A coragem de queimar as naus!

A coragem de queimar as naus!

Conta a História, que Agátocles, Tirano de Siracusa, numa expedição marítima contra Cartago, ao desembarcar, mandou queimar todos os seus navios e marchou contra Cartago, cujos habitantes, derrotou.

Fez isso para anular, para si próprio e aos seus subordinados, qualquer possibilidade de fuga ou de voltar atrás. - Sem os navios, seria impossível recuar.

Queimar as Naus, significa pois, ir em frente. Sem sequer poder pensar na possibilidade de voltar ou desistir.

Há vários exemplos na história, de comandantes de enorme valor, que fizeram a mesma coisa. Dizem que os Vikings faziam o mesmo. Ao chegar a um porto para invadir um território e conquistá-lo, queimavam os seus navios para impedir qualquer possibilidade de recuo. Queimar as Naus significa pois, vencer ou vencer!

E o que é que esta pequena história nos pode ensinar para a nossa vida pessoal, profissional e empresarial?

Muitas vezes começamos um projecto, entramos num novo desafio, fazemos uma mudança forte na nossa vida pessoal, ...e ficamos a pensar no passado.

Eu, costumo dizer a colegas, clientes, conhecidos e amigos: “Isso pertence ao Canal História”

Regressando ao tema: Ficamos sempre com a dúvida se deveríamos ou não ter feito o que fizemos e/ou tomado a decisão que tomamos. Estamos sempre com um pé no cais e um pé no navio. Será que não vale a pena recuar? Não terá sido uma loucura esta decisão? E aí, se os navios estiverem no porto à nossa espera, é muito provável que tenhamos a tentação mais confortável e segura, de voltar, de recuar...

Mas se "queimarmos" os navios (do passado), não teremos como recuar. Não haverá navios à nossa espera, teremos de caminhar, ir em frente, acreditar, querer, lutar, vencer.

Assim, quando tomarmos uma decisão, pensemos bem antes. E uma vez tomada, "queimemos as naus". Ou seja, não pensemos mais no passado e vamos em frente! Nas empresas, quando é lançado um novo produto ou novo serviço temos de fazer absolutamente tudo para que dê certo. Se ficarmos a pensar na possibilidade de recuar, jamais empreenderemos o esforço total para vencer os desafios que por certo surgirão à nossa frente.

É a mesma coisa na vida pessoal. Como funcionários, se mudarmos de empresa para uma nova função e num local diferente, teremos muitas dificuldades a enfrentar até que a total adaptação ocorra. Filhos, esposa, escolas, amigos, …tudo mudará.

Se não “queimarmos as naus” ficaremos o tempo todo a recordar os bons tempos do lugar onde morávamos, trabalhamos, crescemos, etc.

Apesar de custar muito, ser desafiador tomar esta atitude, para vencer é preciso termos "a coragem de queimar as naus”.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos