Cuide da sua energia, aumente seus resultados
Imagine a seguinte historia: você é um profissional extremamente dedicado, trabalha de 10 a 13/14h por dia, muitas vezes não almoça preferindo tomar lanche para ganhar tempo, não faz qualquer tipo de atividade física por falta de tempo, usa os finais de semana para descansar pois chega às 6afs. exausto e geralmente não consegue estar emocionalmente presente com sua família e amigos devido ao cansaço. Mesmo se dedicando mais ao trabalho do que a qualquer outra perspectiva da sua vida se percebe produzindo muito menos do que sabe ser capaz.
A maioria de nós se identifica com a historia acima e isso tem um custo emocional, físico e mental de acordo com Tony Schwartz e Catherine McCarthy. Para eles o problema esta em não administramos nossa energia atuando de forma sistemática e intencional sobre as fontes de energia: corpo, mente, espirito e emoções. Os pesquisadores afirmam que devemos cuidar, intencionalmente, da reposição da energia e não em aumentarmos o tempo de dedicação ao trabalho.
Veja o que sugerem para :
- o corpo: dormir de 7 a 8h por dia, manter refeições saudáveis e atividades físicas regulares;
- a mente: manter intervalos de reflexão diários, “quebras” nas atividades de trabalho dando uma volta no quarteirão, dando-se um intervalo para “respirar” e descansar a mente, evitar acessar e-mails ao finais de semana e após horário de trabalho, buscar fazer uma atividade por vez promovendo qualidade no foco da atenção;
- as emoções: dedicar tempo “de corpo e alma” e amigos, fazer atividades de que gosta muito;
- o espirito: dedicar tempo ao que gosta e é útil para o próximo ou comunidade, garantir que o seu trabalho lhe garanta forte senso de propósito.
Embora você possa achar que agir dessa maneira vai “roubar” tempo dedicado ao trabalho e que você pode deixar de fazer e produzir o que deveria, reflita: essa crença esta equivocada. se assim fosse você não estaria cansado, estressado e com a sensação permanente de que poderia ter feito mais e melhor. Ao menos experimente, afinal o que os pesquisadores afirmam é resultado de pesquisas.
Mantendo o entendimento de que sua vida depende do seu investimento nessas quatro perspectivas, busque desenvolver de forma intencional uma agenda que inclua diariamente ações que “alimentem” essas perspectivas e você aumentará os níveis de energia promovendo bem-estar, satisfação e qualidade nas suas entregas junto ao trabalho.
Venho aplicando essa abordagem junto aos meus clientes de coaching onde atuamos em duas frentes: a da energia e a da transformação do pensamento que leva à ação desejada. Querendo saber mais faça um comentário ou mande uma mensagem.