Controle de qualidade em vergalhões CA-50 E CA-60: recomendado por norma e necessário para empreiteiras, engenheiros e fabricantes.

Controle de qualidade em vergalhões CA-50 E CA-60: recomendado por norma e necessário para empreiteiras, engenheiros e fabricantes.

Os vergalhões de aço utilizados em concreto armado fornecem resistência à tração e ao cisalhamento, fatores essenciais para garantir a segurança em qualquer tipo de construção, seja de grande, médio ou pequeno porte. 

Testes de qualidade comprovam que as características físicas e mecânicas do aço estão sendo atingidas, e que os vergalhões atendem aos requisitos mínimos da NBR 7480 para segurança estrutural, durabilidade e sustentabilidade das obras.

Na entrevista a seguir, Jeferson Luiz Bronholo , pesquisador e líder do laboratório de Estruturas Civis do Lactec, explica a importância do controle de qualidade e faz recomendações para consumidores e fabricantes de aço. 

O que diferencia as categorias de aço CA-25, CA-50, CA-60 e CA-70? 

Essas categorias comerciais se diferenciam pela resistência mínima ao escoamento, medida em ensaios de tração realizados em laboratório.

Para o CA-25, por exemplo, a amostra testada precisa obter no mínimo 250 MPa de escoamento na tração. Para o CA-50, 500 MPa, e assim por diante. MPa é a unidade Mega Pascal, que indica a tensão máxima suportada pela barra ou fio de aço. Então, a barra CA-50 precisa suportar no mínimo 500 MPa. No ensaio de tração, esse tipo de aço tem uma característica específica visível no gráfico, representada por uma curta linha reta (limite de escoamento, que demonstra o ponto onde a barra deforma sem precisar do acréscimo da carga de tração. Já o CA-60 não exibe esse comportamento, rompendo-se abruptamente ao atingir a carga limite. 


Gráfico do ensaio de tração em vergalhão de aço CA-50 representa limite de escoamento acima de 500MPa e patamar de ruptura.


Nas obras, o CA-50 é comumente utilizado na armadura principal, enquanto o CA-60 é empregado em armaduras secundárias.

Outras diferenças básicas desses tipos de aço são a superfície (lisa ou nervurada), o processo de conformação e os diâmetros. Os vergalhões de aço CA-60 têm conformação a frio, com limitação de até 10 mm de bitola. Por isso, são chamados de "fios” e não de barras como os vergalhões de aço CA-50, que são produzidos a quente e podem ter diâmetro maior.

A indústria brasileira de aço tem histórico confiável e uma qualidade de aço reconhecida, inclusive realizando ensaios em laboratórios próprios. Porém, é comum que esses fabricantes validem seus ensaios com laboratórios de terceira parte?

Sim, é uma prática. Apesar do fabricante testar o seu produto em laboratório próprio, ele recorre a avaliações de um laboratório independente. Nós atendemos a indústria do aço como laboratório de terceira parte, e isso agrega credibilidade e confiança ao produto final. 


Vergalhão de aço testado no laboratório de Estruturas Civis do Lactec.


Como engenheiro e líder de um laboratório referenciado, quais são as suas recomendações para o mercado consumidor e para fabricantes de aço?

Eu recomendo que todos os lotes de aço utilizados em obras sejam testados conforme a NBR 7480. Especialmente, diante do número crescente de aço importado nos últimos anos. Esses aços não seguem as normas brasileiras à risca. Confirmo o que digo porque testamos amostras estrangeiras aqui no laboratório do Lactec e constatamos que as mesmas não atendiam à resistência mecânica mínima exigida pela norma. Além disso, mesmo com a confiança histórica da indústria brasileira de aço, podem ocorrer falhas no processo produtivo. Então, eu recomendo que todos os fornecedores e todos os engenheiros responsáveis por obras testem seus lotes de aço antes de começar a utilizá-los.

Como são extraídas as amostras de aço para ensaios?

As amostras devem ser coletadas de forma aleatória de um lote, que não deve superar 30 toneladas.  São três amostras de 1,5 m de comprimento, de cada bitola, que devem ser identificadas com seu registro de corrida em um processo produtivo, para garantir a rastreabilidade. Esse registro refere-se a um volume no processo produtivo, obtido a cada operação de vazamento em um forno de aciaria.


O especialista do Lactec, Jeferson Bronholo, mostra como é realizado o teste de tração em vergalhão de aço. Assista!


Quais informações os ensaios fornecem?

O ensaio de caracterização física e mecânica é simples, rápido e determina o patamar de escoamento, o patamar de ruptura, o alongamento mínimo obtido nos ensaios de tração, além da massa linear, que relaciona a massa das barras ou fios por comprimento produzido. 

Esses parâmetros são bastante relevantes e obtidos em um único teste executado na prensa. Os ensaios de qualidade em vergalhões de aço são fundamentais para garantir o cumprimento das normas e a assegurar a longevidade das construções.

➡️Acesse o site do Laboratório de Estruturas Civis e conheça o escopo de serviços.

Leia mais:

Durabilidade do concreto: como prevenir a Reação Álcali-Agregado (RAA)

Recuperação e prevenção de estruturas de concreto

Cultura da Cibersegurança: como proteger empresas de ameaças digitais 

Laboratório de ondas impulsiona pesquisas de energias renováveis

➡️Agradecemos pela leitura e até a próxima news!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lactec

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos