Cooperativas devem se abrir para estreitar o vínculo com a sociedade
A partir de uma recente pesquisa realizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que revelou que apenas 4 em cada 10 brasileiros conhecem a atividade cooperativista, resolvi fazer uma enquete aqui no Linkedin com a seguinte pergunta: como tornar o cooperativismo mais conhecido pela sociedade?
A maioria das pessoas que responderam (48%) acredita no poder das boas histórias para criar conexão com o associado. Em segundo lugar, com 27%, estão os vídeos nas redes sociais. Não usar termos técnicos ocupa a terceira colocação, com 21%. Já 4% acreditam em outras razões.
É claro que não dá para dimensionar em uma única enquete uma questão que tem impulsionado discussões em todo o País, mas ela aponta um direcionamento muito claro: para estreitar o vínculo com a sociedade é preciso trazê-la para perto da cooperativa.
E isso só é possível se dirigentes e colaboradores estiverem realmente dispostos a falar sobre o que essas organizações têm de melhor do que aquilo que o mercado oferta.
Além disso, é necessário que haja comunicação efetiva, ou seja, as pessoas precisam compreender aquilo que se fala e se interessar pelo conteúdo apresentado.
Por onde começar?
Uma boa forma de começar a melhorar a proximidade com as pessoas é contando boas histórias com personagens interessantes e enredo envolvente.
Não é preciso inventar. Basta olhar para dentro da própria instituição para encontrar excelentes narrativas transformadoras. Muitas vezes, na correria do dia a dia, não contamos experiências incríveis porque simplesmente não conseguimos identificar essas pessoas.
Outro ponto abordado diz respeito aos vídeos. Sim, eles são a ferramenta do presente nas redes sociais e devem ser valorizados pelas equipes de marketing, assim como a escolha correta das plataformas para postá-los.
A que lugar a sua instituição pretende chegar com eles? Que tipo de abordagem devem ter? Investir em vídeos de infotenimento (entretenimento com informação), tutoriais e boas histórias é o mais recomendado. Todo esse conteúdo deve estar alinhado com a estratégia de negócio da organização e gerar valor para a audiência.
Um ponto que sempre ressalto é a necessidade de falar de forma mais simples. Termos como “sobras”, “quadro social”, siglas, expressões em inglês não fazem sentido para o público externo. Da mesma forma, referir-se à cooperativa por um número. O uso de palavras de fácil entendimento é obrigatório para que a comunicação seja eficaz.
Dicas
Algumas dicas para as cooperativas se tornarem mais conhecidas e reconhecidas pela sociedade:
Recomendados pelo LinkedIn
✅ Inserir a cultura da comunicação e do marketing nos ambientes de trabalho;
✅ Compreender que o marketing e a comunicação são partes integrantes e propulsores do negócio;
✅ Mostrar para as pessoas que o cooperativismo é um modelo de negócio que gera resultados para todos, melhora os índices sociais e desenvolve a economia;
✅ Contar histórias de pessoas e de empresas transformadas pelo cooperativismo;
✅ Gravar vídeos com conteúdos relevantes para os associados, para que eles queiram salvar ou compartilhar com os amigos;
✅ Abrir espaço para receber feedbacks dos cooperados;
✅ Abolir termos técnicos do vocabulário e instituir a comunicação simplificada.
No mundo de transformações aceleradas em que vivemos, cabe a nós zelar pela proximidade com o associado para termos força suficiente para enfrentar a concorrência.
Até a próxima!
Um forte abraço!
#comunicação #marketingparacooperativas #cooperativismo #palestrante #instrutor #veracaser #cooperativasdecredito
Gestão Estratégica de pessoas | Business partner | Especialista em TD&E | Consultora de performance | DHO
2 aLinguagem simples e acolhedora. É sobre isso! 🎯💚
Gestor de Contratos na Fundação Percival Farquhar
2 aPoucas cooperativas trabalham o 7º principio do cooperativismo, "Interesse pela Comunidade". Creio que se intensificassem neste propósito iriam aparecer mais e serem mais conhecidas.
Palestrante | Professora de Comunicação e Marketing na PUC Minas (MBA para Cooperativas)
2 aÉ muito empolgante ver tantas pessoas do cooperativismo engajadas no movimento pela melhoria da comunicação do nosso modelo de negócio. Muito obrigada por compartilhar o conteúdo, Bruna Marques!
Doutora em Educação, Tradutora, Consultoria em Inglês para fins específicos, Assessoria em trabalhos Acadêmicos e em Treinamentos Institucionais
2 aÉ isso. Dito.