CORONAVIRUS:
Adversidade, Oportunidade e Visão

CORONAVIRUS: Adversidade, Oportunidade e Visão

Hoje gostaria de refletir sobre as oportunidades que este momento de crise e pandemia mundial está nos trazendo e sobre como podemos tirar algo positivo disso tudo. Um grande segredo para alcançar o sucesso está em descobrir oportunidades que não estamos enxergando. Parar, analisar uma situação cuidadosamente e perceber oportunidades. Elas estão sempre ali! Resta a nós percebê-las, descobri-las e agir em relação a elas. Recentemente, em um dos meus programas de rádio dei um exemplo sobre a sucata. Alguém pode pensar na sucata como algo negativo, mas uma pessoa que gosta de consertar coisas pode usar a sucata como ferramenta ou em um processo de solução criativa para algum problema, um músico pode criar instrumentos e sons com ela, uma criança pode inventar um brinquedo, um jardineiro pode criar vasos com ela, ... No programa dei vários outros exemplos.

Toda vez que nos deparamos com uma situação adversa esta perspectiva positiva pode fazer a diferença não só no nosso humor, sensação de bem estar e paz interior, mas também pode gerar resultados positivos na realização dos nossos projetos e planos. Ao lidar com um problema é preciso acreditar que a solução existe! Só precisamos descobrí-la, tirar o pano de cima, que talvez seja uma venda nos nossos olhos. É preciso abrir os olhos para ver com uma percepção aguçada e atenta como a de um cientista. Observar, analisar e estudar situações nos trazem uma visão ampliada, mais rica em detalhes e percepção do todo.

Na minha observação pessoal, descobri várias aprendizagens que estão acontecendo no nosso meio e que deixarão marcas positivas em toda a sociedade como um todo:

1. Maior consciência sobre métodos de higienização;

2. Valorização do contato social (quando se perde percebe-se o valor);

3. Igrejas que nunca fizeram lives aprendendo a fazer e a explorar o mundo das mídias sociais mais intensamente;

4. Empresas sendo desafiadas a pensar e agir mais em modo remoto e a utilizarem-se de tecnologias de encontro virtual mais extensivamente (isso poderá ter um efeito permanente);

5. Empresas estão sendo desafiadas a ter uma visão sistêmica mais clara e a estabelecer procedimentos e políticas novas (efeitos positivos virão a partir disso).

E poderia citar muito mais.

E você? Olhe em volta e veja como tudo isso pode fazer você aprender! Como será que tudo isso pode fazer de você um profissional melhor? Que contribuição você pode dar para a humanidade? Que relação tem isso com os objetivos e metas que está perseguindo? Recentemente, enquanto ajudava um cliente a estabelecer sua declaração de propósito, ele me perguntou: “Mas, porque tudo tem que ser pensado assim, no nível da humanidade?” Ao que respondi: “Nosso efeito pode ser local, estadual, nacional ou global, mas seja o que fizermos, existe um impacto no outro e no mundo que nos cerca e este efeito em última instância afeta o todo da humanidade.” E se for você a pessoa que vai contribuir com uma solução na sua empresa, na sua comunidade, na sua igreja, no seu grupo, na sua família? Por que não você?

Voltando nossos olhos para a micro realidade das nossas vidas, existem algumas oportunidades práticas para nós. Algumas oportunidades gerais e algumas que só você terá e que serão únicas para você.

1. Tempo extra com as crianças em casa – reclamamos tanto da falta de tempo com a família, aproveite!

2. Para alguns de nós, tempo em casa – será que podemos aproveitar e fazer alguns cursos online gratuitos? Aprimorar nosso inglês? Correr atrás ou passar tempo refletindo sobre próximos passos na carreira. Tempo para refletir é tão importante e tão escasso! Agora, você tem um tempo extra para isso.

3. Investir em um projeto há tanto tempo pensado para o qual faltava tempo

4. Dentro da empresa, investir em reflexões internas, levantar perguntas relevantes para seus liderados pensarem.

5. Investir em relacionamentos virtuais, aproveitando este laço de humanidade que uma situação como esta do COVID-19 trás. Criar uma conexão virtual entre suas equipes. Estreitar os laços e fomentar a conexão através de grupos de discussão virtual dentro da empresa.

6. Criar vídeos de encorajamento e de informação que vão aumentar a sua respeitabilidade e proximidade como líder e estabelecer um contato visual para diminuir a sensação de isolamento e aumentar o senso de pertencimento.

Ao invés de focar no medo, vamos nos focar em oportunidades e soluções para nós e para a sociedade como um todo. O vírus não pode nos paralisar. Vamos continuar a ser, agir e viver, sempre adaptando-nos ao mundo e às circunstâncias que nos cercam. Quero lançar um desafio: pare, olhe, observe, veja com novos olhos, aprenda e realize algo novo a partir desta crise. Você pode fazer diferença e criar oportunidades para você mesmo e para alguma parcela da sociedade que poderão causar efeitos duradouros.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Erica Yanney, PCC, CPCC, MPTC, CPRW

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos