emprego e precisando de dicas ou revisão de currículo!

Não se esqueça de ativar a Newsletter CONECTANDO! e seguir o meu perfil oficial nas demais redes sociais!!!

Youtube: Vinicius Antunes - YouTube

Instagram: Vinicius Antunes (@viniciusantunesoficial) | Instagram

TikTok: Vinicius Antunes (@viniciusantunesoficial) | TikTok

🔎Nos vemos por aqui, até o próximo artigo! Forte abraço!

#curriculovaoficial

#curriculovaoficial

Lucilene Aniceto

Vendedora, graduação Gestão Comercial.

5 m

Um currículo estruturado e bem feito é o primeiro passo pro sucesso.

Willian de Paula

Comprador Strategic sourcing/ Analista comércio exterior /Category planning Líder / Coordenador Swat analysis TCO / Matriz Kraljic / Importação e Exportação / Comprador Internacional

5 m

#curriculovaoficial

Marcio Lima de Souza

Supervisor de operações | Kuehne + Nagel | Green Belt | MBA em Logística e Supply Chain

6 m

#curriculovaoficial

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vinicius Antunes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos