Crítica, elas o fazem crescer ou inferiorizar-se?
Ao longo deste período nos propomos a trazer um grupo de histórias extraídas do livro intitulado “Bebendo nas Fontes do Povo”, uma literatura muito simples com diversas histórias que possuem força , simplicidade e coerência na transmissão de conceitos, valores, virtudes, conceitos éticos, morais para transmissão de mensagens ou regras e comportamentos.
Nesta última historia, as questões fundamentais são:
- Conseguimos ter firmeza nas nossas decisões, mesmo que elas suscitem a desaprovação dos outros?
- Como reagimos as criticas?
Iam um velho, um menino e um burro para a feira, os três andando bem devagar. Passaram algumas pessoas e comentaram: “ Que gente boba! Andando tanto, quando podiam ser levados pelo burro”.
O velho, então, montou o menino no burro e foi ele mesmo puxando o cabresto. Passaram outras pessoas e disseram: “ Que absurdo! Um velho tão velho andando e o menino no bem bom !
O menino desmontou, o velho subiu e foi conduzindo o burro!” Outros passaram e disseram : “ Que horror! “Um menino tão pequeno andando e o velho descansando em cima do burro”!
O velho , então, pôs o menino com ele em cima do burro, e lá foram eles para feira. Mas, pessoas que iam também pelo caminho resmungaram: “ como tratam mal um burro magro! Ter de levar tamanho peso!”.
O velho e o menino desceram do burro e passaram a carrega-lo nas costas. E aí, todos os que passavam riam deles e diziam: “ mas que burrice! Afinal, para que serve o burro?”.
Da mesma forma acontece em nossa vida. É impossível agradar a todas as pessoas.
“O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.” - Norman Vincent Peale