Criação de propósito empresarial em grupo
Qual é o propósito da sua empresa?
O que move seu time?
Por que a sua empresa existe?
Essas três perguntas parecem muito simples, mas ter uma resposta homogênea ao perguntar para os integrantes do seu time é algo extremamente difícil. Muitas vezes, nem mesmo os fundadores compartilham o mesmo “por que”.
Isso não significa que não exista um sentimento compartilhado por todo o time, especialmente em empresas com uma cultura forte. Fato é que nem sempre conseguimos traduzir sentimentos em palavras. Por exemplo, se você é uma pessoa com um casamento feliz e lhe perguntam: “por que você ama sua (seu) esposa (o)?”. Você consegue dar uma resposta de “bate pronto”? Provavelmente não...
Resolvi escrever esse artigo porque passei por esse processo de colocar em palavras o “por que” da empresa onde trabalho, a APS3 Serviços em Tecnologia , e encontrei pouquíssimos exemplos de dinâmicas em grupo para criação desta “redação”.
Somos uma empresa com um time enxuto (cerca de 20 pessoas), e anualmente fazemos um encontro com todo o time onde buscamos promover dinâmicas interativas para engajar todo mundo. Gostamos da cocriação e meu desafio era elaborar uma dinâmica onde todos pudessem contribuir para colocar em palavras o sentimento já existente do “que nos move” ou, do nosso “por que”, nosso “propósito” como empresa.
Compartilho a seguir para que sirva de insights para quem busca o mesmo:
Duração: 3 a 4 horas
Modelo: híbrido (parte da equipe presencial, parte remota)
Estrutura:
QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL SOBRE “O QUE TE MOVE”
Antes de dar qualquer introdução sobre o tema, criei um formulário online anônimo utilizando o Microsoft Forms com as seguintes perguntas:
Estas perguntas foram extraídas de um material que recebi durante uma pós-graduação na Escola Conquer .
A duração foi de pouco menos de 1h.
O objetivo aqui não era debater a resposta de cada um (não fizemos isso), mas fazer com que cada pessoa refletisse o que era importante para si, sem qualquer relação com a empresa. Apesar de não ter relação (aparente) direta com a empresa APS3 Serviços em Tecnologia , a reflexão pessoal foi importante, pois nossas vidas pessoais e profissionais estão entrelaçadas (basta olhar a Mandala Ikigai). Afinal, dar o seu melhor dia após dia, ano após ano, requer muito mais do que um bom pagamento no final do mês, é necessária uma real identificação com o que a empresa prega.
APRESENTAÇÃO DO TEMA
A próxima etapa da nossa dinâmica consistiu em uma apresentação para que todos pudessem entender melhor o que é o “por que” de uma empresa e qual é a importância de conseguir colocar em palavras.
Trouxe uma apresentação em powerpoint, estruturada em duas partes: a primeira (PDF aqui) voltada para a conceituação do tema e a segunda voltada para a nossa empresa. Ao todo, a duração foi de pouco menos de uma hora.
A essência da apresentação foi baseada na palestra e no livro do Simon Sinek, onde ele traz o conceito do Golden Circle (outras fontes foram usadas, mas essas foram as principais).
Recomendados pelo LinkedIn
A segunda parte foi voltada para a construção do Golden Circle da nossa empresa. O “o que” e o “como” eram conceitos que já haviam sido discutidos extensamente na empresa. Sendo assim, fizemos a versão “de fora para dentro”, falando o “o que” e depois o “como”. Em seguida, finalizamos com a explicação de como seria a dinâmica para definição do “por que”.
Para referência:
DEBATE
Antes de iniciarmos a dinâmica, vários pontos de dúvida e receios foram discutidos entre a equipe. Foi uma discussão muito rica que nos permitiu chegar na dinâmica com uma visão mais uniforme do que precisaria ser feito.
DINÂMICA
Utilizando o Microsoft Whiteboard, criamos um template para post its (versão online do post it tradicional em papel). Demos alguns minutos para que cada participante respondesse (em post its), às seguintes perguntas:
Votação:
Em seguida, cada participante votou nas frases que jugava ser mais aderente à nossa realidade. As frases que tiveram uma quantidade de votos superior a X, foram para uma próxima etapa.
Resumo AI:
Tínhamos 9 frases qualificadas e utilizamos a inteligência artificial do Chat GPT para nos ajudar a criar sentenças que agregassem e resumissem o nosso “por que”. Enviamos as 9 frases para a AI e pedimos para que gerasse 5 sentenças, limitando a quantidade de caracteres e resumindo os principais pontos.
Em seguida, selecionamos as duas mais aderentes e fizemos pequenos ajustes para criar nosso “por que”.
Fechamento:
Por fim, voltamos ao nosso Golden Circle e reescrevemos, iniciando pelo “por que”, passando pelo “como” e finalizando pelo “o que”.
Espero que este artigo ajude a criar insights para você que busca formas de escrever o propósito da sua empresa!
Mentoria Comportamental para líderes Fundadora da Wec Desenvolvimento Empresarial e Licensee no BEST IN CLASS GROUP
11 mBelo case, parabéns pela criação e condução do workshop!