Criando motivação para estudar

Criando motivação para estudar

A motivação para se fazer algo (inclusive estudar) é responsabilidade exclusiva de quem o faz. As pessoas ao seu redor: seus pais, amigos, companheiros e professores, poderão apenas te ajudar a enxergar quadros inspiradores e te incentivar... Mas o trabalho diário de criar e manter a motivação é seu.

Por isso eu listei a seguir cinco estratégias, que devem ser transformadas em hábitos, que te ajudarão a manter o foco e o estímulo para, muitas vezes, acordar de madrugada para estudar. Algumas estratégias eu já tratei em detalhes em outros artigos (deixei o link para eles), outras eu destrincho aqui mesmo.


Estratégias sugeridas

  1. Descubra seu propósito (Que você pode conhecer os detalhes aqui).
  2. Crie metas alinhadas ao seu propósito (Que você pode conhecer os detalhes aqui).
  3. Construa a fotografia do seu quebra-cabeças (Que você pode conhecer os detalhes aqui).
  4. Exercite a mentalidade positiva
  5. Aprenda a gostar do que estuda

A seguir eu detalho as duas últimas.


Exercite a mentalidade positiva

Se você acha que vai conseguir aprender, verdadeiramente conseguirá aprender, pois somos muito influenciados por nossas próprias expectativas e atitudes.

Deepak Chopra, em seu livro AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO, diz que o visível se manifesta primeiro no invisível, ou seja, nossos pensamentos criam a realidade que vamos experimentar.

É um erro achar que talento para fazer as coisas é uma benção que não exige nenhum esforço. Talento conta, é claro, mas não é o fator determinante.

Ao se analisar os estudantes que foram bem sucedidos em suas jornadas e objetivos, podem-se observar três características determinantes presentes:

  • CRENÇA: acreditaram fortemente que conseguiriam, e que as coisas dariam certo, mesmo diante dos obstáculos (que sempre existiram e continuarão existindo);
  • PERSISTÊNCIA: aprenderam mais porque tiveram garra para continuar, mesmo nos momentos mais difíceis;
  • DIREÇÃO: sabiam estudar da forma mais efetiva, utilizando um método de estudos efetivo.
A crença é um estado de espírito e a persistência é um hábito de excelência.


Aprenda a gostar do que estuda

Se acho interessante, aprendo. Se acho chato, não!

Estudantes vivamente interessados em um tema costumam tirar notas melhores que outros mais brilhantes, inclusive que os chamados CDF’s (ou nerds, se preferir).

Mas como conseguir desenvolver o interesse por aquela matéria que é a “pedra no seu sapato”? Te ofereço três passos para te ajudar nesses casos:

1º) Lembrando que seus pensamentos criam a sua realidade, o primeiro passo é desconstruir a imagem de vilã dessa matéria em sua cabeça, se policiando para não ficar pensando e reafirmando que “ela é a pedra no seu sapato”;

2º) O segundo passo é deixar-se contagiar pela paixão. O interesse, assim como a paixão, é contagiante. Um filho pequeno, normalmente se envolve com as mesmas coisas que são a paixão dos seus pais (time de futebol, esportes, leitura).

“Sabia que aproximadamente 25% dos ganhadores do Prêmio Nobel tiveram orientadores também ganhadores do mesmo Prêmio?”

Então, aproxime-se de pessoas que são apaixonadas por aquela matéria que “era” a pedra no seu sapato;

3º) O terceiro passo é buscar o interesse escondido, esmiuçando as questões para além do óbvio. Por exemplo, procurando detalhes históricos que compuseram o cenário que gerou determinado fato presente naquela matéria que “era” a pedra no seu sapato. Se você sofre por causa de física, conhecer os bastidores que ajudaram a enunciar determinadas leis e descobertas pode tornar a coisa menos seca e te ajudar a criar simpatia e interesse.

Se você se dedicar a trabalhar essas estratégias conscientemente, dia após dia, de forma a criar um atitude habitual, certamente seus resultados vão melhorar.

Outra boa notícia é que, obviamente, essa mentalidade desejável a ser aplicada para os estudos, também poderá ser aplicada para outros assuntos da sua vida, promovendo um ganho em escala.

‘Bora estudar com mais efetividade e menos sofrimento?


Obs. Se achou relevante e útil, compartilhe esse artigo entre seus contatos e ajude mais pessoas.

#quemcompartilhaestima


Paulo Taveira | Professor e Agile Coach

Cofundador da ESCOLA INSPIRASER

Bárbara Braga

Engenheira de Segurança do Trabalho | Engenheira Química | Analista de Saúde e Segurança do Trabalho | Técnica de Segurança do Trabalho

4 a

Excepcional!!! Sempre insicivo e com conteúdos de extrema importância! Abs

Marcia Cibele Mendes

Especialista em LinkedIn | LinkedIn TOP VOICE & Creator | Educadora | Consultora | Mentora | Escritora | Potencializando sua presença no LinkedIn e impulsionando resultados para profissionais e empresas.

4 a

Ótima reflexão Paulo Taveira

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos