COOPERAÇÃO
A alegria, saúde e prosperidade de um Ser Humano está baseada no trabalho que ele realiza para e junto a outras pessoas: ensinando, curando, inspirando, encorajando e dando oportunidade para crescerem.
Há fases e momentos em que vivemos para satisfazer nossas necessidades, em geral quando somos mais jovens, e há as que vivemos para servir e ajudar a tornar as pessoas saudáveis, felizes, prósperas e criativas, uma leva a outra e é também consequência da outra, cada uma tem sua importância e sentido, porém quando essa transição, mesmo que em alguma medida, não é feita, nossas buscas pessoais lentamente terminam em um vazio existencial; já quando realizamos essa transição a vida assume um outro sentido e aumentam a saúde, a felicidade e a prosperidade e somos capazes de com serenidade atravessar crises e limitações.
Aprendendo o verdadeiro significado da cooperação, paramos de olhar para nós mesmos como um ser separado de todos ou outros e começamos a ver nosso elo com nossa família, comunidade, nação e com a Natureza.
O escritor e poeta armênio Torkom Saraydarian diz que a cooperação pode ser desenvolvida pela adesão dos seguintes oito princípios:
1. O valor do respeito e praticá-lo uns com os outros. O respeito deve estar presente no comportamento, palavras, sentimentos e pensamentos de cada pessoa em relação aos outros. Mas como se respeita outra pessoa? A resposta é: observando um grande valor ou potencial dela e mantendo com ela uma relação especial baseada no reconhecimento daquele grande valor. Se não há respeito é como se construíssemos um muro sem cimento apenas empilhando tijolos, quem dá a liga, quem une os tijolos é o respeito.
2. Conhecer e promover um objetivo comum. Se o objetivo está claro na mente de todos, haverá uma comunicação melhor e uma cooperação mais inteligente uns com outros. O condutor de uma orquestra quer que todos os músicos toquem suas partes na sinfonia, que é o objetivo da orquestra. Mas o que acontecerá se algum músico tocar sua própria música na orquestra?
3. Trabalhar em harmonia uns com os outros. Quando os objetivos comuns e individuais estão em concordância um com outro, à medida que o individuo alcança seu objetivo, o grupo também alcança. Quando a abundância de sabedoria, amor, solenidade, pureza e beleza aumentam, todos compartilham da sua abundância e se sentem preenchidos
Recomendados pelo LinkedIn
4. Os membros do grupo devem proteger o grupo e seus companheiros de ataques e perigos. Isso resulta em consciência, progresso, integridade e influência. Certa vez, três soldados estavam numa missão muito perigosa para o exército. Cada um era um especialista em um dos aspectos da missão, estavam muito ansiosos para proteger um ao outro porque a sobrevivência individual dependia da sobrevivência dos outros. Se um se perdesse, os outros dois teriam um período muito difícil de sobrevivência e realização na missão. Assim, frequentemente indagavam uns aos outros: “Você comeu bem? Você dormiu bem? Você está se sentindo bem?”.
5. Encorajar os potenciais em cada um. Uma cidade da Índia no século passado enviou vinte e cinco de suas crianças para o ensino superior em Londres. Anos mais tarde, essas crianças retornaram doutores, advogados, engenheiros, artistas e outros profissionais, trazendo grande prosperidade e dignidade para a comunidade.
6. Ser tolerante e complacente. Tolerância e perdão constroem amigos e cooperadores, quando essas virtudes são usadas inteligentemente e na dosagem certa. Antes de condenar alguém, é muito bom checar as coisas que necessitam ser aprimoradas em você.
7. Cultivar uma sensibilidade à liderança. A real democracia pode ser adquirida somente depois do desenvolvimento do senso de responsabilidade e consciência, ela é uma sinfonia na qual cada nota tem seu lugar, liberdade, trabalho e ritmo certo. Quando falamos a respeito de liderança, as pessoas frequentemente pensam naqueles que estão à frente, mas na realidade, a liderança deve ser o objetivo, o plano e o propósito, apresentado pelos responsáveis para o bem-estar do todo.
8. Fomentar a alegria. Se nossos atos e palavras causam alguma angústia, dor, sofrimento ou aborrecimento aos outros, devemos nos abster de tais atos, pois nos conduzirão em direção ao isolamento, egoísmo, futilidade e depressão. Cada um deve se examinar e se indagar: “Como devo pensar, falar e me comportar, de maneira que aumente a alegria dos outros?. A alegria cresce quando encontramos nossas responsabilidades e trabalhamos para o bem comum!
Que tal escolhermos 1 dentre os 8 princípios a cada dia, para gradual e paulatinamente expressarmos a cooperação nas nossas relações?
Paulo Eduardo Lemos Tonhasolo
Marketing Consultant | Marketing Communications | Digital Marketing | Brand Management
1 aAdorei o artigo!