CULTURA DE EQUIPE: ESTAR DEVIDAMENTE PREPARADO PARA DEMONSTRAR ESTA HABILIDADE PODE DEFINIR O SEU PAPEL NA ORGANIZAÇÃO.
Uma cultura de liderança precisa de uma cultura de equipe, pois líderes lideram times que se relacionam com outros times.
Em meio às exigências contemporâneas, as empresas têm operações cada vez mais complexas, nas quais uma equipe trabalha conjuntamente com outros times, a partir de uma determinada dinâmica de relações, criando uma espécie de rede múltipla de equipes que se inter-relacionam e se complementam.
Em termos conceituais, equipe é um conjunto de pessoas que buscam um objetivo comum, explicitamente formulado e definido. Em concordância com este objetivo, cada um faz uso de suas habilidades e se empenha para a efetivação das tarefas.
Empresas de sucesso são aquelas que desenvolvem uma forte consciência do trabalho em conjunto. Nelas, o conceito de equipe é tão arraigado, que o trabalho em grupo acaba sendo realizado com muita naturalidade. É algo que faz parte do DNA da empresa: uma cultura de equipe que caminha lado a lado com o cotidiano dos negócios. Nos projetos, por exemplo, que envolvem diferentes áreas da empresa (e eles são sempre numerosos), é até difícil saber quem é “o mais responsável”, pois em todo o tempo é muito ativa a participação dos envolvidos, movidos por um entusiasmo que busca a excelência, olhando todas as coisas a partir da perspectiva do cliente.
Não estou descrevendo uma realidade “sublime”, sem atritos ou conflitos. Ao contrário: há momentos de muita discussão. Mas, também há, nessas empresas bem-sucedidas, uma verdadeira cultura do trabalho em equipe, disseminada em todos os níveis. Cada um parece ter pleno conhecimento de que a sua área é apenas uma parte do processo.
A metáfora da “rede”, na qual equipes entram em relação e se complementam, é interessante para percebemos como as atividades estão interligadas, exigindo continuamente a troca de conhecimentos e habilidades.
Os líderes e os profissionais que sabem trabalhar em equipe contribuem diretamente para os resultados da empresa. Aqueles que conseguem ir além do próprio pedaço (seja ele em Finanças, RH, Marketing, Engenharia, TI ou Comercial), saindo assim da posição de defesa do seu território, ganham uma perspectiva ampliada que é facilmente percebida: trabalham melhor para o cliente, para o acionista, para o negócio.
Há séculos, desde as comunidades mais primitivas, isso tem se comprovado em todos os campos: saber trabalhar em equipe gera resultados. Como lembra Tania Casado, professora doutora na FEA-USP, no livro "As pessoas na organização", no capítulo “O indivíduo e o grupo: a chave do desenvolvimento”, “o verdadeiro trabalho em time, mais que necessidade imposta pelo cenário atual, é uma alternativa factível”.
Concluímos que, para além das exigências contemporâneas e do cenário competitivo que agora se impõe o trabalho em equipe sempre foi necessário para tornar mais agudas as concretizações de projetos.
Neste sentido, se você gosta de realizar e entregar resultados superiores, vá além das suas fronteiras, acesse a inteligência das equipes, mobilize seus pares e influencie seus líderes a fazerem o mesmo. Você verá impactos muito positivos, não somente no engajamento, mas nos resultados que serão superiores e exponenciais.
Gostaria de saber mais sobre este tema ou sugerir algo novo para falarmos aqui? Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário ou me envie um e-mail que terei prazer em atender você. rp@roseliparrella.com.br instagram.com/roseli_parrella; linkedin.com/in/roseliparrella/
Tags: #culturadeequipe #lídereseequipes #cultura #culturaorganinzacional #desenvolvimentoprofissional #gestãodecarreriras #coachprofissional
Sobre a autora:
Meu nome é Roselí Parrella, sou coach profissional e especialista em desenvolvimento de carreiras. Possuo mestrado em Psicologia Social e especialização em Estratégia de Recursos Humanos, concluída em Stanford. Fiz também o curso de Coaching pela Universidade de Columbia e participei de diversos Programas de Desenvolvimento de Líderes no Brasil e no exterior .Minha trajetória profissional envolve uma sólida vivência em RH em grandes corporações, ocupando as posições de Vice-Presidente e Diretora de RH em empresas como SKY/DIRECTV, METLIFE, AOL, TVA dentre outras. Atualmente exerço o papel CEO na startup, YOU UP, atendendo a executivos e RHs de diferentes empresas para desenvolvimento e gestão de carreira.