As Crenças Limitantes que nos afastam dos nossos sonhos

As Crenças Limitantes que nos afastam dos nossos sonhos

Eu sempre ouvi à minha volta: "Quando a esmola é muita, o santo desconfia." Era praticamente um mantra, transmitido de geração em geração. Toda vez que algo parecia bom demais para ser verdade, o tal mantra ecoava em minha mente, até que passou a ser uma crença que nem precisava mais ecoar ou ser dita de forma consciente; ela apenas existia e tava ali, cumprindo sua missão de me “proteger” de “golpes” das pessoas e da vida ou, simplesmente, de gastos de energia desnecessários. Ou era nisso que eu acreditava.


No dia dos namorados de 2022 eu fui ao ParkShoppingSãoCaetano , que ficava a 15 minutos da minha casa, quando eu morava em São Paulo, para comprar o presente do dia dos namorados para o meu amor Carlos Alberto Rodrigues e o de aniversário do nosso sobrinho-afilhado Davi. 


Como você sabe, em datas comemorativas, os shoppings têm promoções que dão pequenos brindes e a oportunidade de concorrer à um grande prêmio. Você também sabe que em épocas assim os shoppings ficam lotados de gente. Eu sou uma pessoa que gosta de silêncio, calma e paz, então, já viu, né? Comprei os presentes e só queria voltar ao “quentor” de meu lar o quanto antes. A promoção ia de 27 de Maio até 12 de junho e era o último dia. Mas, nesse dia, eu estava acompanhada do meu filho do coração - meu enteado - Bruno Nassif Rodrigues e ele queria muito pegar as meias Joker Socks do brinde pra levar pra Nicolle, filha dele. Eu dizendo “deixa isso pra lá” e ele dizendo “só me dá seu celular que eu faço tudo, vai”. O que um filho não pede sorrindo que a gente não faz chorando, “num” é mesmo? Toma aí o celular. 


É claro que você já sacou que eu fui a ganhadora de um Nivus Highline completíssimo no sorteio do ParkShoppingSãoCaetano em 2022; nem é esse o principal ponto da minha conversa aqui. O ponto aqui é, pensa comigo, por que cargas d’água, uma pessoa não coloca duas notas fiscais em uma urna, ou coisa que o valha, se ela pode ganhar um carro 0km no valor de 138.390,00? Por quê? Por quê? Por quê? E eu te conto. Porque “quando a esmola (ganhar sem esforço) é muita…”, logo, não vale sequer o esforço mínimo de se cadastrar e escanear dois pedacinhos de papel!

Como eu disse, isso aconteceu no dia 12 de Junho de 2022. Mas não foi quando soube que ganhei o carro que eu percebi a crença besta, não. No dia 24 do mesmo mês, às 9h30 da manhã eu estava dando palestra no CBTD - Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento promovido anualmente pela ABTD Nacional - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento , quando, “do nada”, me “caiu a ficha” que eu tinha essa crença idiota tatuada na minha mente! Agora explico porque coloquei aspas em “do nada”. O cérebro é neuroassociativo, claro e no momento, o @zealexanddre acabava de cantar ao vivo a música que gravou com o @oswaldomontenegro chamada CARA OU COROA. Eu uso muito essa música nos meus trabalhos pelo poder que ela tem, em função da letra, de me possibilitar uma grande quantidade de exemplos ilustrando conceitos de neurociências cognitiva e comportamental e também da psicologia. Nesse caso, eu estava usando a primeira frase da música que é “De certo foi muita esmola, mas o Santo confiou” para explicar uma parte do conceito de níveis neurológicos, mais especificamente sobre o nível das crenças e valores. Foi por ter essa crença que eu não quis cadastrar as duas notas fiscais e, se não fosse o Bruno naquele momento, eu nunca teria ganhado o carro, nem descoberto que sim, esses concursos são éticos (hoje eu sei o quanto a Multiplan Empreendimentos S.A. é ética e íntegra), nem teria tido uma autodescoberta dessa importância!


Você não precisa seguir vida afora com essa porqueira de crença, tá? Nós ganhadores de prêmios existimos e agora você sabe disso! Portanto, quando a esmola for muita, pega! Apenas aceita! Porque, se o Santo deu, era porque ele podia e você merecia! Vai ser mais feliz!


EM TEMPO: No vídeo que compartilho AQUI, feito bem no início da minha palestra na Multiplan Empreendimentos S.A. nesta quarta-feira (23/08/23) sobre Neurociência, Ética e Integridade, eu já começo contando que fui uma das ganhadoras (não, eles não sabiam disso ao me contratar) porque eu queria agradecer ao maior número possível de pessoas envolvidas e, minha gratidão era muito mais pela minha autodescoberta do que pelo fato de ter ganhado um carro que, aliás, virou material para terminar a construção do nosso @espacoagora21, nosso Centro de Treinamento e Convivência em Ibiúna/SP. Mas comecei assim também porque eu iria usar minha história pra ilustrar o conceito de Viés de Reciprocidade. Afinal, era minha chance de agradecer e retribuir entregando o que acredito que eu tenho de melhor: Meu amor por fazer cócegas no raciocínio; cócegas que despertem o melhor de nós!

Daniela Cabral de Oliveira

Coach de Saúde e Bem-Estar e Terapeuta Floral

1 a

Saudades querida!

Sérgio Albuquerque Jr

Mentor e consultor especializado em desenvolvimento humano e coaching de executivos

1 a

Ines Cozzo, que coisa boa "ouvir" suas palavras neste texto, me lembro de nossas aulas lá no primeiro ano da pandemia, 2020 e, quanta generosidade e quanta entrega. Obrigado por compartilhar. 😍 😀 Abraços para Carlos Alberto Rodrigues e Bruno Nassif Rodrigues

Excelente texto! Merece uma longa reflexão da minha parte, pois apesar de estar "trabalhando" nisso, ainda tenho algumas crenças limitantes que me atrapalham muito. Eu faço parte desse grupo que não coloca a Nota Fiscal na urna 😧 Agradeço por compartilhar a sua experiência! 😍

Marcos K.

Infraestrutura e Nuvem / Segurança da Informação

1 a

A palestra/aula foi maravilhosa! Você é 10! Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos