A CULTURA DA INOVAÇÃO COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS

A CULTURA DA INOVAÇÃO COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS

A inovação tem sido um tema que tem despertado grande interesse por parte dos pesquisadores, gestores e empreendedores. Essa busca é reflexo do avanço tecnológico em decorrência da globalização, um fenômeno que derrubou as barreiras intelectuais em decorrência do fácil acesso à informação.

Vale destacar a importância da inovação para criação, expansão e manutenção das empresas. Isso porque é por meio dela que as organizações geram valor aos seus clientes, fornecedores e colaboradores através de produtos/serviços, processos, marketing e ambiente organizacional. Apesar de parecer desafiador o entendimento e aplicação da inovação nas empresas, é possível implementar a cultura inovadora em qualquer tipo e tamanho de empresa, isso porque o seu foco principal é proporcionar valor perceptível aos clientes e usuários dos produtos e serviços ofertados pela empresa.

A inovação pode ser uma forte aliada na perenidade de uma empresa, assim como na falta dela, pode significar o seu desaparecimento. Isso se deve ao fato de que a sociedade está em constante transformação, onde nossas necessidades e desejos surgem todos os dias. Com isso, as empresas precisam constantemente suprir as reais necessidade e desejos de seus clientes, além de destacar-se de seus concorrentes, mantendo os seus clientes fidelizados a marca.

Diante disso, o presente estudo busca contribuir com a discursão e compreensão do temo inovação através do questionamento de como a cultura da inovação pode se tornar em vantagem competitiva e com isso, contribuir diretamente com a perenidade das empresas no cenário atual e futuro. Para isso, esse artigo baseou-se em outros autores que discorrem sobre o tema da inovação e sua necessidade implementação no dia a dia da empresa.

Essa pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica que foi estruturada da seguinte forma: na seção 1 Introdução mostra a apresentação do trabalho, na seção 2 Inovação é apresentado o debate de ideias entre os autores sobre o tema proposto do trabalho. Já na seção 3 mostra as considerações finais do autor.

1. Inovação

Nos últimos anos o tema inovação tem sido discutido com mais frequência dentro das empresas e nas organizações, esse fato ocorre justamente pela alta competividade entre as empresas. Por esse motivo, é preciso que as empresas encontrem os meios ideias para criar uma proposta de valor melhor que as de seus concorrentes. Esse argumento é corroborado por Dutra (2017) que afirma em sua obra que a inovação além de ter uma visão holística, que buscar entregar valor aos seus clientes, ela também busca oferecer retornos satisfatórios para a organização.

A inovação dever ser compreendida pelas empresas como uma oportunidade para se destacarem no mercado. Para Kotler (2003) “apostar na inovação é mais seguro do que na mesmice”. Vale ressaltar que a inovação não se limita apenas em produtos, de acordo com Dutra 2017). Ela pode ocorrer em produtos, processos, marketing e organizacional.

Isso mostra que as empresas de todos os segmentos e tamanho podem inovar e com isso se destacarem de seus concorrentes por meio de uma proposta de valor bem ajustado aos desejos e necessidades de seus clientes. Para isso, precisam antes desenvolverem uma cultura organização inovadora. Investir em inovação é uma forma de garantir a perenidade da empresa, isso porque a sociedade muda constantemente, o que desafia as empresas em desenvolver nossos produtos e serviços para atender as necessidades e desejos dos clientes.

1.1.         Cultura de Inovação

Em sua obra, as autoras Vendler e Maçaneiro (2017) afirmam que “a cultura organizacional pode impulsionar as organizações a atingirem resultados positivos por meio da adoção de inovações”. Para Kotler (2003) é preciso que as empresas invistam em inovação descontínua. Mesmo que isso demande investimento no curto prazo elevado, no longo prazo pode garantir competividade da empresa perante o mercado consumidor.

Para se criar um ambiente inovador é precisar proporcionar às pessoas a sensação de liberdade e a cultura de não punição ao erro. Dutra (2017) destaca que a “cultura de inovação só terá terreno fértil se não existirem obstáculos internos que possam barrar a geração de ideias ou sofisticadas visões estratégicas”. Com isso as pessoas serão estimuladas para o desenvolvimento de ideias e a partir daí gerar valor tanto para organização quanto para os clientes.

É importante destacar que a cultura de inovação de qualquer empresa precisa ser clara na mente de todos os seus colaboradores e parceiros, por isso Janiunaite e Petraite (2010) destacam três elementos chave que contribuem para a difusão dessa mentalidade, sendo eles: missão e visão, comunicação democrática e colaboração. A cultura da empresa precisa está enraizada nesses três pontos, com isso as trocas de conhecimento e experiências serão fluídas o que leva ao fortalecimento do ambiente inovador.

Vantagem Competitiva.

Na visão de Santos (2020) “se obtém a vantagem competitiva gradualmente quando a extensão do valor percebido pelos clientes ou mesmo quando a redução dos custos de produção diferencia-se sistematicamente em relação aos demais concorrentes”. Já Kotler (2003) destaca que as empresas que constroem vantagem competitiva são aquelas que proporcionam aos seus clientes, qualidade superior, velocidade, segurança, confiabilidade e preços atrativos. Tudo isso sem deixar de ter um efetivo controle de gastos, o que resulta em saúde financeira.

Outros autores como Baggio et al. (2019) “A magnitude da vantagem competitiva de uma empresa é em função do valor dos seus recursos e capacidades”, ou seja, como a empresa consegue alinhar sua estratégia aos recursos que possui para destacar-se de seus concorrentes. Isso demonstra que para se destacar dos demais concorrentes e conseguir atrair a atenção dos clientes, é preciso controlar bem os custos operacionais, desenvolver parceiros chaves para o negócio, compreender as reais necessidades dos clientes e a partir daí oferecer o produto ou serviço ideal para o consumidor.

2. Considerações Finais

O objetivo deste artigo foi aprofundar a discursão a respeito do tema inovação e sua contribuição para o desenvolvimento de uma cultura inovadora dentro das organizações com a finalidade de compreender os caminhos ideias para destacar-se dos concorrentes por meio da vantagem competitiva. Ou seja, como a inovação pode auxiliar os gestores na geração de valor percebível pelos clientes e partir daí, garantir a perenidade do negócio.

 É correto afirmar que as empresas que investem em inovação, são as mais propícias de se manterem vivas por longas décadas no mercado. Isso porque, a inovação não se restringe somente na criação de novos produtos. Pelo contrário, a inovação pode ser além disso, ela pode nos processos, no marketing e organizacional por meio do desenvolvimento cultural.

Diante disso, fica claro que a inovação pode ocorrer em qualquer organização, independentemente de seu tamanho ou faturamento. Uma vez que o valor percebido pelo cliente, pode ser de variadas maneiras. No entanto, é correto afirmar que as empresas precisam constantemente inovar, ou seja, estar dispostas em “matar” produtos e processos com a finalidade de criar produtos, serviços e processos melhores para os clientes.

Vale ressaltar que não investir em inovação, pode ser um ambiente perigoso para as empresas, em decorrência da volatidade do mercado consumidor de produtos e serviços. Onde, todos os dias novas necessidades são criadas o que obrigas as empresas criarem soluções personalizadas, com o objetivo se manterem competitiva e assim não perder mercado para os seus concorrentes.

Por ser a inovação um tema complexo de compreensão e aplicação, é importante ressaltar as possíveis limitação desse trabalho, nota-se que é preciso mais estudos sobre o tema com a finalidade de se aprofundar a compreensão. Levando em consideração que a sociedade se transforma constantemente, o que por sua vez reflexa diretamente nas empresas, que precisam a partir daí suprir nossas necessidades ou até mesmo cria-las

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jenner Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos