Contrate certo: descubra as qualidades comportamentais que realmente importam!
Você deseja acertar em suas contratações? Quer evitar problemas futuros com uma possível demissão precoce? Entenda que as qualidades comportamentais nem sempre possuem o mesmo peso nas contratações.
Quando se trata de contratar pessoas por suas qualidades comportamentais não estamos falando somente em identificar atributos como:
capacidade de liderança,
Apesar de qualidades muito relevantes hoje em dia, sem dúvida, nossa avaliação deve ir além. Existem outras qualidades que são mais sutis, mais sensíveis e difíceis de serem identificadas no curso de um processo seletivo, mas que impactam diretamente na qualidade do ambiente de trabalho, no clima organizacional e na performance das empresas.
Mas quais seriam essas outras qualidades? Precisamos levar em conta essas aqui também:
Recomendados pelo LinkedIn
Elas têm muita relação na formação de ambientes mais saudáveis e bem sucedidos, já que viabilizam a construção da base das relações, que é a confiança. Tais atitudes e qualidades são fruto de mentes mais bem preparadas, em suas cognições e afetos, para o enfrentamento dos desafios do mundo atual. Inclusive, a capacidade efetiva de se trabalhar bem em equipe depende em grande medida desses traços bem desenvolvidos.
Os problemas de desempenho estão muito ligados aos aspectos comportamentais, que por sua vez estão ligados aos traços de personalidade.
Com um mapeamento correto desses traços reduzimos as chances de contratarmos pessoas com potencial de causar transtornos e perturbações a outras pessoas e à empresa como um todo, ainda que sejam capazes de gerar resultados no curto prazo. Ao mesmo tempo aumentamos as chances de contratarmos aquelas com perfil de comportamento mais adequado e construtivo, que melhor contribuirão para o sucesso dos negócios no longo prazo.
Qual é o preço que se paga por uma contratação feita às pressas? Principalmente sem o devido cuidado ou sem o conhecimento adequado para se observar e avaliar quais serão os comportamentos com potencial de gerar maior impacto no dia a dia das organizações. A promessa de performance a qualquer custo ou de simplesmente se contar com a sorte, impõe um preço a ser pago. Será que estamos preparados para pagá-lo? E precisamos pagá-lo? Pense nisso.